Pautas | In Press/SP | 07/12/2018 10:41:37 | 334 Acessos
Para 47% dos entrevistados, amigo secreto é estratégia para economizar nos presentes de Natal, mostra estudo da CNDL/SPC Brasil

34% dos brasileiros que vão presentear alguém no Natal pretendem participar de amigo secreto. Consumidor que entrar na brincadeira deve gastar, R$ 60, em média

O Natal é uma data simbólica tão importante para os brasileiros que nem mesmo a crise econômica ou a situação financeira difícil impedem as pessoas de presentearem. Uma alternativa para comemorar a data e ainda assim economizar é o famoso ‘Amigo Secreto’ também conhecido como ‘Amigo Oculto’, a depender da região do país. Um levantamento feito em todas as capitais mostra que 47% dos consumidores que devem entrar na brincadeira neste ano o fazem como estratégia para gastar menos. Já 50% participam por gostarem desse tipo de interação, enquanto 13% entram no jogo para não serem considerados antissociais pelas demais pessoas.

No geral, pouco mais de um terço (34%) dos brasileiros que vão comprar presentes no Natal de 2018 deve participar de ao menos um amigo secreto. Os que devem ficar de fora desse tipo de evento somam 45% dos entrevistados, ao passo que 21% ainda não se decidiram. Para quem não pretende participar da confraternização, apenas 11% alegam razões financeiras. A maior parte vai ficar de fora por não gostar da brincadeira (48%) ou por falta de costume (37%).

Em média, cada entrevistado vai participar de um ou dois amigos secretos, mas 10% devem entrar em três ou mais confraternizações. Os participantes mais citados são familares (71%) e grupos de convivência, como colegas de trabalho (35%) e amigos (35%). Neste ano, o gasto médio por presente deve ficar em R$ 59,49. Dessa forma, estima-se que a brincadeira deve injetar aproximadamente 5,1 bilhões na economia com a compra de presentes.

Na avaliação do educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, ao estipular um teto financeiro a ser gasto pelos participantes com a compra de presentes, a brincadeira do amigo secreto serve de aliado para proteger as finanças pessoais. “O amigo secreto é uma excelente forma de economizar e ao mesmo tempo manter viva a tradição de presentear pessoas queridas. Além disso, a confraternização coletiva resolve a obrigação de ter de presentear várias pessoas já que cada um se encarrega de apenas um participante e, no fim, ninguém fica sem presente. O foco deste tipo de brincadeira não é o valor financeiro em si dos presentes, mas a união e isso estimula as pessoas a usarem a criatividade para presentear sem estourar o custo combinado”, afirma o educador financeiro.

Apesar de a brincadeira ter seu lado positivo para as finanças, Vignoli faz um alerta
para as pessoas que participam de vários amigos secretos. “O que à primeira vista
parece vantajoso para economizar pode ficar caro se o consumidor decidir entrar em
todos os amigos secretos do seu círculo de convivência. A dica é participar apenas
de amigos secretos em que o preço é estipulado com antecedência e analisar se
esse dinheiro não fará falta no seu orçamento neste fim de ano”, orienta Vignoli.

Inicialmente foram ouvidas 761 pessoas nas 27 capitais para identificar o
percentual de quem pretendia ir às compras no Natal e, depois, a partir de 607
entrevistas, investigou-se em detalhes o comportamento de consumo no Natal. A margem de erro é de 3,5 e 4,0 p.p, respectivamente, para um intervalo de
confiança de 95%. Baixe a íntegra da pesquisa em

Informações à Imprensa

Vinícius Bruno
(11) 3251 2035
(11) 3549 6800 – Ramal 6209
vinicius.bruno@spcbrasil.org.br

Andrea Giardino
(11) 3549 6800 – Ramal 6210
andrea.giardino@spcbrasil.org.br

Amanda Wall
(61) 3213-2017
(61) 9 8475-1686
amanda.wall@inpressoficina.com.br

Sala de imprensa In Press/SP
Empresa IN PRESS ASS. DE IMP. E PROMOÇÕES LTDA.
Contato Vinicius Bruno
E-mail vinicius.bruno@spcbrasil.org.br Fone (011) 32512035