Pautas | Mercedes-Benz do Brasil | 11/01/2019 16:41:32 | 927 Acessos
Ônibus urbanos elétricos eCitaro da Mercedes-Benz chegam a Heidelberg e Mannheim

• Previsão é que cada veículo percorra 200 quilômetros por dia

• Os ônibus eCitaro estão operando no centro histórico da cidade de Heidelberg e no distrito Franklin de Mannheim

• eCitaro concretiza o conceito operacional da Daimler Buses para eletrificação do transporte coletivo urbano

No dia 7 de janeiro, na Alemanha, a empresa Rhein-Neckar-Verkehr GmbH (RNV) colocou em operação três ônibus elétricos da MercedesBenz. Na garagem de Mannheim, Till Oberwörder, chefe da Daimler Buses, e Martin in der Beek, diretor executivo da RNV, apresentaram os novos eCitaro na presença do Dr. Peter Kurz, prefeito de Mannheim, e de Christian Specht, vice-prefeito de Mannheim, e depois na presença do professor Eckart Würzner, prefeito de Heidelberg.

"O eCitaro está redefinindo o transporte convencional de ônibus e constitui, para nós, o símbolo do transporte público orientado ao futuro. Fazer uma abordagem ampla é muito importante. É por isso que reunimos um pacote de soluções, que compreende o veículo, o gerenciamento da carga elétrica e a consultoria com a qual estamos dando apoio à empresa de transporte em seu esforço para eletrificar seus ônibus", diz Till Oberwörder.

Martin in der Beek vê a eletrificação dos transportes de ônibus como uma meta da empresa: "Para nós, a eletromobilidade é a essência em tecnologia de sistemas de condução modernos, ecologicamente corretos e sustentáveis. Nossos trens urbanos servem o sistema de transporte público local de maneira eletrificada há mais de 100 anos. Agora, precisamos fazer o mesmo com os ônibus, e o eCitaro dará aos nossos veículos uma cara inteiramente nova, proporcionando melhora da qualidade do ar na área servida pela RNV".

Os prefeitos Dr. Peter Kurz e Prof. Eckart Würzner elogiaram o compromisso de longo alcance da RNV com relação ao tráfego urbano ecologicamente correto. "O sistema local de transporte público de Mannheim representa um conceito que compreende tanto ônibus quanto trens. Portanto, a eletrificação de ônibus é agora, um marco de progresso importante rumo a uma cidade limpa e que tornará o transporte público significativamente aprimorado", diz o Dr. Peter Kurz.

"Estamos encantados de ver que chegaram os ônibus eCitaro. No final de janeiro, o primeiro serviço de ônibus elétricos da região poderá entrar em operação. Isso constitui um passo importante rumo a transportes locais livres de emissões. Esperamos que a produção desses ônibus decole", afirma o Prof. Eckart Würzner.

Primeiro ônibus elétrico da região metropolitana do Reno-Neckar

O primeiro serviço de ônibus totalmente elétrico eCitaro de Heidelberg vai da estação ferroviária principal, via Seegarten, até Karlsplatz e depois, para a estação ferroviária urbana de Altstadt. A rota passa pelo centro da cidade a cada 20 minutos e está previsto, futuramente, que dois veículos cubram a rota de quatro quilômetros com 12 pontos de parada. Uma das rotas dos ônibus elétricos de Mannheim sai da estação ferroviária de Käfertal e passa pela Wasserwerkstraße até o bairro Franklin. A outra rota, começa em Platz der Freundschaft e termina no novo centro industrial Taylor. Um eCitaro vai operar em cada uma dessas rotas.

Em Heidelberg, os veículos estarão nas ruas entre 9 e 22 horas e em Mannheim, entre 6 da manhã e meia noite. Isso corresponde a mais de 200 quilômetros por dia por veículo. As baterias de lítio-íon com capacidade total de 243 kWh receberão a carga elétrica para funcionamento. O design das baterias é modular, compreendendo 10 módulos cada, com uma potência de 25 kWh. Além de seis módulos de baterias no teto do veículo, quatro módulos na traseira assumem o papel do sistema de condução com a combinação do motor de combustão e transmissão.

Tecnologia de carga na garagem

Com sua tecnologia de carga de energia elétrica, o eCitaro se adequa às condições existentes na RNV. A meta de 200 km ou mais por dia pode ser alcançada com uma carga rápida durante os intervalos de operação. Enquanto estes ocorrem, outro eCitaro ficará em operação em Heidelberg e Mannheim.

Sobre a RNV

A Rhein-Neckar-Verkehr GmbH ocupa uma posição importante entre as companhias de transporte público da Alemanha. É uma empresa com unidades nas cidades de Heidelberg, Ludwigshafen e Mannheim, nos estados de Baden-Württemberg, Rhineland-Palatinate e Hessen. Opera trens urbanos, bondes e rotas de ônibus nestas localidades e também nas suas redondezas. Com mais de 2.000 funcionários, mais de 180 bondes e trens urbanos e cerca de 180 ônibus, a RNV presta serviços de mobilidade sustentáveis e ecologicamente corretos na região metropolitana de Reno-Neckar.

Sala de imprensa Mercedes-Benz do Brasil
Empresa Mercedes-Benz do Brasil Ltda.
Contato pool-id.mercedes-benz_press@daimler.com
E-mail pool-id.mercedes-benz_press@daimler.com Fone (11) 00000000