Pautas | Atelier de Imagem e Comunicação | 23/04/2019 16:10:14 | 173 Acessos
Primeiro álbum gravado ao vivo da Big Band Bixiga 70 chega pelo Selo Sesc
O disco digital traz repertório do disco Quebra-Cabeça e músicas de Cds anteriores

Com seu caldo musical variado, percorrendo gêneros como o jazz, música brasileira, latina e africana, a banda instrumental Bixiga 70 cativou fãs e os deixou ansiosos por um álbum ao vivo. Agora seus admiradores terão o tão esperado CD. O Selo Sesc lança em 3 de maio o digital Sessões Selo Sesc #5: Bixiga 70. Gravado em janeiro deste ano em show realizado no Sesc 24 de maio, o disco traz o repertório de Quebra-Cabeça, cujas sessões se deram após um período de internacionalização da banda, que tocou em festivais, como SXSW em Austin (EUA), Glastonbury (Inglaterra), North Sea Jazz Festival (Holanda) e Roskilde (Dinamarca).

O som original, dançante, sem vocais e que se apoia fortemente na percussão e nos metais do Bixiga 70 está presente neste inédito álbum digital, cujo show teve o cenário e iluminação de Anna Turra e áudio de Bernardo Pacheco. Além das faixas do Quebra-Cabeça, o digital Sessões Selo Sesc #5: Bixiga 70 traz músicas de CDs anteriores como "100%13"do álbum Bixiga 70 III (2015).
Cuca Ferreira, saxofonista da banda, destaca que o grupo é uma banda de palco. “O ‘habitat natural’ do Bixiga70 é o palco. Nosso som se alimenta, cresce, e é praticamente dependente da energia que se estabelece entre banda e público nos nossos shows. Isso ficou claro para nós desde a nossa primeira apresentação em 2010. De lá para cá, foram quatro discos. Todos gravados no nosso estúdio. Agora, pela primeira vez, temos um desses shows gravado e lançado pelo Selo Sesc. Para não dependermos mais apenas das nossas lembranças.”

Formação
Bixiga 70 é formado por Cris Scabello (Guitarra), Cuca Ferreira (Saxofone Barítono e Flauta), Daniel Nogueira (Saxofone Tenor e Flauta), Daniel Gralha (Trompete), Décio 7 (Bateria), Douglas Antunes (Trombone), Marcelo Dworecki (Baixo), Mauricio Fleury (Teclados e Guitarra) e Rômulo Nardes (percussão).

Serviço:
#5 Bixiga 70 – Sesc 24 de Maio [repertório do CD]
1-Primeiramente
2-Quebra-Cabeça
3-4 Cantos
4-100% 13
5-Ladeira
6-Pedra de Raio
7-Torre
8-Areia
9-Ilha Vizinha
Ficha Técnica do Álbum
Técnico de PA do show: Bernardo Pacheco
Técnico de Monitor: Gustavo Potumati
Produção: Márcia Godoy
Assessoria de Imprensa: Patrícia Dornelas
Cenário e Iluminação: Anna Turra
Roadies: Junior Zorato e Fernando Pancho
Edição: Cris Scabello (Estúdio Traquitana)
Mixagem e masterização: Clement Zular

Sessões Selo Sesc
Atento à vasta programação musical circulante nas unidades do Sesc, o Sessões Selo Sesc surge com o intuito de disponibilizar registros sonoros de shows com boa qualidade e em formato digital através das plataformas de streaming (Deezer, Spotify, Apple Music, entre outras). Em formato bootleg, mas com excelente captação, mixagem e masterização, os álbuns reaproximam o público da experiência in loco e podem ser acessados a qualquer momento pela internet. No ar desde 2017, no projeto já foram lançados os álbuns de Orquestra Mundana Refugi (Sesc Consolação), Siba e a Fuloresta (Sesc Pompeia), Metá Metá (Sesc Bom Retiro), Rahsid (Vila Mariana).
Selo Sesc
Criado há 15 anos, o Selo Sesc tem o objetivo de registrar o que de melhor é produzido na área cultural. Constrói um acervo artístico pontuado por obras de variados estilos, da música ao teatro e cinema. Em 2018 lançou dezenas de discos, entre eles “Debut” de Paulo Martelli, “A Paixão Segundo Catulo”, dirigido por Mário Sève, “Mar Virtual” de Eugénia Melo e Castro, “Viola Paulista”, dirigido por Ivan Vilela, “Tradição Improvisada”, de Nelson da Rabeca e Thomas Rohrer, “Cantos de Trabalho II”, da Cia. Cabelo de Maria e “Intuitivo”, de Itiberê Zwarg & Grupo”, “Jacob do Bandolim 100 Anos – Sentimento e Balanço”, de Joel Nascimento e Fábio Peron, “Blue Voyage”, de Raul de Souza e “Anaí Rosa atraca Geraldo Pereira”, de Anaí Rosa, além do Box de DVDs Movimento Violão, a série em DVD “O Som da Orquestra – Exército dos Metais” e os lançamentos exclusivos para o digital: “Basa Black Bossa” de Alexandre Basa, Ilíada e Odisseia – Ritmo e Poesia e a série “Sessões Selo Sesc”, com gravações de shows ocorridos nas unidades do Sesc: #1: Orquestra Mundana Refugi, #2: Siba e a Fuloresta, #3: Metá Metá.
Este ano foi lançado no mercado digital o álbum Sessões Selo Sesc #4: Rashid. O CD-livro São Paulo: paisagens sonoras (1830-1880) da pesquisadora, cantora, musicóloga e mezzo-soprano Anna Maria Kieffer, os CDs Duo + Dois (Fernando Melo, Luiz Bueno, Carlos Malta e Robertinho Silva), Construtores de Sons (Marco Scarassatti e Livio Tragtenberg), Universo (Grupo Rumo) e o DVD Exército dos Metais, da série O Som da Orquestra.

Zumbido
Zumbido, uma publicação Selo Sesc, e´ a revista digital sobre mu´sica do Selo Sesc e está disponi´vel no aplicativo mobile do Sesc em Sa~o Paulo (iOS e Android) e no Medium (sescsp.org.br/zumbido). A revista chega para discutir a música como linguagem, sem ignorar o componente afetivo que nos move ao dar o play num fonograma, baixar a agulha no vinil ou vasculhar o encarte de um CD. Com atualizações semanais, a revista serve como um espaço para reflexão sobre os diversos aspectos da cadeia musical. Para suas seções, são convidados compositores, escritores, jornalistas e músicos para a produção dos textos.
Nas redes
sescsp.org.br/selosesc