Pautas | Terracycle | 06/12/2018 14:13:14 | 160 Acessos
Aproveite as férias para fazer uma faxina nos armários e ainda concorrer a um ano de material escolar!

Além de premiar uma escola pública com centenas de materiais escolares, o concurso dará bônus para as instituições que mais coletarem instrumentos de escrita e enviarem gratuitamente para a reciclagem.

Você já pensou o que fazer com suas canetas sem tinta ou lápis velhos que não são mais utilizados? Sabia que esses materiais, que antes eram jogados no lixo comum e acabavam em aterros e lixões, podem ser reciclados, possibilitando a fabricação de novos produtos, além de gerararem um bônus em dinheiro para ONGs e escolas públicas? O Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita Faber-Castell, iniciado em 2012, permite que os consumidores enviem gratuitamente itens como canetas, canetinhas, marca texto, canetões para quadro branco, lápis, lapiseiras, apontadores e borrachas. Atualmente a iniciativa conta com 4.000 pontos de coleta, que se responsabilizam pela destinação correta desses resíduos.

No início de 2019, o Programa de Reciclagem abrirá a 7ª edição do Concurso Faxina nos Armários, que premiará escolas públicas com um ano de material escolar.. Em 2018, o time vencedor do concurso foi o Colégio Estadual Professor Magalhães Neto, localizado no município de Ruy Barbosa, na Bahia. Os alunos e professores se mobilizaram e criaram metas individuais para coleta do material. O alto engajamento do corpo docente e dos estudantes foi essencial para alcançarem o primeiro lugar e receberem o material escolar que foi distribuído entre os alunos que tiveram a melhor pontuação na coleta. Além disso, as 10 escolas que mais enviaram resíduos ganharam uma pontuação bônus em dinheiro. O aluno Emerson, campeão na coleta entre os colegas de classe falou sobre o impacto do Programa: “É um projeto importante que ajuda a reduzir os índices de poluição, e é um reconhecimento nacional que realmente traz muito orgulho para cada um de nós.” A diretora Maria Auxiliadora, ressalta: “Desde que começamos esta campanha nós vimos a diferença em nossos alunos e na consciência ambiental, hoje eles sabem o que pode ser jogado na natureza e o que devem trazer para a reciclagem.”

Você também pode fazer parte dessa história e ajudar o meio ambiente e instituições sem fins lucrativos. Para participar, basta se inscrever no Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita Faber-Castell no site da TerraCycle (http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell) e começar a coleta. Assim que uma grande quantidade for acumulada, é necessário gerar etiquetas de postagem pré-pagas no site do programa para fazer o envio gratuito pelos Correios. Somente os materiais recebidos dentro do período de duração do “Faxina nos Armários” – 01 de março a 31 de maio de 2019 concorrerão às premiações. Para garantir sua participação, é importante observar o prazo de 3 a 5 semanas – contados da data de postagem – para o recebimento da remessa pela TerraCycle. Lembrando que o programa permanece vigente mesmo após o término da ação, com a pontuação regular de R$ 0,02 por unidade (12gr).

Sobre a TerraCycle

A TerraCycle é líder global em soluções ambientais para resíduos de difícil reciclabilidade e responsável por transformar, nos 21 países onde atua, mais de 2 mil toneladas de lixo/mês em matéria-prima para gerar novos produtos, como baldes, vasos, bancos, entre outros. Por meio de seus programas de reciclagem, a TerraCycle engaja globalmente mais de 60 milhões de consumidores, verdadeiros protagonistas desta transformação socioambiental, que não só viabiliza o descarte ambientalmente correto de resíduos, como também promove doações a instituições sem fins lucrativos escolhidas pelos próprios participantes. Em 2016, a TerraCycle foi premiada no Eco Brasil e atualmente, tem parcerias no Brasil com marcas como Faber-Castell, Avon, L’Occitane, JDE, P&G e 3M (Scotch-Brite).

Sobre a Faber-Castell

Líder mundial na produção de EcoLápis de madeira reflorestada, a história da Faber-Castell se confunde com a própria criação do lápis. Fundada em 1761 na Alemanha, hoje a empresa possui escritórios em mais de 100 países. No Brasil, onde está presente desde 1930, três fábricas (São Carlos-SP, Prata-MG e Manaus-AM) e 9.600 hectares de floresta cultivada (também em Prata-MG) são as responsáveis pela produção de 2 bilhões de EcoLápis por ano. Com mais de 70 mil postos de venda no Brasil, exporta também para mais de 70 países. Seu portfólio inclui: EcoLápis de cor e de grafite, giz de cera, tintas escolares, canetinhas hidrográficas, apontadores, borrachas, canetas, lapiseiras, kits criativos, produtos artísticos, instrumentos e acessórios de luxo para a escrita. Em 2004, o processo produtivo da Faber-Castell também recebeu o certificado ISO 14001, conquistando a recertificação em 2010.

Informações para a Imprensa
TerraCycle