Pautas | Paulus Editora | 24/04/2019 13:14:22 | 161 Acessos
Em novo livro, Papa Francisco comenta o mistério da oração da Ave Maria
O Santo Padre aborda o mistério de Maria percorrendo verso por verso da Ave-Maria

No livro Ave Maria, publicado pela PAULUS Editora, Papa Francisco aborda o mistério de Maria percorrendo verso por verso a oração Ave-Maria, num diálogo vivo e fecundo com Padre Marco Pozza, teólogo e capelão do Presídio de Pádua, na Itália.

“Maria é a própria normalidade, ela é uma mulher que qualquer mulher neste mundo poderia dizer que pode imitar: trabalhava, fazia compras, ajudava o Filho, ajudava o marido”, diz Francisco. Apesar disso, essa criatura “normal” torna-se o instrumento de uma nova criação, de uma nova aliança: “A recriação começa com Maria, com uma mulher sozinha”. E é sobre a mulher e seu papel que se concentra a reflexão do Papa: “A Igreja é mulher, a Igreja não é do gênero masculino, não é ‘o’ Igreja”.

No capítulo introdutório, chamado “Esperança Segura”, o pontífice relata que após a experiência espiritual com o padre Marco Pozza, a partir do Pai-Nosso, pareceu-lhe bonito repassar com Pozza outra oração que acompanha os cristãos desde a infância. “Ave Maria cheia de graça”: assim começa a prece que aprendemos desde crianças e que, especialmente nas dificuldades, retorna aos nossos lábios e aos nossos corações, como escreve Francisco.

Cada capítulo da obra reflete sobre um trecho da Ave-Maria. Na segunda parte do livro, escrita por Marco Pozza, a Ave-Maria entra em um presídio, sinal e meio de conversão e consolo. Ao longo do capítulo o sacerdote traz o relato da experiência dos presidiários com a fé e Maria.

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, filho de imigrantes piemonteses. Seu pai, Mario, era técnico em contabilidade em uma rede ferroviária, e sua mãe, Regina Sivori, ocupava-se de casa e da educação dos cinco filhos. Aos 21 anos, após se formar em química, ingressa no noviciado da Companhia de Jesus (Jesuítas). Ordenado sacerdote em 1969, bispo auxiliar de Buenos Aires em 1992, nomeado arcebispo da mesma cidade em 1998 e cardeal em 2001, foi eleito papa em 13 de março de 2013 com o nome de Francisco.

Marco Pozza (1979), doutor em Teologia, é capelão do Presídio de Pádua, no norte da Itália. Colaborador de diversos jornais, publicou uma trilogia sobre a figura de Cristo, comenta o Evangelho para a emissora de TV RAI 1 e apresentou o especial Ave-Maria pela TV2000, que serviu de base para a publicação deste livro. É autor com o Papa Francisco do livro Pai Nosso.

Título: Ave Maria
Autor (a): Papa Francisco
Coleção: Avulso
Acabamento: Brochura