Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Alfapress | 08/05/2018 17:47:41 | 1658 Acessos
Inteligência Artificial na educação: Conexia apresenta ferramenta inovadora na Bett Educar 2018

O uso da Inteligência Artificial (IA) na educação já é uma realidade e a Conexia, hub de soluções educacionais do Grupo SEB (um dos maiores conglomerados de educação do País) inova com o lançamento do BRÖ, um assistente inteligente do aluno capaz de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. A novidade, que será lançada em primeira mão durante a Bett Educar 2018, uma das principais feiras do setor educacional brasileiro, proporciona uma experiência de ensino personalizada, humanizada e eficiente, como complemento ao conteúdo aprendido em sala de aula.

O BRÖ estará pronto para ser implementado no segundo semestre de 2018, inicialmente para os alunos do Ensino Médio de todas as unidades próprias do Grupo SEB. Nas versões web e mobile, a plataforma atua como um agente pessoal do aluno, ajudando a relembrar compromissos educacionais e a estabelecer metas para sua aprendizagem. À medida que o relacionamento entre o aluno e a inteligência artifical do BRÖ for se intensificando, a plataforma passará a oferecer planos de estudo cada vez mais personalizados.

Como ocorre com outras plataforma de inteligência artifical, o BRÖ é capaz de interpretar questionamentos e respondê-los, como em uma conversa. A princípio, a tecnologia utiliza um banco de dados previamente abastecido de acordo com o perfil de cada escola, além de ser renovado constantemente com novas informações e conteúdo, mas o mais interessante é sua capacidade de desenvolver-se por meio do relacionamento estabelecido com os alunos e, por meio da metacognição, ajudar o aluno a aprender a aprender.

Escolas Em Rede

Como hub de soluções educacionais do Grupo SEB, o trabalho da Conexia é amplamente embasado em questões ligadas à inovação educacional. Seu foco principal é auxiliar as escolas a lidarem com os intensos desafios que vivem hoje na educação básica, desde a velocidade das inovações tecnológicas até o gap geracional entre alunos e professores: todas mudanças que têm impactos significativos, tanto na demanda por uma educação integral capaz de formar cidadãos com as competências exigidas para o século XXI, como na gestão escolar, que se depara com um ambiente cada vez mais complexo e competitivo.

A Conexia tem ampliado sua atuação por meio de soluções completas para o sistema de aprendizagem. Se a conexão é ferramenta transformadora das relações entre aluno, professor e escola, também é a chave para a evolução constante das instituições. Neste contexto, as redes de escolas Pueri Domus, AZ e Múltiplo já vivem essa realidade, com mais de 150 escolas multiconectadas em uma inovadora postura educacional que revolucionou o antigo sistema de ensino.

As escolas em rede formam uma teia de relacionamento na qual compartilham experiências, metodologias, práticas e os acertos de quem vive o dia-a-dia da educação. “Com suas unidades interligadas pela plataforma Grow UP, por exemplo, é possível para o gestor escolar conhecer as vivências de outros universos educacionais, o que promove uma visão ampla de novas possibilidades pedagógicas e tecnológicas”, explica Sandro Bonás, diretor geral da Conexia. “Além disso, professores compartilham planos de aula, ideias e propostas para aplicação em sala de aula”, completa.

O que eram ações individualizadas, agora se transformam em parceria e, juntas, as unidades se desenvolvem como negócio e como agentes transformadores, com a tecnologia cada vez mais incorporada ao seu DNA. Na rede, cada escola recebe apoio na formatação das seguintes frentes: material didático, parcerias, consultoria pedagógica, formação, marketing, digitalização e tecnologia educacional.

Programa Bilíngue Desenvolvido para Não Nativos em Língua Inglesa

Em um mundo altamente globalizado, a educação bilíngue ganha cada vez mais espaço entre as ofertas de ensino. O modelo mostrou eficiência no preparo de crianças de 3 a 5 anos, que aprendem a lidar melhor com situações de conflito pelo pensamento mais complexo. A visão ampla e analítica de um mundo globalizado é a guia de um processo que vai muito além do ensino enfático de línguas. No entanto, a maior parte das soluções hoje oferecidas no mercado é baseada em abordagens didáticas desenvolvidas para nativos na língua inglesa, o que diminui a aderência junto aos alunos brasileiros.

No novo Programa Bilíngue da Conexia, o ensino integral ganha suporte de uma segunda língua para promover a assimilação de conteúdos diversos das áreas de matemática, ciências, humanidades, entre outras. Mas é na abordagem pedagógica que a diferença se faz mais clara. “Os alunos expostos ao nosso programa experientam uma aprendizagem absolutamente diferente, baseada numa exclusiva abordagem vivencial e instrumental, o que garante maior engajamento dos alunos e, consequentemente, um aprendizado mais sólido e rápido”, destaca Bonás.

Além disso, o programa estimula a competitividade saudável entre as escolas, promovendo a diferenciação no mercado de ensino brasileiro. O professor é totalmente assessorado pela Conexia, recebendo desde livros e pôsteres até treinamento completo para plataformas digitais exclusivas.

AZ

Fundado em 2006 e integrante do Grupo SEB desde fevereiro de 2018, o Colégio e Curso AZ alia o ensino consistente e de qualidade à perspectiva individualizada de atendimento. Além das sete unidades próprias no Rio de Janeiro, o AZ agora expande sua operação para uma rede de escolas em todo o Brasil, sempre mantendo a essência da personalização à qualidade de ensino, estimulando nos alunos a disciplina e o constante desenvolvimento no estudo.

No AZ, todos os elementos pedagógicos, como aulas, livros, exercícios e aplicativos, têm consistência e coerência entre si, garantindo que estudantes e professores vejam sentido em todas as ferramentas e se engajem na aplicação da metodologia Ciclo PDCA, muito utilizada por empresas que visam à melhora constante. A ideia central é oferecer meios para o aluno sempre se planejar [PLAN] antes de qualquer tarefa, executar [DO] com eficiência o planejamento, checar [CHECK] com frequência os resultados da execução e atuar corretivamente [ACT], aprendendo com os erros.

Entre as ferramentas que permitem a aplicação dessa metodologia, encontra-se o MAPA (sigla para Metas Acadêmicas Personalizadas para Aprovação). Trata-se de um instrumento de orientação personalizada dos estudos, indicando a cada aluno o que deve ser priorizado em cada disciplina, a cada semana, conforme suas dificuldades e objetivos.

O MAPA é definido por meio de duas etapas. Inicialmente um formulário é preenchido pelo estudante em que ele indica a carreira desejada, a ordem de prioridade das instituições para as quais vai prestar vestibular e também suas dificuldades. A partir disso, a equipe do AZ roda um algoritmo que leva em consideração a incidência dos conteúdos das matérias nas provas e a programação das aulas. O resultado dessa análise é o MAPA.

A cada semana, dependendo do tópico abordado em cada disciplina, a aula será hierarquizada como tendo valor alto, médio ou baixo para aquele aluno. E cada um desses valores se traduz em ações a serem feitas: ler toda a teoria ou apenas o resumo; fazer todos os exercícios ou parte dele; refazer exercícios se tiver acertado menos que um certo percentual etc. A cada cinco semanas, esse mapeamento é apresentado aos alunos, permitindo que eles se programem nos estudos.

Na prática, o MAPA leva em consideração duas premissas importantes. A primeira é que as aulas e livros didáticos, por melhores que sejam, sempre oferecem conteúdos padronizados para todos os alunos, independentemente das necessidades e objetivos individuais. A segunda é que o tempo dos estudantes é escasso e eles não sabem o que priorizar, o que os leva a fazer escolhas nem sempre objetivas. Com o MAPA, o estudante pode estudar com eficiência: aprofunda a dedicação a partes dos conteúdos que efetivamente importam e dedica apenas tempo suficiente aos tópicos que sejam secundários para seus objetivos.

Complementarmente, esse MAPA também se traduz num plano de estudo personalizado semanal, com base no horário das aulas do aluno. Se ele estuda no turno da manhã, por exemplo, e na segunda-feira tem aulas de Física e Geografia, o plano de estudos indica as tarefas que ele deve fazer relativas a essas duas disciplinas, no turno da tarde.

A metodologia é inovadora e vai além da preocupação com a qualidade do ensino, ou seja, de que maneira o conhecimento é transmitido do professor para o aluno. Ela engloba também a dimensão acadêmica, levando em consideração a maneira pela qual o aluno estuda e aprende. Por meio do MAPA, o aluno se mantém engajado, semana a semana, e vê sua performance evoluindo constantemente.

A consequência do sucesso dessa metodologia está nos excelentes resultados no ENEM e nos vestibulares obtidos pelos alunos e pela própria escola. No mais recente ranking ENEM da cidade do Rio de Janeiro, todas as escolas do AZ trouxeram os primeiros lugares em Medicina, Direito, Engenharia de Produção e Engenharia (ciclo básico).


SOBRE O GRUPO SEB
O Grupo SEB conta com uma trajetória de mais de 50 anos como especialista em educação. Considerado um dos maiores grupos educacionais do país, tem hoje sua atuação essencialmente focada na educação básica, segmento no qual é líder no Brasil.

O Grupo está presente nacionalmente, por meio de sua rede de escolas próprias em 10 estados e 18 cidades, sob bandeiras como a Escola Concept, em São Paulo, Salvador e Ribeirão Preto, a Escola Pueri Domus, com quatro unidades em São Paulo, o Colégio e Curso deAaZ, com sete unidades no Rio de Janeiro, a Escola SEB Sartre, com cinco unidades em Salvador, o Colégio Visão, em Goiânia, o Escola SEB Dínatos e o CECAN, ambos em Brasília, além da Escola SEB, com dezenas de unidades espalhadas por todo o Brasil. No total, a rede de escolas próprias do Grupo SEB contabiliza cerca de 45 mil alunos e 43 unidades.

Além da liderança nacional na operação de escolas próprias, o Grupo SEB opera por meio de um ecossistema de educação básica em negócios correlatos e complementares. Seu braço de soluções educacionais, a Conexia Experiência Educacionais, tem como objetivo reinventar o mercado de sistemas de ensino no país, atuando como um hub com ofertas em diferentes áreas: tecnologia educacional, programas bilíngues e escolas em rede, que se conectam por meio de sistemas de ensino renomados como o tradicional Pueri Domus, a Rede AZ, líder em aprovações no Rio de Janeiro, e o Programa Múltiplo de Educação, desenvolvido pela Oxford University Press. Fundada em 2017, a Conexia já nasce grande, atendendo cerca de 200 escolas parceiras e 80 mil alunos.

É também franqueador máster para o Brasil e América do Sul da marca Maple Bear, gerenciando a operação de cerca de 100 escolas que atendem a 25 mil alunos e tem planos de expansão por todo o continente. A rede é referência em educação bilíngue, adotando as práticas que fazem do sistema educacional canadense um dos melhores do mundo, conforme estudos independentes, como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos).

No ensino superior, está presente por meio do Centro Universitário UniDBSCO, com sede em Curitiba e atuação nacional por meio de mais de 200 polos de ensino a distância. Por ter sido credenciando com nota máxima pelo Ministério da Educação, o UniDBSCO está autorizado a ampliar sua atuação em 250 novos polos ao ano e tem planos de operar mais de 800 deles até 2020. Por fim, o Grupo SEB opera também a EPD - Escola Paulista de Direito, em São Paulo, líder em cursos de Pós-Graduação lato sensu em Direito e áreas correlatas, além de cursos de bacharelado, mestrado e de extensão, assim como outros programas de educação continuada.

Contato para a Imprensa

Alfapress Comunicações

Gabriela Moraes
(19) 99136-3137
gabrielamoraes.comunicacao@gmail.com

Cárita Abdal
(19) 2136-3519
carita.abdal@alfapress.com.br

 


--
Cid Luís
Diretor-Executivo
cid.luis@alfapress.com.br
(55-19) 2136-3510 | (19) 99796-1645
www.alfapress.com.br

Compartilhar
Sala de imprensa Alfapress
Empresa ALFAPRESS COMUNICAÇÕES
Contato Cid Luís de Oliveira Pinto
E-mail cid.luis@alfapress.com.br Fone (19) 21363510
Editoria (s) Ciência/Tecnologia, Educação
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
PESQUISADORES MEDIÇÃO HUMANOS RARO LEVA Eletrotec
EQUIPAMENTOS CRIAM SOLUÇÕES INSTRUTHERM Camundongos EM-Power
ESTUDAR TUMOR
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta