Pautas | Máquina Cohn & Wolfe - São Paulo | 10/01/2019 17:23:54 | 345 Acessos
Mobilidade as a service é a tendência para o transporte do futuro, afirma Indra
Estudo da Indra defende que tecnologia deve ajudar a reduzir custos, trazer direção mais segura e minimizar o impacto sobre o meio ambiente em todo o mundo

A Indra, empresa global de consultoria e tecnologia, desenvolveu recentemente o ITT Report, estudo dedicado a analisar as principais tendências do setor de transportes em âmbito global. De acordo com as conclusões apontadas, as tecnologias digitais devem marcar o futuro da mobilidade, trazendo benefícios significativos para usuários e empresas. Nesse sentido, o modelo de Mobilidade “as a service” (ou MaaS) deve adquirir importância fundamental nos próximos anos.

Popularizado e desenvolvido em primeiro lugar pela indústria de software, o modelo “as a service” basicamente consiste em vender direitos de uso (em vez de produtos) em qualquer dispositivo associado a uma conta de usuário, por uma mensalidade específica. Na prática, passa de uma compra pontual a um gasto periódico com os softwares.

“O que está acontecendo no setor de mobilidade é algo semelhante. Sob a perspectiva do operador, cada vez mais interessam os projetos em que a infraestrutura necessária para sua exploração seja oferecida pelo provedor tecnológico como um serviço integrado, pelo que cobraria uma mensalidade ou porcentagem fixa de vendas – em vez de construir a infraestrutura e assumir posteriormente os custos de aprender a usá-la”, destaca a companhia.

A nova mentalidade deve afetar principalmente gestores de tráfego e concessionárias de rodovias, em que a Mobilidade “as a service” (ou MaaS) incluiria soluções para o acesso a determinadas rotas ou preços modulares e pagamentos em tempo real de acordo com as condições das estradas, data e horário, etc. “Além disso, o carro conectado ou autônomo, que avança com IoT e as novas comunicações móveis seguras, deve transformar a experiência do usuário em suas viagens por rodovias”, afirma o estudo.

Com isso, uma das tendências apontadas pela consultoria é a de que, no futuro, usuários poderão configurar seus perfis, escolher seus meios de transporte, acessar a cada um deles e pagar no final do mês segundo o uso que cada um tenha feito, além de ter acesso a prêmios por suas escolhas mais sustentáveis.

E como fica a logística em meio à transformação digital?

Mais do que impactar a experiência de usuários, esse novo cenário também deve trazer consequências positivas para empresas. De acordo com a Indra, o transporte de cargas deve sofrer efeitos significativos em meio à transformação digital e deve sanar três principais desafios enfrentados pelo setor atualmente:

1. Otimizar custos com a manutenção da infraestrutura
2. Rastreabilidade das mercadorias
3. Garantir a entrega final de produtos

De acordo com o estudo, os dois últimos fatores devem ser resolvidos com plataformas de gestão integrada de mercadorias com rastreabilidade total, baseada em blockchain e smart contracts, conectadas com dados de tráfego em tempo real e que facilitem a distribuição com um menor impacto no meio ambiente.

Ao mesmo tempo, a manutenção das infraestruturas de transporte será cada vez mais previsível, partindo do próprio desenho da infraestrutura em BIM (Building Information Model) até à coleta de dados relevantes através de big data para estabelecer indicadores e padrões que, apoiados por inteligência artificial, facilitam a tomada de decisão. A revisão por veículos não tripulados (UAVs) e o uso de realidade aumentada para treinamento de operadores e assistência remota em reparos delicados também devem transformar a dinâmica desses serviços.

Sobre o estudo (ITT)
O estudo de Tendências do Setor de Transportes é fruto de uma profunda análise que a Indra fez para configurar sua oferta inovadora para o setor, chamada Indra Mova Solutions, e o reflexo da experiência da companhia em alguns dos projetos e iniciativas de inovação mais relevantes do setor a nível nacional e internacional. Também inclui entrevistas a alguns dos clientes e atores mais relevantes do setor.

A Indra Mova Solutions Combina as novas capacidades digitais de integração, especialização e inovação que demanda o mercado, com a confiabilidade, o conhecimento do negócio, a tecnologia própria para o transporte da Indra e a experiência única de sua equipe de profissionais. Com um portfólio completo de soluções end-to-end, a Mova Solutions cobre todo o ciclo de vida dos projetos de transportes e facilita à Indra liderar a criação da mobilidade do futuro, impulsionada pelo novo entorno digial e centrada em tornar mais fácil, cômoda e segura a vida das pessoas.

A Indra já lidera algumas das principais iniciativas europeias de inovação que avançam para a digitalização do transporte e o uso e novas soluções inteligentes baseadas em IoT, inteligência artificial, big data ou cloud computing. A Indra faz parte do maior órgão de governo de Shift2Rail, a principal iniciativa europeia de investigação e inovação no setor de transporte ferroviário, que vai gerar a nova geração de soluções. Lidera, entre outros, o projeto macro Transforming Transport que utiliza big data para melhorar a mobilidade; ou o projeto Harmony, que desenvolve tecnologias que permitem integrar em tempo real dados de diferentes operadores e meios de transporte, assim como do tráfego para melhorar os serviços de informação multimodal. O projeto Autocits, que prova a condução autônoma em estradas de Lisboa, Madrid e Paris para adaptar a normativa, os centros de controle e as infraestruturas ao carro conectado e autônomo, é outro bom exemplo da liderança da companhia.

Indra no Brasil
Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 6.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e um Delivery Center na cidade de Campinas, que atua como Centro de Excelência para tecnologias energéticas. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra
A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações dos negócios de seus clientes em todo o mundo. É um fornecedor líder global de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa. Também, é a empresa líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina, através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem end-to-end, de alto valor e com um alto componente de inovação. No ano fiscal de 2017, a receita da Indra foi de 3.011 milhões de euros, conta com 40.000 colaboradores, está presente em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.

Informações à imprensa

Máquina Cohn&Wolfe