Pautas | Sebrae - MG | 30/08/2018 10:41:53 | 359 Acessos
Marca coletiva das cervejas artesanais mineiras será lançada em um dos mais importantes eventos cervejeiros do país
Mondial de La Bière terá espaço dedicado às bebidas produzidas em Minas Gerais

Com uma produção mensal estimada em 2,1 mil litros e 90 empreendimentos registrados, Minas Gerais é o terceiro estado com o maior número de cervejarias artesanais do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Diante desse mercado promissor e da qualidade das bebidas produzidas no estado, o SindBebidas em parceria com a Fiemg e Sebrae Minas fará o pré-lançamento da marca coletiva das cervejas artesanais mineiras durante o Mondial de La Bière – Salão Internacional de Cervejas Especiais, que acontece de 5 a 9 de setembro, no Rio de Janeiro. Informações: www.mondialdelabiererio.com

A marca Cervejas de Minas – Livres por Tradição vai identificar as cervejas artesanais mineiras, agregando valor, diferencial e garantia de origem às bebidas produzidas no estado. A criação da marca integra as ações para o fortalecimento e posicionamento estratégico do setor promovidas pelas instituições parceiras.

Além de serem feitas em estruturas e escalas menores do que as industriais, as cervejas artesanais têm como traço marcante a obediência à Lei da Pureza da Cerveja. A fabricação é feita com água, malte de cevada, fermento e lúpulo. A receita parece simples, mas envolve várias etapas, e a maneira como a bebida é processada influencia no sabor, no aroma e na aparência, gerando diversos tipos de cerveja. No caso das cervejas mineiras, outra característica marcante é a criatividade dos produtos, que já possui reconhecimento nacional e internacional.

É exatamente essa pureza, aliada ao sabor e à qualidade, que sete cervejarias artesanais mineiras irão apresentar este ano no Mondial de La Bière. Austen Cervejaria, Bruder, Engine, Falke Bier, Furst Bier, Prussia Bier e Vinil serão expostas e comercializadas entre as mais de 160 cervejarias e 1.500 rótulos de cervejas artesanais e premium.

O apoio às cervejarias mineiras faz parte do projeto Cerveja Artesanal da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que pretende fortalecer e aumentar a competitividade dos pequenos negócios mineiros ligados ao setor. A iniciativa promovida pelo SidBebidas, Fiemg e Sebrae Minas inclui ações de acesso a mercados e iniciativas voltadas para a qualificação técnica, como capacitações e consultorias nas áreas de tecnologia de produção e de gestão. O projeto

O projeto também possibilitou a criação de uma Central de Negócios, formada por 20 cervejarias, entre elas, as sete que estarão no Mondial. O objetivo da Central é, principalmente, aumentar o poder de barganha das empresas na compra de insumos, possibilitando a redução de custos.

Mondial de La Bière – Salão Internacional de Cervejas Especiais
De 5 a 9 de setembro