Pautas | DSOP | 11/02/2019 16:45:50 | 82 Acessos
Programa de fidelização de farmácias abrange 17 milhões de cadastros

Para inserir as redes de farmácias associativas brasileiras no mapa dos programas de fidelização de clientes, a Febrafar desenvolveu em 2011 o Painel de Estratégias Competitivas (PEC). O modelo que permite as lojas fidelizar seus clientes que deu tão certo que os números são impressionantes.
Apenas em 2018 o programa movimentou R$ 2,95 bilhões, crescendo 32,3% em relação ao ano de 2017 - quando movimentou R$ 2,23 bilhões. Os números de cadastros de clientes também se mostraram crescentes, sendo que foram feitos 5.128.734, atingindo 17.084.577 cadastros.

“O programa de fidelização é de grande aceitação pelos clientes das farmácias, isso principalmente pelo fato de apresentar reais benefícios na hora da compra de produtos”, explica o diretor operacional da Febrafar, Ney Arruda.
“A utilização do PEC pelas lojas é opcional, apesar de existirem redes que tratam como obrigatória. Assim, um fator que reforça o sucesso é que, na maioria dos casos, quando uma rede tem grupo que usa o programa e outro que não, o primeiro tem um crescimento maior”, avalia Arruda.

Um dos segredos para a sustentabilidade do PEC é a constante renovação, sempre aprimorando os serviços prestados. Exemplo que foi desenvolvida recentemente a possibilidade de aplicação dessa ferramenta para campanhas com sorteios de prêmios pelas redes.
A tecnologia começou a ser utilizada de forma experimental em 2017, nas redes Entrefarma, associada a Farmarcas, e Droga Rede. Mas, a grande prova do sucesso do projeto ocorreu em 2018, quando houve a aplicação para toda a rede Farmarcas - um total de nove redes com atuação em praticamente todo o território nacional - e a manutenção da campanha da Droga Rede.

O que é o PEC?
O PEC faz parte do Programa de Fidelidade disponível para adesão de todas as redes de farmácias afiliadas à Febrafar, tendo por objetivo oferecer uma política de preços competitiva, profissional e inteligente, por meio da concessão individualizada dos descontos, levando em consideração as características específicas de cada medicamento.
Resumidamente, o programa veio suprir uma demanda dos clientes de fazer negócio com estabelecimentos que ofereçam serviços agregados, constituindo um relacionamento de longo prazo com o varejo, de forma que suas necessidades individuais possam ser atendidas não somente hoje, mas também no futuro. Assim, o PEC é um robusto sistema de CRM com milhões de clientes cadastrados em todo Brasil, o que permite a execução de inúmeras ações de relacionamento e gestão de fidelidade.
Vários modelos de relacionamento podem ser adotados para estreitar o contato com o consumidor, porém, cada estabelecimento busca formas distintas de criar e manter vínculo permanente com ele, muitas vezes utilizando como mecanismo uma recompensa por sua fidelidade. “Em reconhecimento à preferência por nossas farmácias, por meio do PEC, damos aos clientes a oportunidade de obter descontos na aquisição de qualquer tipo de medicamento”, afirma o diretor-executivo da Febrafar, José Abud Neto.

Cartão fidelidade
Descontos especiais, preços competitivos e benefícios exclusivos são os principais atributos do cartão fidelidade. Ao utilizá-lo, o consumidor , por meio da economia, terá uma melhor experiencia de compra, fazendo com que priorize a farmácia em detrimento aos concorrentes. O PEC beneficia o cliente toda vez que ele utilizar o cartão fidelidade em uma farmácia integrada a uma rede associada à Febrafar.
Esteticamente semelhante aos cartões praticados no mercado, o cartão fidelidade permite ao usuário receber descontos em todos os medicamentos comercializados na loja – iniciativa que fará economizar e, com isso, estimulará a comprar cada vez mais. Após conhecer as vantagens proporcionadas da fidelidade, o cliente entenderá que aquela loja lhe proporciona economia e bem-estar.
Sobre a Febrafar
A Febrafar contribui para a expansão das redes associativistas e independentes no país, oferecendo eficientes modelos de gestão de negócios no mercado farmacêutico. Atualmente, reunimos um grupo de 58 redes associativistas e independentes de farmácias, abrangendo cerca de 10 mil farmácias e drogarias.

DSOP Educação Financeira
Av. Paulista, 726 - 12º andar - cj. 1205 - São Paulo - SP Telefone: (11) 3177-7800

Sala de imprensa DSOP
Empresa DSOP Educação Financeira Ltda