Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Jô Ribes Comunicação | 21/03/2018 17:42:46 | 390 Acessos
Biblioteca São Paulo, vencedora da última edição do Prêmio IPL- Retratos da Leitura, é finalista de prêmio internacional na categoria Biblioteca do Ano

Vencedora do Prêmio Prêmio IPL - Retratos da Leitura, a Biblioteca São Paulo (BSP) concorre ao The London Book Fair International Excellence Awards 2018, que celebra as melhores iniciativas na área do livro. Ao lado da BSP, foram indicadas à categoria de Biblioteca do Ano instituições de Oslo (Noruega), Aarhus (Dinamarca) e Riga (Letônia)

A Biblioteca de São Paulo (BSP), equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerido pela organização social SP Leituras, é finalista do The London Book Fair International Excellence Awards 2018, na categoria Biblioteca do Ano. No ano de 2016, a BSP venceu o Prêmio IPL Retratos da Leitura na categoria Bibliotecas.

O prêmio, oferecido em parceria com a Associação de Editores do Reino Unido (UK Publishers Association), celebra as melhores iniciativas internacionais na área do livro em 17 categorias: audiolivro, livraria, inovação editorial, iniciativa educacional, festival literário, publicação acadêmica, publicação infantil, tradução literária, inovação digital, entre outras. Para cada uma delas, há um júri composto por especialistas na área.

Finalistas indicadas

Ao lado da BSP, concorrem ao prêmio de Biblioteca do Ano bibliotecas de Oslo (Noruega), Aarhus (Dinamarca) e Riga (Letônia). “O simples fato de estarmos entre os finalistas deste prêmio, junto com outras três bibliotecas extraordinárias, é o reconhecimento internacional do trabalho feito ao longo desses anos para oferecer à população uma biblioteca cidadã, aberta à diversidade e focada no público e nas comunidades a que serve”, disse Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras. Conheça as ações da biblioteca aqui.

O material de candidatura da Biblioteca de São Paulo destacou os diferenciais do projeto e das atividades diárias, que transformaram a área onde anteriormente existia a Casa de Detenção do Carandiru em uma praça cultural, local de acolhimento e descobertas. Calcada no conceito de biblioteca viva, a BSP tem seu foco na valorização das pessoas, nos seus saberes e na troca de experiências.

O resultado será anunciado no dia 10 de abril, em Londres, durante a London Book Fair, uma das mais importantes feiras de livros do mundo, ao lado da de Frankfurt e Guadalajara.


Prêmio IPL - Retratos da Leitura

Lançado desde 2016, pelo Instituto Pró-Livro - IPL, Prêmio Prêmio IPL - Retratos da Leitura tem como objetivo reconhecer e homenagear organizações que desenvolvem práticas de fomento à leitura e, deste modo, promover e difundir experiências para que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil. Estas iniciativas foram todas mapeadas através da Plataforma Pró-Livro (www.plataformaprolivro.org.br) que reúne informações destas práticas ao redor do país e, incentiva a troca de experiências.

Sobre a Biblioteca de São Paulo (BSP): A BSP foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010. Faz parte do conjunto de iniciativas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para incentivar e promover o gosto pela leitura. Localizada no Parque da Juventude, foi concebida para ser um projeto inovador de inclusão social por meio da leitura. Conta com uma programação cultural diária e ações em acessibilidade e serviço social.

Sobre o Instituto Pró-Livro: O Instituto Pró-Livro (IPL) foi criado no final de 2006 pelas entidades do livro – Abrelivros, CBL e SNEL, com o objetivo principal de fomento à leitura e à difusão do livro. Iniciou suas atividades em 2007. As entidades do livro, representando a cadeia produtiva, fundaram o Instituto Pró-Livro assumindo o compromisso de responsabilidade social junto a representantes do governo e sociedade civil, para a promoção de ações de fomento à leitura, orientado pela missão de transformar o Brasil em um país de leitores. O IPL realiza periodicamente a pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, para avaliar impactos, orientar políticas públicas do livro e da leitura, promover a reflexão e estudos sobre os hábitos de leitura do brasileiro e, desta forma, melhorar os indicadores de leitura e o acesso ao livro. www.prolivro.org.br.

Jô Ribes Comunicação
Renata Rosa
renata.rosa@joribes.com.br
Tel.: (11) 3721-3232 / 97403-1260

Compartilhar
Sala de imprensa Jô Ribes Comunicação
Empresa JO RIBES COMUNICAÇÃO LTDA
Contato Jô Ribes
E-mail joribes@joribes.com.br Fone (11) 37213232
Editoria (s) Cultura
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta