Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Way Comunicações | 10/01/2019 17:20:53 | 250 Acessos
Ferramenta gratuita auxilia profissionais a desenvolverem projetos de drenagem
A ferramenta é um plugin que integra toda a base de dados da obra

Como forma de ajudar difundir a utilização de tubos corrugados em PEAD em projetos de drenagem e facilitar o trabalho dos engenheiros projetistas e de construtoras, foi desenvolvida uma ferramenta que auxilia esses profissionais na elaboração e dimensionamento de sistemas de drenagem. Essa ferramenta, ou plugin como é mais usualmente conhecida, desenvolvida para o ambiente BIM, gera ganhos significativos de produtividade, agilidade na elaboração de soluções alternativas, maior confiabilidade e maior precisão das informações.

O BIM (Building Information Modeling) é uma metodologia de trabalho que permite integrar as informações da planta de construção com os dados de cada elemento que faz parte desse projeto, durante todo o ciclo de vida da obra. Algumas das vantagens que a metodologia oferece é a melhoria na visualização, na produtividade devido a fácil recuperação de informação; na coordenação de documentos da construção; ela incorpora e integra informações vitais, como materiais específicos, localização de detalhes e quantidades requeridas para estimativa de custos.

Atualmente, existem no mercado, inúmeras plataformas de trabalho para a utilização do BIM em ambiente de modelagem 3D, entre elas o Autodesk AEC Collection, Bentley AECOsim Building Designer, Archicad, VectorWorks, Tekla Structures, Cype, TecnoMETAL, ArCADia BIM entre outras. Dentre essas plataformas, é possível o desenvolvimento de plugins personalizados para a realização de tarefas específicas que otimizam e facilitam a modelagem 3D, os cálculos e os detalhamentos.

Após um estudo sobre a realidade do mercado brasileiro para os projetos de drenagem, realizado pelo consultor da Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas (ABPE) e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta BIM, o engenheiro da SMPLAN Engenharia, Samuel Maimoni, chegou-se à conclusão que a melhor escolha seria optar por desenvolver os plugins nas plataformas Autodesk. “Na pesquisa que fizemos, descobrimos que mais de 80% dos escritórios de engenharia desenvolvem seus projetos de drenagem em ambiente 2D, bem distante da realidade BIM, utilizando o Autocad da Autodesk. Isso nos fez dar um passo atrás e, ao invés de desenvolver uma ferramenta voltada às várias plataformas da Autodesk, optamos inicialmente por uma ferramenta que atendesse a esse mercado 2D do Autocad. Para não deixarmos de lado o conceito BIM, desenvolvemos também um plugin para o REVIT”, explica Maimoni.

Maimoni ressalta ainda que o plugin permite aos projetistas o ganho de produtividade no cálculo e detalhamento dos projetos de drenagem. Ele gera todos os quantitativos do projeto (metragem dos tubos por diâmetro, volumes de escavação e reaterro, quantidade de caixas de passagem, poços de visitas, entre outros), com a devida memória de cálculo e a lista de materiais para cotação. Todas essas informações permitem que o projetista possa visualizar os benefícios em relação aos tubos fabricados em outros materiais. “Dessa forma é possível ter os dados reais da utilização do PEAD e não mais uma mera estimativa para comparação com a solução em outros materiais”.

Como forma de incentivar a utilização do BIM no setor público, foi publicado em 17 de maio de 2018, o decreto Nº 9.377 que tem como objetivos: difundir o BIM e seus benefícios, coordenar a estruturação do setor público para a adoção do BIM, criar condições favoráveis para o investimento, público e privado em BIM, estimular a capacitação em BIM, propor atos normativos que estabeleçam parâmetros para as compras e as contratações públicas com uso do BIM, desenvolver normas técnicas, guias e protocolos específicos para adoção do BIM, desenvolver a Plataforma e a Biblioteca Nacional BIM, estimular o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias relacionadas ao BIM e incentivar a concorrência no mercado por meio de padrões neutros de interoperabilidade BIM.

De acordo com Maimoni, o BIM já faz parte do currículo de engenharia nas melhores universidades do Brasil há alguns anos, havendo inúmeros trabalhos científicos produzidos sobre esse tema. Porém, uma das maneiras de divulgar a ferramenta, e incentivar sua utilização, é aumentar sua divulgação no meio acadêmico, incentivar a participação dos estudos em eventos de engenharia, como o PICPLAST, e divulgar o tema em revistas especializadas. “O BIM não é mais uma tecnologia do futuro, mas uma realidade que deve ser vista como oportunidade e não como obstáculo. Quem não se adequar a ela, terá o mesmo destino que os projetistas que não abandonaram a prancheta e o nanquim”, conclui.

O download pode ser feito gratuitamente no site da Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas – ABPE www.abpebrasil.com.br. E os manuais disponibilizados orientam na instalação e uso da ferramenta.

SOBRE A ABPE
Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas - ABPE foi fundada em setembro de 1994 com o objetivo de divulgar e intensificar o uso de tubos e conexões plásticas em polietileno e polipropileno, assim como ordená-los normativamente em função de suas inúmeras aplicações. Tem a participação de integrantes da cadeia produtiva do segmento, desde os produtores de matéria-prima (resina e compostos), fabricantes de tubos e conexões, projetistas, prestadores de serviços, instaladores, laboratórios de ensaios, e usuários do sistema.

A associação mantém um abrangente Programa de Garantia da Qualidade, com a finalidade de assegurar padrões rígidos de qualidade e orientar os interessados quanto ao uso adequado desses materiais.


Informações à imprensa

Way Comunicações
Tel.: (11) 3862-1586, 3862-0483, 99659-2111
Bete Faria Nicastro - bete@waycomunicacoes.com.br
Mara Morgado – maramorgado@waycomunicacoes.com.br

Compartilhar
Sala de imprensa Way Comunicações
Empresa Way Comunicações S/C Ltda
Contato Way Comunicações
E-mail contato@waycomunicacoes.com.br Fone (11) 38621586
Editoria (s) Ciência/Tecnologia, Ecol./Meio Ambiente, Indústria
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Cerca CONVENÇÃO DECISÕES RECORDE AÇÕES Koehler
Centro ESTUDO ESTRATÉGICAS ESTADOS CORPORATIVA monolúcido
DIREÇÃO COLABORADORES NOMEADO PESSOA BOURBON AVISO
COMEMORA ATINGE MAGNA BRASILEIRAS NEGÓCIOS BARCO
INAUGURA JUDICIAIS PRONTOS MARY LEVA PREVIDENCIÁRIA
COMERCIAIS AMADEUS ACOMPANHA MELHORIA FOCO PRÉVIO
PROL VOITH RESPONSABILIDADE MUNDO ALTA INCIDÊNCIA
REGISTRA RANKING DEFICIÊNCIA STARTUP CRESCIMENTO INDENIZAÇÃO
COOPERATIVA COMEMORAÇÕES CHÁS VISITA UNIDOS CONTRIBUIÇÃO
IGUAÇU REGISTRAM ALEMÃ EDUCAÇÃO PD ROSTO
ESTRATÉGICO RESORT CONSIDERAM GABI fábrica LIVRE
TRABALHOS CEO CATARATAS DEZEMBRO revela INDENIZADO
YAKULT CUMMINS ENGAJAMENTO BRASIL Stefan anos
VINÍCOLA LIDERAR PÚBLICA KAY Amadas atingido
FATURAMENTO CIPATEX LANÇA COMPLIANCE Consta Hélice
ATUAÇÃO ENCERRA NOVIDADES LINHA Refrix majorada
MÉXICO MULTINACIONAIS EXPO EMPRESAS cilindro mergulhador
FABRICAÇÃO INSTITUTO CONSUMO GARIBALDI Ropers
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta