Pautas | Néctar Comunicação Corporativa | 08/11/2018 12:21:35 | 123 Acessos
RNI retoma lançamentos e investe no segmento econômico
Condomínio Green Life São Marcos, em São José do Rio Preto, e compra de terrenos marcaram o retorno da companhia ao segmento econômico

Vendas crescentes, um lançamento, o aumento do banco de terrenos e ações de ajuste financeiro marcaram as operações da RNI, uma empresa Rodobens, no terceiro trimestre de 2018. Mesmo diante de um cenário desafiador no período eleitoral, a companhia registrou alta de 33% nas suas vendas líquidas na comparação com os resultados do segundo trimestre – o início de uma trajetória de aceleração para os últimos meses do ano. O período representa ainda o sétimo trimestre consecutivo de geração de caixa para a empresa, totalizando R$ 18 milhões no acumulado do ano.

De julho a setembro, as vendas líquidas totais da RNI somaram R$ 44,736 milhões, influenciadas pelo controle de distratos, que obtiveram média mensal de R$ 10 milhões. Considerando o acumulado em nove meses, as rescisões dos contratos de compra e venda apresentaram queda de 19% na comparação anual.
O lançamento Green Life São Marcos, realizado em agosto em São José do Rio Preto (SP), também contribuiu para o melhor desempenho das vendas. O empreendimento, que conta com 320 unidades e Valor Geral de Venda (VGV) total de R$ 63 milhões, está enquadrado na Faixa 3 do programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV) e indica o retorno da incorporadora aos lançamentos do segmento econômico.
“Teremos um grande foco nos lançamentos do MCMV já no quarto trimestre e, mais fortemente, no ano que vem, que representará um novo ciclo de expansão para a companhia”, diz Alexandre Mangabeira, copresidente da RNI. Até o início de 2019, a incorporadora vai lançar pelo menos três projetos enquadrados no Minha Casa Minha Vida: os condomínios horizontais Reserva Sim, em Feira de Santana (BA); Moradas Clube, em Ourinhos (SP); e Moradas das Flores, em Pacatuba (CE). Além deles, a empresa realiza ainda o pré-lançamento do condomínio horizontal Origem VG, em Várzea Grande (MT), no dia 10 de novembro, enquadrado no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

A companhia expandiu, no terceiro trimestre, o seu landbank destinado a projetos enquadrados no programa habitacional. Adquiriu dois terrenos na região Centro-Oeste e realizou assinatura de opção de compra de outra área no Estado de São Paulo, que juntos somam um VGV potencial de R$ 424 milhões. A venda de uma área também impulsionou o lucro líquido no período, alcançando R$ 2,7 milhões – no acumulado do ano, o prejuízo líquido é 75% menor do que o apurado em igual intervalo do ano passado.
As despesas gerais e administrativas totalizaram R$10,1 milhões, 5% abaixo do apurado no segundo trimestre. No acumulado do ano, a redução chega a 37% em relação ao verificado em igual período de 2017 – ou R$ 17,5 milhões em valores absolutos.
A dívida corporativa da RNI encerrou o período em 28% da dívida total, um dos menores patamares da história da companhia. O índice “Dívida Líquida/Patrimônio Líquido” em 32,2% e o perfil de dívida mais alongado marcam o início de um novo ciclo operacional. “Trabalhamos muito para permitir uma atividade sustentável nos próximos anos. E já obtivemos um significativo aumento no resultado financeiro líquido do ano, que chegou a R$10,8 milhões diante de R$1,1 milhão no acumulado em nove meses de 2017”, explica Carlos Bianconi, copresidente da RNI.

Contatos para imprensa:
Néctar Comunicação Corporativa