Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | De León Comunicações | 07/12/2018 11:05:34 | 99 Acessos
"In memoriam" de um amigo criminalista - Por Amadeu Garrido de Paula*

Lembro-me bem, quando jovem, de suas dificuldades para esclarecer à sociedade qual o sentido de sua especialização advocatícia. Como, era a pergunta recorrente, defender alguém que fez um mal, que furtou, que roubou e, mais ainda, que matou?

Se o Ministério Público acusou e o Juiz concordou em iniciar um processo, era extrema a probabilidade de o réu ser culpado. Somente para alguns agraciados com melhor consciência das coisas da vida, você conseguia lançar às cabeças algumas sementes de dúvida.

Lembro-me de sua alegria ao ver, num programa de televisão, talvez o maior dos criminalistas do Brasil, espanhol de voz tonitruante, incomparável orador, leitor de romances e não de doutrinas jurídicas, lançar luz solar sobre a borrasca: respondera que os infratores da lei penal eram doentes, e todos os doentes mereciam um médico, portanto o advogado criminalista era um médico. Sua missão estava em demonstrar a inocência - quão difícil é fazê-lo - ou, se incontornável a acusação, manter a pena em sua justa medida legal - nem mais nem menos.

Lembro-me de sua alegria, quase de criança, em uma de suas primeiras causas, ao conseguir a liberação de outro jovem, chegado do interior, apanhado a furtar alguns alimentos num supermercado. Você conseguiu demonstrar o estado de necessidade, levou correndo o alvará de soltura ao Carandiru e aguardou, à noite, a saída do preso pela porta principal do presídio. E de sua surpresa ao vê-lo, sorridente, dizer que você o soltara exatamente no momento em que estava aprendendo a costurar bolas de futebol.

Lembro-me de suas observações sobre a advocacia criminal, instrumento da liberdade; com um movimento facial absorvias o ar, o cheiro das árvores, o vento, as pessoas se locomovendo, esses eram, dizias, exemplificativamente, os atributos desse valor que nos acompanha ao nascer - supremo - a liberdade pessoal.

Não me esqueci jamais de sua réplica aos que insistiam em não compreender as funções de um advogado criminalista; e que mudavam de posição quando as ondas do mar bravio da vida batiam em sua própria... O marido, o filho, que haviam desatinado. Provavelmente para agradá-la. Ela e os filhos pequenos, um em cada braço, todos os olhares fixos na cena, vendo o pai e marido sendo levado à reclusão. A partir daí as coisas se descortinavam.

De tudo isso depreende-se o significado da liberdade de ir e vir, de trabalhar, de dar amor aos seus. Em última análise, o mais sensível significado da justiça; que não mais existe, o escopo regenerador da pena e a consciência de que a segregação não é a única nem a melhor: muito provavelmente, em nosso Brasil, a pior, nos delitos populares, em geral perpetrados - delitos, assim os fatos são tidos pela dura e gélida lei - pelos descamisados.

Espero que em seu novo habitat eterno a liberdade, dos que um dia foram humanos, seja algo muito mais colorido, ao vento brando que movimenta a existência celestial dos deuses.

Amadeu Garrido de Paula, é Advogado, sócio do Escritório Garrido de Paula Advogados.

*Para ler mais textos do autor, acesse o Blog Amadeu Garrido de Paula.
Esse texto está livre para publicação. Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na De León Comunicações:
Bruna Lyra Raicoski
Assessoria de Imprensa
bruna@deleon.com.br
(11) 5017-7604// 99655-2340

Compartilhar
Sala de imprensa De León Comunicações
Empresa DE LEÓN COMUNICAÇÕES S/C LTDA
Contato De León Comunicações
E-mail equipe@deleon.com.br Fone (11) 50177604
Editoria (s) Cultura, Carta ao Leitor, Opinião
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta