Pautas | Alfapress | 07/08/2018 15:28:58 | 155 Acessos
Mostra Sustentável vai reunir mais de 50 expositores para revitalizar ambientes em instituição psiquiátrica de Campinas

O evento envolve profissionais engajados pela arquitetura e decoração sustentável, para revitalizar 40 ambientes do Serviço de Saúde Cândido Ferreira e serão aproveitados pela instituição após a exposição

A Mostra+Sustentável vai realizar sua segunda edição em 2018, provando que a solidariedade é uma importante engrenagem na sociedade. “A Mostra tem como característica fundamental demonstrar o poder da colaboração. Com o objetivo comum de atender a instituição que nos acolhe, grupos distintos se unem em torno do propósito de deixar um legado social”, explica o idealizador e realizador do projeto, Fernando Caparica Santos.

A Mostra é um evento de arquitetura e paisagismo, arte e design de interiores, em prol de uma causa social, reunindo profissionais do setor, sociedade civil, poder público e iniciativa privada, com o objetivo de revitalizar uma instituição com atuação em prol da sociedade onde atua. A Mostra+Sustentável 2018 acontece entre 29/08 e 7/10, no Serviço de Saúde Cândido Ferreira, e vai revitalizar 40 ambientes em uma área total de 3 mil m², sendo 2 mil m² de área construída e 1 mil m² de paisagismo. Para a exposição, serão executados ambientes como fachada e varanda, lobby e recepção, hall da escada, jardins, banheiros e lavabo, quartos, studio, salas diversas, corredores, espaço gourmet, área de leitura, loja, café, lounges, churrasqueira e outros.

O local onde será realizada a Mostra+Sustentável 2018 foi tombado como patrimônio histórico municipal pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC). Em junho, um mutirão de voluntários se reuniu para pintura do prédio da entidade escolhida. Cerca de 250 integrantes do projeto Mãos que Ajudam (MQA) deram outra cor e outra cara para o local. As cores que foram utilizadas na pintura remontam ao tom original do prédio, obtido por uma técnica de remoção de camadas de tintas aplicadas nas paredes no decorrer dos anos, realizada pelos arquitetos da Mostra e pelo CONDEPACC.

“O conjunto edificado na década de 1920 representa um desenho arquitetônico imponente e robusto dentro das linhas tipológicas hospitalares, ao mesmo tempo em que se insere no tempo e espaço rural. Apresenta fachadas externas e internas voltadas para o pátio central quadrangular, com características ecléticas, porém com elementos predominantemente neocoloniais. Daí então a preocupação em se manter e preservar a integridade dessa arquitetura marcada por cores suaves, em um contraste de tons pastéis”, detalha Sandra Maria Geraldi Milne-Watson, arquiteta da Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural (CSPC), apoio técnico do CONDEPACC.

Conteúdo é diferencial
Além da visitação aos ambientes decorados, a Mostra conta com uma programação diversificada e o destaque fica por conta de conversas técnicas que abordarão a sustentabilidade na arquitetura, gastronomia e em questões comportamentais, chamada de SustenTalks. Os debates acontecerão todas as quartas, quintas e sextas, durante os quarenta dias de visitação pública. À frente da grade, figuram nomes como Paulo de Tarso, Rogerio Menezes, Maria Silvia Previtale, Fernanda Simon, Gabriel Pires Mateus, Maria Constancia, Sérgio Zobaram, Ricardo Cardin, Catarina Menucci, André Pinotti, Patrícia Fernandes, Regina Migliori e Gerson Castelo Branco, que será o responsável pela abertura do Sustentalks no dia 29 de agosto, com o tema “A construção de um arquiteto sustentável”. As inscrições para estes debates não têm custo adicional e deverão ser realizadas através do site www.mostra.com.br.

A Mostra ainda contará com Visitas escolares, direcionadas para alunos do ensino fundamental II, sob os temas sustentabilidade e prevenção ao uso de drogas; Ativações culturais, com apresentações musicais e exposição de arte; Inclusão, por meio de visitação monitorada para deficientes auditivos e visuais; e Gastronomia, com um café bistrô oferecendo pratos orgânicos durante todo o período de visitação e eventos pontuais com a execução de pratos para degustação pelos restaurantes locais.

Mostra+Sustentável 2018
Onde: Serviço de Saúde Cândido Ferreira
Quando: de 29 de agosto à 7 de outubro
End.: R. Antônio Prado, 430 - Sousas, Campinas/SP
Ingresso: R$ 32 reais. Haverá meia entrada para idosos, estudantes e portadores de necessidades especiais.
Outras informações pelo site www.mostra.com.br

Sobre a Mostra+Sustentável
Evento de arquitetura e paisagismo, arte e design de interiores, que atua desde 2017 executando uma transformação social positiva, reunindo diferentes atores da sociedade civil, poder público e iniciativa privada, visando a revitalização de uma instituição de benemerência com reconhecida atuação e gestão. Em sua primeira edição, o projeto selecionou o Lar dos Velhinhos de Campinas e, em 2018, revitalizará o edifício do Serviço De Saúde Dr. Cândido Ferreira. O projeto também realiza ativações inclusivas, culturais, gastronômicas e educacionais, paralelas à exposição.

Relacionamento com imprensa e fotos:
Juliano Amorim
(19) 2136.3502 | (19) 99606.1507