Pautas | Thema RP | 13/04/2018 11:41:29 | 478 Acessos
Para atender aos mercados islâmico e judaico, empresas buscam certificações internacionais
Consumidores muçulmanos já movimentam cerca de US$ 1 bilhão só no Brasil

De olho em um mercado que movimenta cerca de US$ 2,1 trilhões no mundo e US$ 1 bilhão apenas no Brasil (segundo a Federação das Associações Muçulmanas), muitas empresas tem dedicado esforços para atender às altas exigências dos selos Halal e Kosher. As duas certificações são garantias de que os produtos ou alimentos foram fabricados seguindo os preceitos das religiões islâmica (certificação Halal) e judaica (certificação Kosher). Os selos beneficiam a entrada no mercado internacional, melhoram a reputação da marca, reduzem falhas e perdas, além de conferirem uma importante vantagem competitiva às empresas.

Hoje os consumidores estão muito preocupados com a qualidade e procedência daquilo que compram. Mais do que simplesmente saber se uma empresa atende padrões de higiene, por exemplo, o comprador quer entender de que forma os processos resultam no produto final. E isso vale inclusive para não-islâmicos ou não-judeus. Nesse sentido, as duas certificações se apresentam com mais uma forma de tornar esse acesso à informação ainda mais transparente.

Depois de um ano de preparação, a Alibra Ingredientes recebeu a Certificação Halal reconhecida pelos principais países muçulmanos. O certificado é válido por três anos e anualmente a empresa receberá um auditor e um líder religioso para auditoria de manutenção da certificação, no qual são avaliados se os procedimentos atendem aos preceitos da religião.

A coordenadora da garantia da qualidade da empresa, Ana Loch, explica que a Alibra precisou adequar alguns processos e desenvolver um Sistema de Gestão de Garantia Halal que estabelece diretrizes para atender aos preceitos islâmicos e também cumprir os requisitos da ISO 17.065, sendo uma exigência dos países do Golfo Pérsico. “Adequamos toda a cadeia produtiva, desde os fornecedores de matérias primas, insumos e embalagens, processos e fluxos de produção, até o armazenamento e distribuição dos produtos acabados.”, pontua Ana. No Brasil, a empresa contratada pela Alibra para realizar a certificação foi a Fambras Halal. Hoje, mais de 300 empresas brasileiras possuem o selo.

Para responder à demanda de alguns clientes que atendem ao mercado judaico, a Alibra finalizou o processo de Certificação Kosher. Os judeus também se diferenciam por alguns dogmas e tradições da sua cultura, inclusive a alimentar, em que os produtos permitidos são denominados Kosher. Nesse caso, a BDK Brasil é a responsável por avaliar e conferir a certificação.

O que são produtos Kosher?

Produtos Kosher ou alimentos kosher, são todos aqueles que obedecem à lei judaica. Embora sejam produtos voltados principalmente para o mercado judeu, também atendem exigências adventistas, naturalistas, entre outras. Algumas características podem fazer com que os alimentos não obedeçam a essa regra, como a mistura de carne e leite, a utilização de utensílios de cozinha que foram anteriormente utilizados em produtos não Kosher. A carne bovina judaica passa por um processo de retirada do sangue onde as peças (quartos dianteiros) são imersas em água gelada, retiradas para serem salgadas com sal grosso e, após isso, são imersas novamente em água gelada para retirar totalmente o excesso de sal.

Enlatados e demais alimentos industrializados só poderão ser consumidos se a embalagem indicar que o produto é kosher. Nestes casos, aditivos como óleos e temperos também devem ser verificados.

O que são alimentos Halal?

Alimentos que os muçulmanos podem ou não comer e beber segundo a lei Islâmica da Xaría. Este critério especifica como os alimentos podem ser consumidos e como devem ser preparados. As fontes para determinar se uma comida ou bebida são autorizadas no islão são o Alcorão, as tradições do profeta (hadith) e as formulações dos juristas. No Alcorão pelo menos vinte e quatro versículos referem-se a prescrições no domínio alimentar.

Algumas das interdições alimentares do islã coincidem com as da lei judaica.
As carnes proibidas pelo islã são as de porco, das aves rapaces (de rapina), do cão, da serpente, do macaco. O consumo de animais com garras, como leões e ursos, é proibido, bem como de animais considerados repulsivos (baratas, moscas etc.). O sangue dos animais não deve ser consumido. Em contrapartida, todos os peixes são autorizados.

Sobre a Alibra Ingredientes

Há 18 anos a Alibra Ingredientes, empresa 100% nacional, iniciou suas operações na Região Metropolitana de Campinas, SP, e dois anos depois se expandiu para Marechal Cândido Rondon, PR, onde foi instalada uma moderna fábrica que conta hoje com quatro torres de secagem de última geração.

A empresa atende segmentos distintos, tais como:
Indústrias de Alimentos - fornecimento de ingredientes para indústrias de laticínios, sorvetes, panificação, doces, chocolates, sopas, suplementos, nutracêuticos, entre outros segmentos.

Food Service - fornecimento de ingredientes para o mercado de Alimentação Fora do Lar.

Supermercados, atacadistas e montadoras de cestas básicas - fornecimento de compostos lácteos, achocolatados, farinha láctea e mingaus em pó.

Resultado de uma sólida formação técnica dos sócios com know-how adquirido em grandes multinacionais no setor de alimentos, a empresa distribui os produtos para todo o território nacional. Além de exportar a diversos países, participa também das principais feiras e rodadas de negócios nacionais e internacionais do setor.

Premiações Alibra
Pesquisa elaborada pela consultoria Delloite em parceria com a Revista Exame classificou a Alibra Ingredientes entre as 100 PMEs que mais Crescem no Brasil. A empresa conquistou o 49º lugar entre as 100 pequenas e médias empresas que registraram as mais altas taxas de expansão em receita líquida entre 2014 e 2016.

Já a publicação do Anuário Melhores do Agronegócio 2017, editada pela revista Globo Rural em parceria com a Serasa Experian, premiou as empresas com melhores desempenhos financeiros no ano corrente de 2016. A Alibra foi classificada entre as 500 Maiores Empresas do Agronegócio do Brasil e está entre as 50 maiores no quesito Rentabilidade do Patrimônio Líquido. O grande destaque da Alibra foi na categoria de Laticínios, classificando-se entre os 10 Melhores e ocupando a 2ª posição em Margem Líquida, 3ª posição em Margem de Atividade, 3ª posição em Rentabilidade do Patrimônio Líquido, 4ª posição em Evolução da Receita Líquida e 9ª posição em Liquidez Corrente.

Sala de imprensa Thema RP
Empresa Lux Produções e Eventos Ltda ME