Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Andreoli MSL Brasil | 14/03/2019 16:39:45 | 114 Acessos
Aditivos alimentares: seguros e necessários

A ideia de que os aditivos alimentares são perigosos para a saúde é um mito. Segundo especialistas de todo o mundo, essas substâncias, além de oferecerem múltiplas vantagens aos consumidores, são totalmente seguras para o corpo. Quando são adicionados aos alimentos, ajudam a manter sua frescura, sabor, textura e aparência, desde sua fabricação até o momento em que são ingeridos. Graças a eles, os diferentes produtos são mantidos em boas condições durante toda a cadeia de produção, exposição e venda ao público. 

Embora muitos venham sendo usados há séculos para preservar produtos como vinho, peixe ou geleias, com o tempo surgiram novas variedades que são obtidas de plantas, animais, minerais ou através de processos sintéticos.
Todos os aditivos alimentares que são usados atualmente foram submetidos a processos de avaliação meticulosos para confirmar que são totalmente seguros para o consumo humano. O organismo internacional responsável por essa avaliação é o Comitê Conjunto de Especialistas em Aditivos Alimentares da FAO/OMS (JECFA, na sigla em inglês), conformado por cientistas de todo o mundo, especialistas em várias disciplinas relacionadas à segurança alimentar, como toxicologia, nutrição ou epidemiologia, entre muitas outras.
Desde 1956, o JECFA avaliou mais de 2.600 aditivos alimentares e somente aqueles cuja segurança foi confirmada foram aprovados para uso na preparação de alimentos e bebidas. Por sua vez, a Comissão do Codex Alimentarius, órgão conjunto da Organização Mundial da Saúde e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação, é responsável por definir os níveis máximos de aditivos que podem ser adicionados a diferentes produtos para garantir sua segurança.


"Embora muitas pessoas acreditem que os aditivos alimentares são perigosos, o realmente perigoso são as toxinas naturais dos alimentos, assim como a comida estragada", explica Josef Schlatter, toxicologista e membro do JECFA. De fato, aditivos como o ácido ascórbico, que ajuda a prevenir a proliferação microbiana, são necessários para manter as qualidades naturais e a frescura dos alimentos.
"O público pode se sentir tranquilo consumindo aditivos alimentares", aponta Dr. Orish Ebere, professor de farmacologia e toxicologia e membro do JEFCA. "Os especialistas da Organização Mundial de Saúde e do JEFCA trabalham arduamente para garantir que os alimentos com aditivos sejam perfeitamente seguros para a saúde".

FONTES:
1. Organização Mundial da Saúde, O JECFA é um comitê internacional de especialistas, 8 de fevereiro de 2019.https://www.youtube.com/watch?v=jvQ7nDcq4_0
2. Organização Mundial da Saúde, Aditivos Alimentares, 31 de janeiro de 2018.
https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/food-additives

Mais informações:
www.saludencorto.com
Sobre Salud en Corto
Salud en Corto é uma organização não governamental formada por uma equipe multidisciplinar de especialistas em saúde e nutrição, cujo objetivo é disseminar a cultura de prevenção da saúde e promoção do bem-estar da população latino-americana através de informações confiáveis sobre as ciências médicas.

Informações para imprensa: MSLGROUP Andreoli
Mayara Toni - mayara.toni@mslgroup.com (11) 3169-9341

Compartilhar
Sala de imprensa Andreoli MSL Brasil
Empresa ANDREOLI/MANNING, SELVAGE & LEE LTDA
Contato Mayara Toni
E-mail mayara.toni@mslgroup.com Fone (11) 31699331
Editoria (s) Alimentação
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta