Pautas | Paulus Editora | 15/03/2019 09:54:11 | 87 Acessos
Livro reúne narrativas populares ouvidas da boca do povo nos Estados da Bahia e Maranhão
Histórias são raros exemplos da riqueza da cultura popular brasileira, ainda viva em pleno século XXI.

Escrito por Marco Haurélio e Wilson Marques, o livro Contos e Lendas da Terra do Sol é uma homenagem às regiões, que segundo os autores, não são conhecidas dos geógrafos: os reinos desconhecidos, países de opulências e maravilhas.

Com ilustrações de Robson Araújo, a obra reúne contos populares e lendas ouvidos da boca do povo. Foram recolhidas histórias na Bahia e no Maranhão, entre os anos de 2005 e 2013, além disso, existem quatro contos provenientes de duas cidades do Ceará. De acordo com os autores, todas as histórias são raros exemplos da riqueza da cultura popular brasileira, ainda viva em pleno século XXI.

O título “A Terra do Sol” faz referência ao Nordeste, região cujos biomas predominantes, a caatinga e o cerrado, serviram de cenário para muitas sagas e alimentam ainda o imaginário de muitos contadores de histórias.

O autor Marco Haurélio espera contribuir para despertar, ou ampliar, o interesse das crianças e jovens pelas narrativas orais, e, embora este livro seja destinado a leitores de todas as idades, pode ainda ser trabalhado na sala de aula e nas rodas de histórias.

Marco Haurélio é poeta de cordel, pesquisador da cultura popular brasileira, profere palestras e ministra oficinas nas quais sempre enfatiza a base de sua formação cultural: o folclore de sua região.

Wilson Marques é natural de Caxias (MA), formou-se em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tendo trabalhado como repórter em São Luís (jornais Diário do Norte e O Estado do Maranhão) e São Paulo (Universidade de São Paulo e Diário do Grande ABC). É autor de mais de uma dezena de títulos infanto-juvenis.

Ficha técnica
Título: Contos e Lendas da Terra do Sol
Autores: Marco Haurélio e Wilson Marques
Coleção: Narrando o Brasil