Pautas | Mcomm Comunicação Dirigida | 10/01/2019 15:45:15 | 331 Acessos
Há hora certa para começar a investir?
Entenda por que metas, planejamento e apoio profissional - como o da ALLEZ Invest - são fundamentais para quem pretende começar a aplicar no mercado financeiro

Há um momento certo para começar a investir? A melhor resposta, segundo o sócio e agente de investimentos da ALLEZ Invest, Bruno Rosenmann, é: quanto antes, melhor. “Aquele que se preocupa em poupar e investir corretamente desde cedo terá a chance de atingir uma saúde financeira maior e mais segura antecipadamente”, comenta ele.

O primeiro passo, de acordo com o agente, é conhecer a si mesmo e entender seu próprio nível de aversão ao risco. Dessa maneira é determinado o perfil, que pode ser conservador, moderado ou agressivo. “A partir daí, é de extrema importância ter um objetivo final para os investimentos, como, por exemplo, viver de renda ao se aposentar. Tendo isso em mente, é preciso muito estudo para decidir qual é o melhor caminho a ser seguido levando em conta o perfil e objetivo”, coloca ele. Se tempo for um empecilho, a melhor medida é procurar um assessor de investimentos que, ao entender o cenário atual e particular, fará o aconselhamento necessário e guiará o cliente durante toda a sua trajetória financeira.

A elaboração de planos e metas é altamente recomendável entre aqueles que investem, sendo essa uma conduta primordial para se atingir o objetivo final. Além disso, o acompanhamento profissional promove muito aprendizado e insights sobre o que está acontecendo no mercado e o que tem de ser alterado– ou não – no portfólio de investimentos. A revisão de carteira, aliás, é essencial. “Revisar em janelas trimestrais é interessante para se ter uma ideia da performance do portfólio. Porém, quanto mais longo o intervalo, melhor é para se tomar uma conclusão mais precisa a respeito, ainda mais em se tratando de investimentos mais sofisticados”, analisa Bruno.

Para quem está sempre à espera de reunir um montante mínimo para começar a aplicar, o agente lembra que isso não é necessário. “Tudo varia de acordo com as condições financeiras de cada um. O mais importante é conseguir não gastar tudo o que ganha e começar a se planejar”, coloca.

MAIOR DIFICULDADE
A maior dor sentida pelos investidores iniciais, segundo o agente, é a falta de conhecimento e aconselhamento. Segundo ele, muitas pessoas ainda investem em bancos e o gerente não é a pessoa mais apta a aconselhar corretamente um cliente sobre seus investimentos. “Além de os gerentes trabalharem para o banco e terem metas a bater, dificilmente eles terão tempo suficiente para conhecer o perfil e objetivo de cada cliente. Aliado a isso, o banco carece de produtos financeiros em sua prateleira. Sendo assim, o gerente, além de não ter condições de conhecer a fundo seu cliente e saber o que é melhor para ele, sente falta de produtos para prestar o serviço”, assinala.

COMEÇAR PELA POUPANÇA É UM BOM NEGÓCIO?
Nunca, segundo Bruno. Embora a poupança seja talvez a primeira opção que vem à mente de quem pretende iniciar em aplicações financeiras, há investimentos conservadores e de mesmo risco que estão remunerando muito mais do que ela. Também para não cair nessas “armadilhas”, contar com suporte profissional é uma conduta inteligente.

“Nosso foco é construir um relacionamento de longo prazo com o cliente, entender seu cenário de vida atual, seus planos e objetivos para o futuro. Assim, é possível traçar uma estratégia completa, 100% personalizada e que respeite o perfil de cada um”, argumenta Bruno. Além disso, a ALLEZ Invest estabelece o compromisso de acompanhar o portfólio do cliente e fazer contatos mensais para deixá-lo a par de tudo o que está acontecendo no mercado e do impacto do cenário nos investimentos. “Através desses contatos mensais e revisões trimestrais de carteira, a educação financeira vai sendo automaticamente difundida”, finaliza.

SERVIÇO:
ALLEZ INVEST
ENDEREÇO: Rua Heitor Stockler de França 396, sala 2106 – Centro Cívico, Curitiba (PR)
TELEFONE: (41) 4063-8696
FACEBOOK: @allezinvest