Pautas | Editora Globo Livros | 17/04/2019 13:55:56 | 63 Acessos
Com mais de 430 mil livros vendidos, Bela Gil lança obra em que propõe um novo olhar para os alimentos

Em Bela Cozinha: da raiz à flor, autora e apresentadora do GNT traz receitas que evitam o desperdício, com ingredientes como raízes, cascas, talos, folhas e sementes.

Com a proposta de trazer um novo olhar para os ingredientes utilizados no dia a dia, que normalmente são descartados, Bela Gil lança Bela Cozinha: da raíz a flor, pela Globo Estilo. Neste livro, a autora, que também apresenta o programa ‘Bela Cozinha’, no GNT, traz receitas com elementos como raízes, cascas, talos, folhas, sementes, flores e etc e dá dicas para o uso de alimentos de forma integral. “Nossas escolhas e práticas alimentares podem mudar o mundo, ajudar a evitar o desperdício e a economizar recursos”, comenta Bela.
O livro reúne 57 receitas que também sugerem maneiras de baratear o custo da alimentação saudável e ampliar a economia agrícola. Dividido em quatro capítulos (Petiscos, acompanhamentos e saladas; Pratos principais; Sobremesas e Bebidas), a obra traz também um exclusivo com dicas da Bela para a melhor forma de preparo desses ingredientes.
“Quando ampliamos o nosso olhar sobre um alimento, ganhamos mais opções. O objetivo deste livro é trazer um novo olhar para a comida do dia a dia e descobrir novos ingredientes já presentes nos alimentos – é o que eu chamo de “novos ingredientes que todo mundo já conhece”.”, explica a autora. Ao longo do livro, as receitas revelam que a casca do melão tem o potencial culinário de um chuchu; a semente do mamão, o de uma pimenta-do-reino; a semente do cupuaçu, o de um nibs de cacau; e que a folha de brócolis pode substituir perfeitamente a couve. Na última temporada do programa, em que o lema foi “cozinha fora da caixa”, Bela mostrou – na prática - que é possível dar um novo olhar a ingredientes que todo mundo já conhece e, levou para a mesa partes de plantas que costumam ser descartadas na culinária tradicional.
Ao transformar o olhar em relação ao alimento é possível combater o desperdício, aumentar o apreço pela natureza e melhorar a economia doméstica. “Cinquenta porcento de um melão é a casca. Se vamos à feira e pagamos 5 reais por 1 quilo de melão e quando chegamos em casa jogamos a casca fora para consumir somente a polpa, estamos jogando 2,50 reais no lixo.”, explica Bela.
E essa mudança no olhar pode transformar também o produtor. “A raiz da cenoura pode ser separada e ele precificar a rama, pode vender a flor do brócolis e precificar as folhas, pode vender o cacho de banana e precificar o coração da bananeira. Tenho a esperança de um dia ver nas bancas de feiras e prateleiras dos supermercados maços de rama de cenoura, folhas de brócolis, cascas de melancia, sementes de mamão e outras maravilhas – expostas, precificadas e vistas como ingredientes convencionais”, diz a autora.
Bela acredita que a democratização da alimentação saudável e o combate ao desperdício de alimentos se dará com a transformação da agricultura e da cultura alimentar. “Espero que este livro abra a mente e o apetite de muitos para uma alimentação mais diversa, barata e saudável.”, comenta.
SERVIÇO LANÇAMENTOS
BELO HORIZONTE
27/04 - Livraria Leitura – Shopping Pátio Savassi – das 15h às 18h
Av. do Contorno, 6061 – São Pedro

Sobre a autora:
Bela Gil era ainda adolescente quando descobriu a prática de yoga e com ela começou a se interessar pelos benefícios da culinária saudável. Aos 18 se mudou para Nova York, onde morou por oito anos. Tendo que cozinhar sua própria comida, Bela se aprofundou no mundo da culinária e nutrição. Se formou em Culinária Natural pelo Natural Gourmet Institute e em Nutrição e Ciência dos Alimentos pela Hunter College. Seu interesse nas filosofias Macrobiótica e Ayurvédica a fez perceber que as escolhas alimentares afetam não somente a nossa saúde - Para Bela, comer bem é um ato de compaixão consigo mesmo e com o meio ambiente. De volta ao Brasil, ela se dedica a disseminar a importância da alimentação natural. É apresentadora dos programas Bela Cozinha e Vida Mais Bela, no canal GNT. Atualmente, Bela cursa mestrado na Universidade de Ciências Gastronômicas, ligada ao movimento Slow Food, na Itália, e também ministra workshops e palestras de culinária.

Título: Bela Cozinha – da raiz à flor: Um novo olhar sobre os ingredientes do dia a dia
Autor: Bela Gil | Páginas: 136 | Formato: 18.9X24.6cm
ISBN: 978-85-250-6703-6 | Preço: R$ 59,90