Pautas | ADS Comunicação Corporativa | 21/09/2018 16:43:47 | 61 Acessos
Em dois anos de existência, Biopark gera resultados para a região
Inaugurado em setembro de 2016, Parque objetiva transformar a região Oeste em referência nacional na área de biociências

O Biopark - Parque Científico e Tecnológico de Biociências, localizado em Toledo - oeste paranaense, completou dois anos de existência. Criado pelo casal de empreendedores Carmen e Luiz Donaduzzi, o projeto é um reflexo da experiência adquirida nos mais de 25 anos de atuação na indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, também fundada pelo casal. “Temos a consciência de tudo que conquistamos durante esses anos através da geração do conhecimento coletivo graças às pessoas que estiveram conosco ao longo dessa história. Esse saber é precioso e hoje é reinvestido no Biopark como forma de retribuirmos o que a região nos proporcionou”, afirma o fundador e Presidente, Luiz Donaduzzi.

Com forte apelo para o desenvolvimento regional e fomento de novos negócios, o Biopark recebeu investimento inicial de R$ 100 milhões. Instalado em uma área de 4 milhões de metros quadrados, está amparado em três grandes áreas: ciências da vida, tecnologia da informação e sustentabilidade ambiental. A atração de empresas, instituições de ensino e centros de pesquisa vai resultar, a longo prazo, na geração de mais de 30 mil empregos a partir da entrada de empresas da região, nacionais e também de outros países, como por exemplo do Canadá.
“Nesses dois anos, nos dedicamos fortemente na busca por parceiros e encontramos bons projetos e iniciativas que conversam com nossa missão e, principalmente com nossos valores. Porém, ao contrário do que fizemos com a Prati-Donaduzzi, não vamos criar negócios verticalizados, mas vamos abrir espaço para que novas empresas venham - sejam elas ainda em fase de incubação, em crescimento ou já consolidadas”, explica Donaduzzi.

Educação, ciência e tecnologia
O Parque abriga hoje o câmpus Toledo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), inaugurado no primeiro semestre de 2018. Terreno e recursos para a construção foram 100% doados pelo casal Donaduzzi. Ainda na esfera público-privada foi firmada parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para instalação de um laboratório na área de manufatura aditiva e impressão 3D, destinado para fabricação de órteses e próteses para a população com baixo poder aquisitivo. As iniciativas próprias também avançaram com a consolidação do Centro de Educação Profissional em Biociências (CEPBio) e do curso de Farmácia que será ofertado pela Unibio (Universidade do Biopark) em parceria com a Uniamérica, de Foz de Iguaçu.
Atualmente são quatro empresas, todas da área de tecnologia da informação, instaladas no Biopark mas a busca por novas parcerias vai além das fronteiras nacionais. Com participação confirmada na Feira Bénéfiq, em Québec (Canadá), o Parque reforça seus contatos com futuros investidores. “Estivemos no Canadá em novembro de 2017 e em maio deste ano e encontramos oportunidades durante nossas conversas com universidades e empresas. Dessa vez, na feira Bénéfiq vamos apresentar nosso suporte para acolhimento de novos negócios. O objetivo é trazer mais oportunidades de crescimento e geração de riquezas para a região aproveitando todo o potencial que temos”, completa Luiz Donaduzzi.

Sobre o Biopark
Com uma estrutura total de 4 milhões de metros quadrados, o maior Parque Tecnológico de Biociências do Brasil está instalado em Toledo, e transformará a região Oeste do Paraná em um polo de pesquisa, desenvolvimento empresarial e inovação tecnológica voltados para a biociência. Para conhecer mais sobre o Biopark acesse: http://www.biopark.com.br/

Informações para a imprensa - ADS Comunicação Corporativa
Marise Vieira - marisev@adsbrasil.com.br - (11) 5090-3001
Fernanda Ravagi - fernandar@adsbrasil.com.br - (11) 5090-3000/ramal 29

Sala de imprensa ADS Comunicação Corporativa
Empresa ADS ASSESSORIA DE COMUNICAÇÕES LTDA.
Contato Aline Luz
E-mail alinel@adsbrasil.com.br Fone (11) 50903000