Pautas | GP Comunicação | 15/04/2019 13:45:50 | 258 Acessos
Embalagem influencia decisão de compra do brasileiro, mostra Two Sides
Levantamento destaca os principais atributos da embalagem que são levados em conta pelo consumidor. O papel foi apontado como o melhor produto para o meio ambiente

A embalagem utilizada nos produtos tem uma importante influência na decisão de compra dos consumidores, que consideram positivos aspectos como a proteção dos produtos e as informações nelas contidas. Contudo, o volume de resíduos gerado pelas embalagens e a reciclagem ainda incipiente são pontos críticos de sua utilização, segundo aponta pesquisa realizada no Brasil, junto a 400 consumidores, por Two Sides, organização sem fins lucrativos com atuação em cinco continentes, que aborda questões relativas ao mercado de produtos impressos em papel.

“As embalagens são fundamentais em todos os setores de atividades e um termômetro da economia. Por isso, buscamos avaliar a percepção do consumidor brasileiro quanto a sua relevância e finalidade, sua destinação pós-consumo e os impactos ambientais decorrentes dela”, conta Fábio Mortara, presidente de Two Sides Brasil.
Segundo a pesquisa de Two Sides Brasil, as embalagens influenciam a decisão de compra, com maior ou menor frequência, em 99% dos casos. Para 32%, esta influência é constante e, para 41,75%, é frequente. “A relevância das embalagens para a decisão de compra tem direcionado a indústria a aperfeiçoar cada vez mais os materiais e a tecnologia empregados na fabricação desses produtos”, destaca Mortara.

As características das embalagens que mais influenciam as compras são sua capacidade de proteger o produto - na opinião de 64% dos entrevistados -, as informações que elas trazem - segundo 52% deles - e a facilidade de abertura ou fechamento, ponto relevante para 47% dos entrevistados. O tamanho das embalagens – mais especificamente, aquelas de menor dimensão -, assim como sua aparência e a matéria-prima utilizada em sua confecção também são fatores levados em consideração pelos consumidores no momento da compra.
Dentre as embalagens descartadas, as fontes mais significativas de resíduos, segundo os entrevistados, são os pacotes de cigarro, copinhos de café, pacotes de salgadinhos, canudos e tampas de garrafas e os sacos plásticos. Em contrapartida, sacolas de papel foram apontadas como fontes menos significativas de lixo.
Entre os materiais utilizados na fabricação de embalagens, a pesquisa avaliou quais seriam os preferidos em relação a vários aspectos como a capacidade de proteção dos produtos e aumento de sua durabilidade, capacidade de reciclagem, facilidade de abertura ou fechamento, facilidade de armazenamento, peso, praticidade, aparência, reutilização, segurança no uso e robustez, além do impacto ambiental.
Em termos ambientais, quatro em cada dez entrevistados preferem o papel por considerarem que é o melhor para o meio ambiente e por ser mais fácil de reciclar. O peso menor das embalagens de papel foi uma característica apontada por mais da metade dos entrevistados (52%), bem como sua praticidade, atributo citado por 30% dos pesquisados, além de ser um material de uso seguro – aspecto também indicado no caso do vidro.

Quase a metade dos entrevistados considera que a embalagem de vidro proporciona melhor proteção aos produtos (49%), é mais fácil de armazenar (35%), tem a melhor aparência (43%) e é o material mais reutilizável (47%).
O plástico não figurou como material preferido em nenhum dos aspectos questionados e foi apontado como o material menos amigável ao meio ambiente.

RECICLAGEM DE EMBALAGENS É UM DESAFIO NO MERCADO BRASILEIRO
A pesquisa realizada por Two Sides sobre a percepção dos consumidores brasileiros em relação ao mercado de embalagens mostra que 83% deles consideram que a reciclagem destes produtos é difícil, devido a fatores como falta de espaço de armazenamento em suas residências, falta de coleta seletiva onde reside e também devido à falta de interesse, de tempo e da dificuldade em separar os materiais.
Em contrapartida, a maioria dos entrevistados diz que já envia para reciclagem a totalidade das embalagens de papel, metal e plástico daquilo que consome, mas demonstra falta de percepção clara sobre o índice e a capacidade de reciclagem desses materiais.
Os materiais que a maioria das pessoas afirma enviar para reciclagem sempre ou com frequência são o vidro (63%) e o papel (58%), enquanto o plástico e o metal são reciclados em 56% dos casos nessas frequências.
O levantamento de Two Sides revela ainda que 32% dos entrevistados apontam o plástico como o material menos amigável ao meio ambiente, seguido pelo vidro (28%) e metal (24%). O papel aparece na última posição, e foi citado por apenas dois em cada dez consumidores (23%).

O presidente de Two Sides observa que as embalagens de papel são as que possuem o maior índice de reciclagem, mas a recuperação de metal é mais conhecida por conta das latas de alumínio. “Apesar disso, a recuperação do papel, de forma geral, incluindo embalagem, papel cartão e papel de imprimir e escrever atingiu 67% em 2017”, completa Mortara.

Sobre a Two Sides
Two Sides é uma organização global, sem fins lucrativos, criada em 2008 por membros das indústrias de celulose, papel e comunicação impressa. Two Sides promove a produção e o uso responsável da impressão e do papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desse recurso. O papel, por ser proveniente de árvores plantadas e gerenciadas de forma sustentável, é um meio de comunicação excepcionalmente poderoso, de fonte renovável, reciclável e biodegradável.

Informações à Imprensa:
GPCOM Comunicação Corporativa