Pautas | Alfapress | 28/06/2018 16:23:33 | 95 Acessos
Edição 2018 da Mostra+Sustentável vai transformar mais uma instituição de Campinas
Ação com 250 voluntários deu início à fase de recuperação da fachada do edifício tombado pelo CONDEPACC

A Mostra+Sustentável vai realizar sua segunda edição em 2018, provando que a solidariedade é uma importante engrenagem na sociedade. Assim como já realizado na edição passada, no último sábado, 23/06, um mutirão de voluntários se reuniu para pintura do prédio da entidade escolhida. Cerca de 250 integrantes do projeto Mãos que Ajudam (MQA) deram outra cor e outra cara para o local.

“A Mostra tem como característica fundamental demonstrar o poder da colaboração. Com o objetivo comum de atender a instituição que nos acolhe, grupos distintos se unem em torno do propósito de deixar um legado social”, explica o idealizador e realizador do projeto, Fernando Caparica Santos.

Para os voluntários do Mãos Que Ajudam, projeto que atua no Brasil há 18 anos, a principal motivação é “servir ao próximo” e muitos se engajaram na Mostra com este intuito. “Como o prédio é alto, tivemos uma certa dificuldade, mas, os técnicos que temos aqui são aptos para este trabalho e eles que assumem os pontos com maior complexidade. Queremos contribuir para seja oferecido um lugar melhor para a sociedade”, conta Jéssica Vasques do Nascimento.

Para o diretor regional de voluntariado de Campinas e região, Ednilson de Godoy, para este projeto houve uma preparação e cuidados foram tomados. “É uma ação de um dia, mas o MQA tem experiência em outros projetos, alguns com grau de dificuldade maior. Ainda assim, tivemos uma preparação que durou entre 1 e 2 meses, nos cercando de todos os equipamentos para a segurança dos voluntários. Também focamos a mobilização de acordo com o perfil deles, dando preferência às mãos que já tinham algum contato com pintura. Essa é nossa segunda participação na Mostra+Sustentável e acreditamos na herança social que o projeto traz como resultado”, explicou.

O local onde será realizada a Mostra+Sustentável 2018 foi tombado como patrimônio histórico municipal pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC). As cores que foram utilizadas na pintura remontam ao tom original do prédio, obtido por uma técnica de remoção de camadas de tintas aplicadas nas paredes no decorrer dos anos, realizada pelos arquitetos da Mostra e pelo órgão. Segundo Sandra Maria Geraldi Milne-Watson, arquiteta da Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural (CSPC), apoio técnico do CONDEPACC, o antigo hospital Dr. Cândido Ferreira faz parte de um conjunto de imóveis institucionais e públicos dos distritos de Sousas e de Joaquim Egídio que foram tombados. “O conjunto edificado na década de 1920 representa um desenho arquitetônico imponente e robusto dentro das linhas tipológicas hospitalares, ao mesmo tempo em que se insere no tempo e espaço rural. Apresenta fachadas externas e internas voltadas para o pátio central quadrangular, com características ecléticas, porém com elementos predominantemente neocoloniais. Daí então a preocupação em se manter e preservar a integridade dessa arquitetura marcada por cores suaves, em um contraste de tons pastéis”, detalha.

A Mostra+Sustentável é um evento de arquitetura e paisagismo, arte e design de interiores, em prol de uma causa social, reunindo profissionais do setor, sociedade civil, poder público e iniciativa privada, com o objetivo de revitalizar uma instituição com atuação em prol da sociedade onde atua. A Mostra+Sustentável 2018 acontece entre 29/08 e 7/10 e vai revitalizar 40 ambientes em uma área total de 3 mil m², sendo 2 mil m² de área construída e 1 mil m² de paisagismo.

Além da visitação aos ambientes decorados, a Mostra conta com uma programação especial: SustenTalks - conversas técnicas que abordarão a sustentabilidade na arquitetura, gastronomia e em questões comportamentais; Visitas escolares, direcionadas para alunos do ensino fundamental II, sob os temas sustentabilidade e prevenção ao uso de drogas; Ativações culturais, com apresentações musicais e exposição de arte; Inclusão, por meio de visitação monitorada para deficientes auditivos e visuais; e Gastronomia, com um café bistrô oferecendo pratos orgânicos durante todo o período de visitação e eventos pontuais com a execução de pratos para degustação pelos restaurantes locais.

Sobre a Mostra+Sustentável
Evento de arquitetura e paisagismo, arte e design de interiores, que atua desde 2017 executando uma transformação social positiva, reunindo diferentes atores da sociedade civil, poder público e iniciativa privada, visando a revitalização de uma instituição de benemerência com reconhecida atuação e gestão. Em sua primeira edição, o projeto selecionou o Lar dos Velhinhos de Campinas e, em 2018, revitalizará o edifício do Serviço De Saúde Dr. Cândido Ferreira. O projeto também realiza ativações inclusivas, culturais, gastronômicas e educacionais, paralelas à exposição.

Relacionamento com imprensa:

Juliano Amorim