Pautas | Secovi-SP | 14/03/2019 10:11:12 | 148 Acessos
Levantamento do Secovi-SP aponta ligeira alta de 0,33% nos custos condominiais
O índice foi verificado em janeiro, na Região Metropolitana de São Paulo. No acumulado de 12 meses, a variação de 5,25% ficou abaixo do IGP-M

Em janeiro, os custos condominiais registraram um ligeiro aumento de 0,33% na Região Metropolitana de São Paulo, conforme apurado pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP. A variação acumulada em 12 meses (fevereiro de 2018 a janeiro de 2019) foi de 5,25%, percentual abaixo do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), da Fundação Getúlio Vargas, que apresentou variação de 6,74% no mesmo período.

Os itens Manutenção e Equipamentos e Diversos subiram 0,01% no mês e 6,75% no acumulado de 12 meses. As despesas com Conservação e Limpeza tiveram variação mensal de -0,02% e de 7,03% no acumulado. O item Pessoal e Encargos subiu 0,39% no mês e 4,61% no acumulado. O item Tarifas subiu 0,53% no mês e 5,78% no acumulado.

Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios da entidade, explica que o Icon serve como parâmetro da variação dos custos dos condomínios residenciais, mas não deve ser utilizado como um índice de reajuste da taxa condominial. “De acordo com a característica e o porte, cada condomínio possui a sua própria estrutura de despesas. O mais adequado, portanto, é que o síndico consulte sua administradora para verificar o aumento real dos gastos mensais, a fim de que, no futuro, não ocorra um desequilíbrio nas contas do condomínio.”

ÍNDICE DOS CUSTOS CONDOMINIAIS NA RMSP
Variação (%) acumulada 12 meses do ICON e IGP-M

Assessoria de Comunicação:
Tels.: (11) 5591-1197 (Catarina Anderáos), 1256 (Rosana Pinto), 1188 (Leandro Vieira), 1189 (Shirley Valentin), 1253 (Maria do Carmo Gregório) e 1216 (Luciana Ferreira).
E-mail: aspress@secovi.com.br

Sala de imprensa Secovi-SP