Pautas | UFF | 09/11/2018 09:17:41 | 147 Acessos
UFF conquista recursos para conclusão de novo prédio da Medicina
É importante destacar a inauguração de um espaço no Huap destinado ao transplante de medula óssea"

No próximo ano, a UFF contará com uma verba de cerca de R$ 25 milhões que será destinada à conclusão das obras do novo prédio da Faculdade de Medicina. O montante foi liberado por meio de uma emenda parlamentar impositiva - com execução de caráter obrigatório - ao Projeto de Lei Orçamentária para 2019.

O novo prédio, que possui cerca de 6 mil metros quadrados e se localiza ao lado do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), será destinado às atividades acadêmicas da Faculdade de Medicina, que passará a contar com uma sede própria. “Desde sua transferência, durante a reforma universitária de 1968, da antiga Faculdade Fluminense de Medicina - onde hoje é o Instituto Biomédico - a Faculdade funciona no Huap. É um marco!”, ressalta o reitor eleito, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

Com a transferência de todos os espaços do Huap ocupados pela Faculdade de Medicina para o novo prédio, vários setores do hospital serão desocupados para dar lugar às novas atividades hospitalares. “É importante destacar a inauguração de um espaço no Huap destinado ao transplante de medula óssea, atendendo inclusive crianças e adolescentes, bem como de transplante renal e cirurgia cardíaca”, enfatiza o futuro reitor.

Na primeira reunião com os parlamentares, ocorrida no início de 2018, Antonio Claudio expôs detalhadamente aos deputados a importância da destinação da verba para a finalização do projeto da UFF. Desde então, houve avanços nas negociações com a bancada, culminando na liberação dos recursos no último dia 30 de outubro. A participação do futuro reitor foi determinante ao longo de toda a negociação da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, formada pelos Deputados Federais da bancada do Estado do Rio de Janeiro, ocorrida em Brasília.

A importante conquista para a UFF teve a chancela da bancada fluminense coordenada nas reuniões pelos deputados Hugo Leal (PSB), Soraya Santos (PR), Jandira Feghali (PC do B) e recebeu apoio decisivo dos deputados Chico D’ ngelo (PDT), Celso Pansera (PT), Júlio Lopes (PP), Aureo Ribeiro (SD) e Otávio Leite (PSDB).

Sala de imprensa UFF
Empresa UNIVERSIDADE FLUMINENSE FEDERAL