Pautas | Jornal da USP | 04/01/2019 16:01:34 | 1479 Acessos
Voluntários podem ajudar mais garotas a participarem do mundo da tecnologia
Voluntários serão mentores no desafio internacional Technovation Challenge, que será realizado na USP, em São Carlos

Você não precisa ter experiência em tecnologia para se tornar um voluntário em uma iniciativa que pretende estimular meninas de 10 a 18 anos a desenvolverem aplicativos para resolver problemas sociais. Basta ter força de vontade para impactar positivamente a vida das participantes e para aprender junto com elas, contribuindo na superação dos obstáculos que surgirem no percurso do projeto.

“Solicitamos apenas que a mentora ou o mentor tenha uma disponibilidade de cerca de duas horas por semana, presencialmente ou virtualmente, durante toda a competição até a data final de submissão do projeto, que é 23 de abril”, esclarece a professora Kalinka Castelo Branco, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Ela é a coordenadora de uma iniciativa gratuita chamada Technovation Summer School for Girls, que buscará ensinar conceitos básicos de programação a meninas de 10 a 18 anos. Inspirada no desafio internacional Technovation Challenge, a escola de verão será no ICMC durante cinco sábados: 23 de fevereiro, 9 e 16 de março, 6 e 9 de abril, sempre das 8 às 18 horas. As inscrições para as garotas ainda serão abertas, mas a professora já está angariando voluntários para contribuírem com a iniciativa.

Podem se inscrever como voluntários profissionais de áreas variadas como tecnologia, engenharia, negócios, comunicação e empreendedorismo, além de professores, pais, líderes da comunidade, estudantes de graduação e de pós-graduação. Os mentores serão convidados para participar de todos os sábados em que acontecerão a escola de verão, mas quem não puder estar presente em todas as datas da escola de verão poderá comparecer apenas quando tiver disponibilidade.

Se você quer contribuir com essa iniciativa, basta preencher, até 15 de janeiro, o formulário on-line disponível neste link. A primeira reunião com todos os mentores selecionados será realizada no dia 16 de fevereiro, quando ocorrerá um treinamento organizacional das 9 às 12 horas.

Da Assessoria de Comunicação do ICMC

Sala de imprensa Jornal da USP