Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | JeffreyGroup | 06/12/2018 13:46:01 | 79 Acessos
Kaspersky Lab: 30% dos computadores foram atacados por malware em 2018
Backdoors e ransomware foram as ciberameaças que mais cresceram neste ano. Ao todo, a Kaspersky Lab detectou 346.000 novos malware por dia

Dentre todos os novos arquivos maliciosos detectados em 2018 foi descoberto que o número de backdoors aumentou 44%, enquanto o volume de ransomware cresceu 43%. Sendo que backdoor são usados por cibercriminosos para realizar um acesso remoto às máquinas comprometidas. Um terço (30,01%) dos computadores se deparou com pelo menos uma ciberameaça em 2018. Estes resultados mostram que o malware, especialmente os backdoors e o ransomware, continuam sendo um perigo significativo para os usuários de computadores.
Em 2018, o ransomware (Trojan-Ransom) e os backdoors detectados compreenderam 3,5% e 3,7% de todos os novos arquivos maliciosos coletados nos primeiros dez meses do ano. Isto representa um aumento de 43% para o ransomware (de 2.198.130 em 2017 para 3.133.513 em 2018) e de 44% para os backdoors (de 2.272.341 em 2017 para 3.263.681 em 2018) em relação ao período anterior.

Ao todo, as tecnologias de detecção da Kaspersky Lab encontraram 346.000 novos malware por dia nos dez primeiros meses do ano. O número e o alcance de novos arquivos maliciosos detectados diariamente são uma boa indicação dos interesses dos cibercriminosos envolvidos na criação e na distribuição de malware. Em 2011, nossas tecnologias detectaram 70.000 novos arquivos por dia e, até 2017, esse número aumentou cinco vezes, chegando a 360.000.

“Em 2018, observamos uma pequena redução nas detecções diárias. Por um lado, isso pode indicar que o interesse dos criminosos em reutilizar malware antigos se mostrou eficiente. Por outro lado, os picos do número de backdoors e Trojan-Ransom detectados mostram que os cribercrimonosos estão sempre em busca de novas maneiras de comprometer os dispositivos das vítimas e ganhar dinheiro com isso. O interesse permanente no ransomware e sua constante evolução é um aviso para continuarmos atentos, tanto em relação às ciberameaças conhecidas, quanto em relação às desconhecidas. É por isso que não deixamos de aperfeiçoar nossos sistemas de detecção e proteção todos os dias para garantir que nossos clientes estejam sempre seguros”, diz Vyacheslav Zakorzhevsky, chefe de pesquisa antimalware da Kaspersky Lab.

Outros destaques das estatísticas anuais de ameaças de 2018 incluem:
- As soluções da Kaspersky evitaram 1.876.998.691 ataques realizados a partir de recursos online situados em todas as partes do mundo;
- A solução de segurança da web da Kaspersky Lab detectou 21.643.946 objetos maliciosos únicos;
- 30,01% dos computadores de usuários sofreram pelo menos um ataque de malware durante este ano.

Para ficar protegido, a Kaspersky Lab recomenda:
- Prestar muita atenção e não abrir arquivos ou anexos suspeitos recebidos de fontes desconhecidas;
- Não baixar e instalar apps de fontes não confiáveis;
- Não clicar em links recebidos de fontes desconhecidas e anúncios suspeitos;
- Criar senhas fortes e não esquecer de alterá-las regularmente;
- Sempre instalar as atualizações disponíveis, pois elas podem conter correções para problemas de segurança críticos;
- Ignorar mensagens que solicitam a desativação de sistemas de segurança para software do Office ou software antivírus;
- A utilização de uma solução de segurança eficiente como o Kaspersky Internet Security ou o Kaspersky Security Cloud pode automatizar todas as tarefas acima, permitindo que o usuário desfrute do melhor da internet.
Saiba mais sobre as estatísticas anuais de ameaças em Securelist.com.

Este relatório faz parte do Boletim de segurança de 2018 da Kaspersky Lab. Para saber mais, leia nossos relatórios aqui. Entre elas, há a história do ano: Mineração mal-intencionada de criptomoeda e o resumo do ano.

 


Sobre a Kaspersky Lab
A Kaspersky Lab é uma empresa internacional de cibersegurança que tem mais de 20 anos de operações no mercado. A detalhada inteligência de ameaças e a especialização em segurança da Kaspersky Lab se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança da próxima geração para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky Lab, e ajudamos 270.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em www.kaspersky.com.br.

 

 

 

 

Copyright © 2014 JeffreyGroup Brasil, All rights reserved.

Informações para a Imprensa:

JeffreyGroup Brasil - kasperskybrasil@jeffreygroup.com

Vanielli Pazzini - 11 3185.0838
Brunna Freitas - 11 3185.0841
Daniela Teixeira - 11 3185.0826

Compartilhar
Sala de imprensa JeffreyGroup
Empresa THE JEFFREY GROUP BRASIL S/C LTDA
Contato Kaspersky Lab
E-mail kasperskybrasil@jeffreygroup.com Fone (11) 31850800
Editoria (s) Ciência/Tecnologia
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta