Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Máquina Cohn & Wolfe - São Paulo | 10/01/2019 15:38:11 | 405 Acessos
Vivo, Raízen e Ericsson anunciam startups selecionadas para impulsionar a transformação digital do agronegócio

• Seis startups foram escolhidas e a partir de janeiro de 2019 iniciarão os projetos com foco no desenvolvimento de serviços e aplicações em soluções de IoT e M2M (Máquina a Máquina)

• As escolhidas terão acesso compartilhado no Pulse – hub de inovação da Raízen – e poderão participar de todo o ecossistema da Wayra – hub de empreendedorismo e inovação aberta da Vivo
 

Vivo, Raízen e Ericsson, por meio da Wayra e do Pulse, e em parceria com a EsalqTec, selecionaram as startups que irão participar do Agro IoT Lab 2018 - programa de desenvolvimento de aplicações para o campo com foco em Internet das Coisas (IoT). A iniciativa une empresas e setores fundamentais para acelerar a transformação digital no agronegócio.

Os projetos selecionados têm foco no desenvolvimento de serviços e aplicações em soluções de IoT e M2M para telemetria e gerenciamento remoto; controle de incêndio em autopropelidos; telemetria e mineração de dados de maquinário agrícola; soluções de IoT para o agronegócio; gestão e monitoramento de maquinário agrícola; plataforma inteligente para produtores e frigoríficos.

No programa, a Vivo levará a sua rede móvel 4G para o campo, utilizando a frequência de 450Mhz; a Ericsson é a parceira da Vivo para instalação dessa rede 4G, além de agilizar a integração das startups à rede através de sua plataforma IoT Accelerator; e a Raízen oferecerá expertise, infraestrutura agrícola e o acesso aos canaviais.

A utilização da frequência de 450 Mhz, que se propaga a uma longa distância, permite que a Vivo tenha a chance de resolver os problemas de conectividade nas fazendas e zonas rurais com extensões territoriais altas, que precisam de cobertura. As startups selecionadas dentro do programa são peças fundamentais neste processo, com desenvolvimento de soluções e serviços que ajudarão a mitigar os problemas de conexão no campo.

“Em 140 anos de história e quase 95 de operação da Ericsson no Brasil, mantemos o compromisso de contribuir para o fortalecimento de um mundo inteligente, sustentável e conectado, fornecendo tecnologias inovadoras escaláveis e de fácil adoção. Vemos nesse projeto com as startups uma oportunidade ímpar de unir esforços e as diferentes experiências de cada parceiro para, juntos, acelerar a digitalização do mercado agro brasileiro e alavancar os negócios do setor no País”, diz Vinícius Dalben, Vice-Presidente de Estratégia da Ericsson no Brasil.

Segundo Fábio Mota, Vice-Presidente do Centro de Serviços Compartilhados e Head do Pulse. “A entrada dessas novas startups ao Pulse reforça sua posição como hub para oxigenação de novas ideias. Esses novos membros terão acesso a uma rede de mentores da Raízen e a potencial de realização de testes e provas de campo nas lavouras e unidades da companhia. Além disso, serão conectados com outros atores do ecossistema de inovação para que juntos possam trabalhar em novas soluções que visam resolver os problemas cotidianos de conectividade rural e apoiar a evolução tecnológica nacional de forma assertiva”.

Os seis projetos selecionados terão acesso ao espaço compartilhado do Pulse, localizado em Piracicaba, e a toda a sua infraestrutura de mentoria, workshops, networking, treinamentos aplicados ao agronegócio, além de terem a possibilidade de participar do ecossistema da Wayra – hub de inovação aberta da Vivo – com possibilidade de receberem investimentos no futuro. A EsalqTec auxiliará os selecionados na facilitação acadêmica das tecnologias.

Conheça as startups que participarão do programa:

Ativa: Soluções de IoT e M2M para telemetria e gerenciamento remoto, como em estações meteorológicas e controles de irrigação.
Seive: Proteção contra incêndio em autopropelidos, ou seja, maquinários agrícolas através de sensores.
IoTag: Sistema de telemetria em nuvem, que controla um dispositivo de mineração de dados embarcado em maquinário agrícola. Auxilia a operação do maquinário com dados de rendimento, consumo e percurso.
Trace Pack: Soluções de IoT e rastreamento de produtos de alto valor agregado para o agronegócio com completa gestão de estoque e oferta de maior segurança e eficiência logística para clientes.
Agriconnected: Gestão e monitoramento de maquinário agrícola em tempo real através de inteligência artificial e dispositivo instalado nas máquinas.
@Tech: Plataforma que integra dados dos diversos dispositivos para auxiliar na gestão do pecuarista e indicação do momento ótimo de negociação do gado.

Sobre a Raízen
A Raízen é uma empresa integrada de energia que atua em todas as etapas do processo, desde o cultivo da cana, com a produção de açúcar, etanol e bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, tão essenciais no dia a dia das pessoas e dos negócios. Conta com um time de cerca de 29 mil funcionários, que trabalha todos os dias para crescer junto com a companhia e gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir do bagaço da cana.
No Brasil, é líder na produção de açúcar, etanol e bioenergia - com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas - e uma das maiores no setor de combustíveis, com mais de 6.400 postos da marca Shell – além de cerca de 950 lojas de conveniência Shell Select. Destaca-se como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no país, com R$ 86,2 bilhões na safra 17/18.
São 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia + planta de etanol 2G que produzem cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano e 4,2 milhões de toneladas de açúcar. E conta também com uma capacidade instalada para produzir 1GW de energia elétrica a partir do bagaço da cana, com capacidade instalada de 3,9 TW/ano. Comercializa a cada ano aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo, operando em todas as regiões do país por meio de 68 bases de abastecimento em aeroportos e 68 terminais de distribuição de combustível.
Criada há mais de 15 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012. Na Argentina, onde começou a atuar em 2018 com a compra dos ativos de downstream da Shell, a Raízen comercializa aproximadamente 6 bilhões de litros de combustíveis por ano, incluindo uma rede com 665 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, três terminais terrestres, duas bases de abastecimento em aeroportos e ativos de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

Sobre a Telefônica Vivo
A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com 96,7 milhões de acessos (3T18). A operadora atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B – banda larga fixa e móvel, ultra banda larga (over fiber), voz fixa e móvel e TV por assinatura. A empresa está presente em 4,4 mil cidades, sendo 4,3 mil com rede 3G e mais de 3 mil com 4G, segmento em que é líder de Market Share. A operadora ainda oferece o 4G+, internet duas vezes mais rápida que o 4G. No segmento móvel, a Vivo tem 74,4 milhões de clientes e responde pela maior participação de mercado do segmento (31,8%) no país, de acordo com resultados do balanço trimestral (3T18).
Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade. A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com presença em 21 países, 357,5 milhões de acessos, 122,5 mil colaboradores e receita de 52,0 bilhões de euros em 2017.
Ciente de sua responsabilidade de retribuir à sociedade a confiança que recebe na utilização dos seus serviços, a empresa conta com a Fundação Telefônica Vivo. Desde 1999, a Fundação atua na formação da nova geração, apontando os caminhos para o desenvolvimento do país ao aplicar inovação à educação, empreendedorismo e cidadania, com diferentes projetos sociais nessas áreas.

Contato Imprensa – Wayra | VIVO
vivo@maquinacohnwolfe.com

Mariana Yole
(11) 3147-7441 – mariana.yole@maquinacohnwolfe.com

Mayara Altebarmaquian
(11) 3147-7470 - mayara.altebarmaquian@maquinacohnwolfe.com

Marina Fonseca
(11) 3147-7407 – marina.fonseca@maquinacohnwolfe.com

Rodrigo Barneschi
(11) 3147-7900 – rodrigo.barneschi@maquinacohnwolfe.com

Compartilhar
Sala de imprensa Máquina Cohn & Wolfe - São Paulo
Empresa MÁQUINA DA NOTÍCIA COMUNICAÇÃO LTDA
Contato Mariana Yole
E-mail mariana.yole@maquinacohnwolfe.com Fone (11) 31477900
Editoria (s) Ciência/Tecnologia, Agropecuária, Empresas
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta