Pautas | COMPOR COMUNICAÇÃO | 28/06/2018 12:48:12 | 332 Acessos
Herança Cultural Design Art Gallery juntamente com Zanini de Zanine participam da 6ª edição da MADE 2018
O designer criou uma série com brinquedos que remetem a infância

A Herança Cultural Design Art Gallery e o designer Zanini de Zanine se uniram para lançar na MADE (Mercado.Arte.Design) uma série de peças que resgatam memórias de infância do designer, o universo lúdico dos brinquedos artesanais em madeira. Entre as peças se destaca o carrinho Nelson Pequí, um trocadilho e uma menção ao piloto Nelson Piquet, tricampeão de Fórmula 1 nos anos 1981, 1983 e 1987.

Essa série é uma edição limitada, no qual utilizou partes de uma das casas de seu pai José Zanine Caldas, para criar brinquedos colecionáveis para adultos, com a intenção de resgatar a criança dentro de cada um.

“O primeiro que fiz no atelier do meu pai quando criança foi um carrinho, então quis resgatar algumas de minhas memórias e imprimir elas na madeira de demolição”, explica Zanine.

A série resgata através das memórias de infância do designer, o universo lúdico dos brinquedos artesanais em madeira. Com referências na cultura brasileira uma seleção de jogos e objetos serão apresentados e produzidos através da carpintaria utilizando madeira de reaproveitamento no Atelier Zanini de Zanine.

As peças que serão apresentadas durante a MADE: Futebol de Moeda, Tamanduá, Martelo, Resta Um e o Carrinho Nelson Pequí

Medidas: Comprimento 25cm x Largura 15cm x Altura 12,5cm
Material: Madeira Pequí, Ipê e Peroba de demolição

Crédito Fotos: Atelier Zanini de Zanine

Sobre Herança Cultural Design Art Gallery:
O galerista Pablo Casas, comanda hoje uma das marcas mais importantes do design no Brasil: a Herança Cultural Design Art Gallery. Um charmoso galpão de 300m² localizado no bairro do Alto da Lapa em São Paulo, onde o teto antigo com estrutura de madeira aparente impera e abriga muito da história do design brasileiro.

A seleção de peças raras originais de época é definitivamente um dos pontos mais fortes da marca, esses móveis são minuciosamente selecionados pelo galerista que garante a autenticidade de cada uma delas. Outro ponto de destaque são as peças de séries limitadas do design contemporâneo brasileiro, que nascem de parcerias exclusivas com os designers e que inevitavelmente se tornam relíquias colecionáveis.

Na Herança Cultural Design Art Gallery, o vintage conversa com o contemporâneo de forma leve e harmoniosa. Mobiliários e objetos são expostos em ambientações que mesclam peças de mestres do modernismo brasileiro dos anos 50 e 60 com nomes do design contemporâneo como Arthur Casas, Zanini de Zanine, Ronald Sasson, Rodrigo Ohtake, Flávio Franco, Gustavo Bittencourt, Inês Schertel, Marcelo Magalhães e Domingos Tótora em composições que interagem entre si com personalidade revelando também obras impactantes do artista plástico brasileiro Jaime Prades.

Sobre Zanini de Zanine:
Zanini de Zanine nasceu em 1978 no Rio de Janeiro e cresceu observando o trabalho do pai, o arquiteto e designer José Zanine Caldas. Produziu seu primeiro móvel durante estágio com Sergio Rodrigues. Graduado em Desenho Industrial pela PUC-RJ, começou a produzir móveis de madeira maciça em séries limitadas ou peças exclusivas, baseando-se no uso pioneiro da madeira, legado de seu pai. Em 2005, começou a criar uma nova linha de móveis com peças produzidas industrialmente, usando além de madeira com origem controlada, materiais diversos como plástico, metacrilato, vidro, metais, cerâmicas e partes de outros produtos industrializados. Para representar os móveis dessa nova linha, Zanine criou em 2011 o Studio Zanini.
Foi nomeado designer do ano pela Maison&Objet Americas em 2015, além de receber os mais importantes prêmios do design nacional, como o IDEA Brasil, Museu da Casa Brasileira, Casa Claudia e Casa Vogue Design. Entre as premiações internacionais, destaque para o Design Excellence Award New Generation, em que foi o único brasileiro homenageado em 25 anos de premiação no Philadelphia Museum of Art, e o IF Design Award por duas vezes, além dos prêmios A’Design Award&Competition e finalista do Prêmio da Academia Italiana de Design - Compasso D’oro. O artista possui itens de suas criações nos acervos permanentes do Museu Histórico do Rio de Janeiro, no Museu do Design e da Moda de Lisboa (MUDE), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) e no Philadelphia Museum of Art.

CRÉDITOS
HERANÇA CULTURAL DESIGN ART GALLERY

Rua Antônio de Mariz, 131 - Alto da Lapa, São Paulo - SP, 05060-010
www.herancacultural.com.br