Pautas | DSOP | 10/01/2019 13:09:10 | 121 Acessos
Planejamento financeiro para 2019: veja 7 orientações

“Colocar no papel as despesas previstas para 2019 é o primeiro passo para não se endividar ao longo do ano”, orienta Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista. “Para quem não tem o hábito de planejar o uso do dinheiro, o momento é agora: a virada do ano é um marco na mudança comportamental”.

Reinaldo considera válido o uso de planilhas neste caso, para que as informações possam ser acessadas ao longo do ano com facilidade. Baixe gratuitamente a planilha Orçamento Financeiro Anual neste link: http://www.dsop.com.br/downloads-arquivos/

Veja 7 orientações para iniciar 2019 com mais sustentabilidade financeira:

1- Coloque no papel
Coloque no papel os compromissos dos próximos 12 meses, como datas comemorativas, pagamento de impostos (IPVA e IPTU), matrícula e material escolar, etc. Registre o valor previsto a ser gasto com cada uma dessas atividades. Claro, os números podem mudar no meio do caminho, mas é importante já ter uma ideia para se programar;

2- Anote as parcelas
Caso tenha parcelas de compras feitas no ano passado e que se estenderão por 2019, elas também devem estar registradas nesse planejamento, para fazer parte do orçamento financeiro dos meses seguintes;

3- Fale com a família
Sente e converse com todos os integrantes da família, inclusive as crianças, para falar sobre os sonhos individuais e coletivos. Esse é um passo muito importante para mudar a forma como a família lida com o dinheiro, passando a entender que ele é um meio para realizar sonhos. Viajar, trocar de carro, casa ou sair das dívidas são objetivos a serem considerados.

4- Pesquise os sonhos
Procure saber quanto custam e fazer cotações até achar a melhor possibilidade de preços para realizá-los. Assim você estará tomando os primeiros passos para realizar sonhos, seus e de sua família. Isso é o planejamento, agir com antecedência;

5- Poupe dinheiro
Guarde dinheiro para cada sonho simultaneamente e escolha o melhor investimento de acordo com o prazo de realização de cada um. Para os de curto prazo (até um ano), coloquei na caderneta de poupança, para os de médio prazo (de um a dez anos), no CDB, Tesouro Direto, fundos de investimento, aos de longo prazo (acima de dez anos), Tesouro Direto, previdência privada e ações são boas opções;

6- Reduza despesas
Façam um diagnóstico financeiro, ou seja, anotem tudo o que for gasto ao longo de um mês, separando as despesas por categorias (energia elétrica, água, alimentação, combustível, telefone, etc.), para saber onde exatamente se pode diminuir ou até mesmo cortar. Acreditem, todos nós temos, pelo menos, 20% de desperdício ou exagero nas contas. Assim também saberá como está gastando cada centavo do dinheiro;

7- Mude o orçamento mensal
Mude a forma como elabora o orçamento financeiro mensal. A partir de agora, calcule da seguinte maneira: Ganho (-) Sonhos (-) Despesas, isto é, priorize os sonhos e não as despesas, e não mais Ganhos (-) Despesas = Lucro/Prejuízo. Depois que tirar o valor destinado aos sonhos, com o que sobrar, adeque o seu padrão de vida;

8- Alerta: inadimplência
Caso esteja inadimplente, é necessário fazer uma verdadeira faxina financeira, buscando pela causa do problema. Não adianta procurar o credor para pagar sem saber das suas possibilidades, do quanto possui para quitar as parcelas, então pode acabar se enrolando ainda mais. Reeduque-se financeiramente para realmente iniciar um novo ano, com uma vida nova.

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Sala de imprensa DSOP
Empresa DSOP Educação Financeira Ltda