Pautas | Paulus Editora | 10/01/2019 16:13:29 | 709 Acessos
Obra aborda o sentido e a identidade da liturgia
Coletânea de artigos busca contribuir para o entendimento e aperfeiçoamento da liturgia da Igreja.

A obra Atualização Litúrgica 1, organizada pelo Pe. Thiago Faccini Paro, e lançada pela PAULUS Editora, reúne uma coletânea de artigos escritos por membros da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI), que pretendem contribuir para o entendimento e aperfeiçoamento da liturgia da Igreja.

Após mais de 50 anos da realização do Concílio Ecumênico Vaticano II, e da promulgação da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, sobre a Sagrada Liturgia, a ASLI decidiu realizar uma reflexão mais madura sobre o sentido e a identidade da liturgia assumida pelos padres conciliares e que é celebrada e vivida pelas comunidades espalhadas por todo o mundo.

De acordo com Pe. Kleber Rodrigues, presidente da ASLI, os membros da ASLI, com suas publicações, pretendem contribuir para uma liturgia autêntica, nobre e simples. Os temas refletidos na obra buscam auxiliar os membros da pastoral litúrgica a aprofundar os referenciais de uma espiritualidade pascal, o exercício coerente dos ministérios laicais e o cuidado com a Palavra de Deus.

O volume é dividido em nove capítulos, que discutem sobre temas importantes relacionados à liturgia. O primeiro assunto discutido foi a importância da missão dos leigos na Igreja no Brasil e sua relação com a liturgia. Nos capítulos seguintes, o leitor encontrará reflexões acerca dos ministérios laicais, da escuta da Palavra de Deus na liturgia e da Liturgia Eucarística.

A Associação dos Liturgistas do Brasil, fundada no ano de 1989, é uma associação cultural religiosa, sem fins lucrativos, construída por professores e pesquisadores de ciências litúrgicas, que tem como finalidade: desenvolver a pesquisa no campo da liturgia, na perspectiva da ação da Igreja da América Latina; articular e integrar os liturgistas; intercambiar experiências de formação litúrgica; e promover o estudo interdisciplinar e encontros com outr10os associados.

Título: Atualização Litúrgica 1
Organizador: Pe. Thiago Faccini Paro
Coleção: Série Litúrgica do Brasil
Acabamento: Brochura