Pautas | Oficina de Comunicação | 10/01/2019 11:25:28 | 165 Acessos
Estação Quarentenária da SGS, a mais ágil e moderna do Brasil
Em conjunto com Ministério da Agricultura, unidade atua na defesa vegetal do país

Localizada em Piracicaba (SP), a Estação Quarentenária da SGS tem relevante papel na defesa vegetal do país, atuando em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A unidade conta com equipamentos modernos e profissionais altamente qualificados para análise de novas variedades ou tecnologias importadas, transgênicas ou não, para pesquisas no país.
“Quando a semente ou parte vegetal é importada, existe risco de virem juntos fungos, vírus, bactérias, nematoides, insetos, ácaros ou plantas infestantes que ainda não existem no Brasil. Determinadas pragas podem causar enormes prejuízos para a agricultura brasileira. É importante trazer novas tecnologias para o Brasil, porém, sem colocar em risco a disseminação de novas pragas”, explica o gerente geral da SGS - AFL Seed & Crop, Edson Corbo.
Como o próprio nome diz, a semente ou parte vegetal fica em média 40 dias dentro do laboratório da SGS, onde é plantada e realizada as análises necessárias exigidas pelo Ministério da Agricultura. Após a quarentena, são emitidos laudos, certificando se a tecnologia pode ou não ser utilizada para fins de pesquisa.
A Estação Quarentenária da SGS é a única de prestação de serviço privada no Brasil e considerada a mais moderna. O local conta com filtragem de ar e vácuo negativo que eliminam a possibilidade de entrada ou saída de pragas. A unidade tem também câmaras de crescimento de plantas, desenvolvida pela SGS.
Todas as quarentenas são devidamente separadas, de modo que a planta tenha rápido crescimento para a realização das avaliações fitossanitárias exigidas pelo Mapa. “Nossa estrutura, pesquisadores e procedimentos avançados garantem agilidade na prestação de serviços sem fila de espera. Conseguimos atender nossos clientes com curto prazo a fim de que eles possam estabelecer os projetos de pesquisa na janela adequada de plantio”, destaca Edson Corbo.
A Estação Quarentenária da SGS funciona desde 2016. Opera o ano todo, independente da variedade a ser pesquisada. A unidade está credenciada para avaliar mais de 50 espécies, dentre sementes, partes vegetais e culturas in vitro.

SGS Group
A SGS é líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. É reconhecida como referência mundial em qualidade e integridade. Com mais de 95 mil funcionários, opera uma rede com mais de 2,4 mil escritórios e laboratórios no mundo todo. O grupo proporciona vantagens competitivas, sustentabilidade e confiança.

Sala de imprensa Oficina de Comunicação
Empresa ESTRATÉGIA CONSULTORIA E COMUNICAÇÃO LTDA