Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Máquina Cohn & Wolfe - São Paulo | 10/01/2019 17:23:54 | 248 Acessos
Mobilidade as a service é a tendência para o transporte do futuro, afirma Indra
Estudo da Indra defende que tecnologia deve ajudar a reduzir custos, trazer direção mais segura e minimizar o impacto sobre o meio ambiente em todo o mundo

A Indra, empresa global de consultoria e tecnologia, desenvolveu recentemente o ITT Report, estudo dedicado a analisar as principais tendências do setor de transportes em âmbito global. De acordo com as conclusões apontadas, as tecnologias digitais devem marcar o futuro da mobilidade, trazendo benefícios significativos para usuários e empresas. Nesse sentido, o modelo de Mobilidade “as a service” (ou MaaS) deve adquirir importância fundamental nos próximos anos.

Popularizado e desenvolvido em primeiro lugar pela indústria de software, o modelo “as a service” basicamente consiste em vender direitos de uso (em vez de produtos) em qualquer dispositivo associado a uma conta de usuário, por uma mensalidade específica. Na prática, passa de uma compra pontual a um gasto periódico com os softwares.

“O que está acontecendo no setor de mobilidade é algo semelhante. Sob a perspectiva do operador, cada vez mais interessam os projetos em que a infraestrutura necessária para sua exploração seja oferecida pelo provedor tecnológico como um serviço integrado, pelo que cobraria uma mensalidade ou porcentagem fixa de vendas – em vez de construir a infraestrutura e assumir posteriormente os custos de aprender a usá-la”, destaca a companhia.

A nova mentalidade deve afetar principalmente gestores de tráfego e concessionárias de rodovias, em que a Mobilidade “as a service” (ou MaaS) incluiria soluções para o acesso a determinadas rotas ou preços modulares e pagamentos em tempo real de acordo com as condições das estradas, data e horário, etc. “Além disso, o carro conectado ou autônomo, que avança com IoT e as novas comunicações móveis seguras, deve transformar a experiência do usuário em suas viagens por rodovias”, afirma o estudo.

Com isso, uma das tendências apontadas pela consultoria é a de que, no futuro, usuários poderão configurar seus perfis, escolher seus meios de transporte, acessar a cada um deles e pagar no final do mês segundo o uso que cada um tenha feito, além de ter acesso a prêmios por suas escolhas mais sustentáveis.

E como fica a logística em meio à transformação digital?

Mais do que impactar a experiência de usuários, esse novo cenário também deve trazer consequências positivas para empresas. De acordo com a Indra, o transporte de cargas deve sofrer efeitos significativos em meio à transformação digital e deve sanar três principais desafios enfrentados pelo setor atualmente:

1. Otimizar custos com a manutenção da infraestrutura
2. Rastreabilidade das mercadorias
3. Garantir a entrega final de produtos

De acordo com o estudo, os dois últimos fatores devem ser resolvidos com plataformas de gestão integrada de mercadorias com rastreabilidade total, baseada em blockchain e smart contracts, conectadas com dados de tráfego em tempo real e que facilitem a distribuição com um menor impacto no meio ambiente.

Ao mesmo tempo, a manutenção das infraestruturas de transporte será cada vez mais previsível, partindo do próprio desenho da infraestrutura em BIM (Building Information Model) até à coleta de dados relevantes através de big data para estabelecer indicadores e padrões que, apoiados por inteligência artificial, facilitam a tomada de decisão. A revisão por veículos não tripulados (UAVs) e o uso de realidade aumentada para treinamento de operadores e assistência remota em reparos delicados também devem transformar a dinâmica desses serviços.

Sobre o estudo (ITT)
O estudo de Tendências do Setor de Transportes é fruto de uma profunda análise que a Indra fez para configurar sua oferta inovadora para o setor, chamada Indra Mova Solutions, e o reflexo da experiência da companhia em alguns dos projetos e iniciativas de inovação mais relevantes do setor a nível nacional e internacional. Também inclui entrevistas a alguns dos clientes e atores mais relevantes do setor.

A Indra Mova Solutions Combina as novas capacidades digitais de integração, especialização e inovação que demanda o mercado, com a confiabilidade, o conhecimento do negócio, a tecnologia própria para o transporte da Indra e a experiência única de sua equipe de profissionais. Com um portfólio completo de soluções end-to-end, a Mova Solutions cobre todo o ciclo de vida dos projetos de transportes e facilita à Indra liderar a criação da mobilidade do futuro, impulsionada pelo novo entorno digial e centrada em tornar mais fácil, cômoda e segura a vida das pessoas.

A Indra já lidera algumas das principais iniciativas europeias de inovação que avançam para a digitalização do transporte e o uso e novas soluções inteligentes baseadas em IoT, inteligência artificial, big data ou cloud computing. A Indra faz parte do maior órgão de governo de Shift2Rail, a principal iniciativa europeia de investigação e inovação no setor de transporte ferroviário, que vai gerar a nova geração de soluções. Lidera, entre outros, o projeto macro Transforming Transport que utiliza big data para melhorar a mobilidade; ou o projeto Harmony, que desenvolve tecnologias que permitem integrar em tempo real dados de diferentes operadores e meios de transporte, assim como do tráfego para melhorar os serviços de informação multimodal. O projeto Autocits, que prova a condução autônoma em estradas de Lisboa, Madrid e Paris para adaptar a normativa, os centros de controle e as infraestruturas ao carro conectado e autônomo, é outro bom exemplo da liderança da companhia.

Indra no Brasil
Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 6.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e um Delivery Center na cidade de Campinas, que atua como Centro de Excelência para tecnologias energéticas. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra
A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações dos negócios de seus clientes em todo o mundo. É um fornecedor líder global de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa. Também, é a empresa líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina, através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem end-to-end, de alto valor e com um alto componente de inovação. No ano fiscal de 2017, a receita da Indra foi de 3.011 milhões de euros, conta com 40.000 colaboradores, está presente em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.

Informações à imprensa

Máquina Cohn&Wolfe

Karina Souza - karina.souza@maquinacohnwolfe.com - 11 3147-7310
Vilma Balint - vilma.balint@maquinacohnwolfe.com - 11 3147-7460

Compartilhar
Sala de imprensa Máquina Cohn & Wolfe - São Paulo
Empresa MÁQUINA DA NOTÍCIA COMUNICAÇÃO LTDA
Contato karina souza
E-mail karina.souza@maquina.inf.br Fone (11) 31477310
Editoria (s) Ciência/Tecnologia, Transporte
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
TRATAMENTO FERRAMENTAS ELIMINADAS INGRID ARTIFICIAL IoT
PACIENTES ALGODÃO INTELIGÊNCIA ANUNCIA APRESENTA AbbVie
APROVAÇÃO ORGÂNICO SAMSUNG ELEGÍVEIS VULNERABILIDADES Mieloide
CAIXA TRANSFORMAR LEUCEMIA KASPERSKY NEGÓCIO Venetoclax
LAB APLICATIVO NICE GALAXY PLATAFORMA Imanishi
PRAGAS QUIMIOTERAPIA EXPONENCIAL gratuito INTENSIVA AJUDA
MONITORAMENTO SETE LAVOURA CONTROLE aguda BRASIL
INDUSTRIAL
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta