Pautas | Race Comunicação | 06/11/2018 11:32:50 | 70 Acessos
Educadores finlandeses visitam estrutura de inovação do Eniac
Comitiva de professores de todo o Brasil e da Finlândia visitam instituição para conhecer instalações inovadoras e projetos de impacto social

Na próxima sexta-feira (9), um grupo de 17 educadores brasileiros, acompanhados de professores finlandeses, fará uma visita às instalações do Colégio e Centro Universitário Eniac. O evento é decorrente do programa “21st Century Educators from Finland – VET Teachers for the Future”, iniciativa do Consórcio STHEM Brasil em parceria com a TAMK University, universidade de ciências aplicadas localizada na cidade de Tampere, na Finlândia.

Com o objetivo de visitar in loco uma instituição brasileira inovadora, a comitiva de professores brasileiros e finlandeses conhecerá os espaços de aprendizagem do Eniac e participará de uma oficina planejada e mediada por estudantes de Pedagogia da instituição. “Fomos escolhidos entre os membros do STHEM Brasil para a visita por possuirmos uma infraestrutura diferenciada e por trabalharmos com métodos ativos de aprendizagem intercursos e interníveis”, explica Simone Vianna, assessora de inovação pedagógica do Eniac.
A oficina que faz parte da programação consiste em um exemplo de projeto intercurso no Eniac, em que o currículo de Pedagogia é trabalhado de forma integrada com o de Jogos Digitais. “Por meio dessa integração de cursos, nossas futuras pedagogas desenvolveram um projeto de Letramento em Programação, inspiradas no que faz o Instituto Ayrton Senna para trabalhar o ensino de programação para crianças”, conta Simone. “Elas apresentarão aos educadores a aplicação do projeto”, conclui.

Entre os espaços de inovação do Eniac, Simone destaca o FabLab Eniac, laboratório de criação que ocupa um andar inteiro do prédio da instituição, e o MediaLab Eniac, espaço de aprendizagem criativo e flexível para desenvolvimento de produtos digitais.

Programa de formação para professores do século 21
Por meio da iniciativa do Consórcio STHEM Brasil, 17 educadores de instituições de ensino superior (IES) participaram em junho deste ano de uma formação acadêmica de três semanas na Finlândia, com o intuito de promover a inovação e formar professores e gestores capazes de lidar com desafios atuais da sociedade. Ao final do programa, os brasileiros foram estimulados a organizar projetos de impacto em suas instituições, envolvendo empreendedorismo, metodologias ativas e engajamento dos alunos.
Nesta visita ao Brasil, professores finlandeses avaliarão os trabalhos realizados pelos formandos brasileiros em suas respectivas IES. “A visita ao Eniac faz parte da programação da comitiva no Brasil uma vez que era de interesse das IES consorciadas apresentar aos finlandeses projetos acadêmicos brasileiros e de impacto social. Por isso, vamos abrir nossas portas para recebê-los e mostrar o que temos feito em relação à formação de educadores e profissionais do século 21”, observa Simone.
A cerimônia de entrega dos diplomas dos 17 formandos brasileiros será feita em um dos Espaços Google do Eniac.

SOBRE O ENIAC
Fundado em 1985 como escola técnica, ao oferecer cursos na área de microinformática, o Eniac é uma instituição de ensino que tem como premissa utilizar a inovação tecnológica a serviço da aprendizagem. Atua na educação básica e ensino técnico profissionalizante, passando pelo ensino médio integrado ao técnico. Desde 2002 atua no ensino superior, quando fundou a Faculdade Eniac, que proporciona aos alunos aprendizado dinâmico, independente e adaptado à realidade contemporânea. Em 2016 foi reconhecida pelo MEC como Centro Universitário.
O Grupo Eniac tem como missão educar e formar cidadãos para obter sucesso na vida, sendo competentes no mercado de trabalho e responsáveis com o meio ambiente. Recentemente, firmou parceria e se tornou case da Google e da Amazon Web Services (AWS), consolidando-se como uma referência em tecnologia e inovação na educação básica e superior no Brasil. Em seu campus, localizado na cidade de Guarulhos (SP), trabalham cerca de 450 colaboradores, entre docentes e profissionais responsáveis por questões administrativas.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Race Comunicação