Pautas | Approach - SP | 15/04/2019 16:19:04 | 218 Acessos
Italiana, francesa e contemporânea são as cozinhas mais presentes na 24ª SP Restaurant Week

Maior evento gastronômico do país vai até dia 21 de abril e reúne também casas árabes, japonesas, amazonense, vietnamita, argentinas, mexicana e peruanas, entre outras
Conhecer o mundo pelo prato é uma das grandes experiências da SP Restaurant Week. O maior evento gastronômico do país, que vai até 21 de abril, oferece casas com inspiração em diferentes culturas entre as 190 participantes desta 24ª edição.
A cozinha italiana é a mais presente, com 35% dos restaurantes participantes, seguida da contemporânea, com 19%; da francesa, com 13%; e da argentina, com 11%.

O evento é uma viagem gastronômica por vários continentes. Há casas dedicadas a culturas tão distintas quanto a vietnamita, mexicana, peruana, espanhola, árabe, amazonense, mediterrânea, belga e alemã, entre outras.
“Essa variedade é uma das marcas da Restaurant Week, cuja proposta é proporcionar novas experiências e o acesso à boa gastronomia”, comenta o CEO da Restaurant Week, Fernando Reis.
As cozinhas
As massas, os molhos, o tempero e o afeto evocado pelos aromas da Itália estão em casas consagradas como Lellis Trattoria, Antonietta Cuccina, Barollo Trattoria, Jamie’s Italian, La Pasta Gialla, Mamaggiore Cucina Italiana e Quattrino, entre outros que trazem essa gastronomia tão apreciada pelos brasileiros.

Já nas casas de cozinha contemporânea, os comensais vão poder passear por diferentes lugares em um mesmo menu. Uma das características dessa cozinha é mesclar técnicas clássicas e modernas, inspiradas em culinárias tão tradicionais quanto a italiana, a francesa, a oriental, a ibérica, a árabe e a brasileira.
“São Paulo é muito cosmopolita e a segunda maior praça gastronômica do mundo. É nesse caldeirão cultural que acabamos vendo as chamadas fusões, que são pratos que trazem informações de duas, três ou até quatro origens diferentes”, explica Arian Carneiro de Mendonça, curador dos pratos da 24ª SP Restaurant Week.
Entre as contemporâneas, estão casas como All Seasons, Bardassê, Hub Food & Art Lounge, Kofi & Co, Paris 6, Petí Panamericana e Restô CMDG, entre outros.

Os franceses estão representados por restaurantes como Bistrot de Paris, Ça Va e La Casserole, e os argentinos estão à mesa com Calle 54, San Telmo e Corrientes 348.
Já quem não dispensa a riqueza do território brasileiro não pode perder casas como Bio por Alex Atala e Amazônia, que traz sabores e aromas como jambu, tucupi, castanhas e cupuaçu.
Entre os 190 participantes, 94 oferecem menus vegetarianos.
Para participar do maior evento gastronômico do país, os chefs preparam menus especiais seguindo o tema da edição, que nesta é “do campo à mesa”, para enfatizar a importância de ingredientes frescos e locais. Os menus contêm entrada, prato principal e sobremesa, em duas categorias diferentes: o Menu Convencional e o Menu Premium. O preço do Menu Convencional é R$ 46,90 o almoço e R$ 58,90 o jantar. Já o Menu Premium sai a R$ 68 o almoço e a R$ 89 o jantar – nesta categoria, é necessário fazer reserva pelo site do evento (www.restaurantweek.com.br).
O Menu Premium tem, como objetivo, apresentar para o público criações de restaurantes premiados utilizando ingredientes especiais e receitas mais elaboradas.
Social
A Restaurant Week é também uma agente de transformação social. Participando do maior evento gastronômico do país os clientes poderão também gerar benefícios ao próximo.
O Instituto Cesar Cielo vai receber R$ 1 por menu degustado. A doação é opcional, acrescida à conta final do cliente. O montante final será destinado para projetos que visam a incentivar e desenvolver a natação no país, entre eles, o de fomentar novos talentos no esporte, que hoje atende a 200 crianças e adolescentes.
Outra forma de fazer o bem é doando as notas fiscais sem CPF à APAE-SP (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), por meio do aplicativo da Nota Fiscal Paulista.
As doações para o Instituto Cesar Cielo e para a APAE-SP, ambas opcionais, devem ser informadas ao restaurante no momento do pagamento.

Serviço:
24ª edição da São Paulo Restaurant Week