Pautas | JeffreyGroup | 15/04/2019 16:44:21 | 219 Acessos
Três primeiros meses de 2019 animam brasileiros para mercado de trabalho, aponta Randstad

Confiança para mudar de emprego mantem retomada após queda expressiva em período eleitoral de 2018; Índice deve crescer ainda mais nos próximos meses

Os brasileiros estão otimistas em relação ao mercado de trabalho do País. O comportamento é apontado pela pesquisa Randstad WorkMonitor do primeiro trimestre do ano, desenvolvida pela Randstad, líder global de soluções de RH. De acordo com o relatório, o Índice de Mobilidade do Brasil, medida que analisa a confiança do profissional e probabilidade de mudança de emprego nos próximos seis meses, manteve a tendência de alta do último trimestre e apontou crescimento de 4 pontos entre janeiro e março deste ano, atingindo a marca 129.

Os dados reforçam a retomada de ânimo dos profissionais após queda marcante de 9 pontos no terceiro trimestre de 2018, reflexo do cenário político indefinido. Nos últimos seis meses, o índice subiu 12 posições. “Com a sustentação da retomada de confiança, a expectativa é que o crescimento se mantenha esse ano inteiro, principalmente se o cenário econômico e político projetado pelo mercado se confirmarem”, explica Toni Camargo, diretor de operações da Randstad. De acordo com o executivo, a reforma da previdência pode ser fator fundamental para o desempenho do Índice de Mobilidade. “Só veremos uma queda nessa confiança se a reforma não for aprovada ou se houver um claro desentendimento do governo com o congresso”, complementa.

Mudança de emprego em 2019

A pesquisa também aponta que 71% dos brasileiros não mudaram nem de cargo, nem de empresa nos últimos seis meses do ano, mostrando maior movimento em relação ao trimestre imediatamente anterior, quando a porcentagem desse dado marcou 75%. Entre os que optaram pela mudança, 18% mudaram de empresa mantendo o cargo, 7% foram promovidos dentro da empresa; e 4% mudaram de empresa e de cargo.

Quando o assunto é a procura por novas colocações, o relatório revela que 34% dos profissionais são talentos passivos – não estão procurando vagas ativamente, mas avaliariam boas propostas recebidas – enquanto 28% estão procurando ativamente e outros 38% não estão interessados na busca no momento.

Sobre Randstad WorkMonitor
O Índice de Mobilidade da pesquisa, que rastreia a confiança do empregado e a probabilidade de mudança de emprego nos seis meses seguintes, proporciona um profundo entendimento sobre os sentimentos e tendência do mercado de trabalho. Além do Índice de Mobilidade, o relatório analisa a satisfação com o trabalho e motivação pessoal, além de uma seção de tema rotativo.
Realizada trimestralmente pela Randstad desde 2003, a pesquisa analisa atualmente 33 países localizados na Europa, Ásia Pacífico e Américas, com índices locais e globais. O estudo é realizado online com profissionais de 18-65 anos, que trabalham de forma remunerada um mínimo de 24 horas por semana (não inclui trabalhadores autônomos). O mínimo de entrevistas por país é 400, utilizando o painel SSI (Survey Sampling International), reconhecido internacionalmente, para definir as amostras. A primeira edição de 2019 foi conduzida entre 30 de janeiro e 15 de fevereiro.

Sobre a Randstad
A Randstad é líder global em soluções de Recursos Humanos, presente em 39 países e com 4.452 escritórios distribuídos pelos cinco continentes do mundo. A corporação emprega cerca de 33 mil colaboradores em seus países de operação. Com posicionamento inovador focado em tecnologia, a empresa está no Brasil com 21 filiais localizadas em todas as regiões do país, desenvolvendo serviços especializados para o mercado nacional, como: recrutamento & seleção; recrutamento especializado; outplacement; gestão do talento temporário; gestão integrada do talento alocado, assessment, RPO e Outsourcing. Pelo segundo ano consecutivo, a Randstad foi listada no Dow Jones de Sustentabilidade como referência em sua área. A empresa é listada na Bolsa de Valores NYSE Euronext.

Informações para a Imprensa
JeffreyGroup Brasil - randstad@jeffreygroup.com