Pautas | Verbo Nostro Comunicação Planejada | 24/04/2019 16:02:55 | 258 Acessos
Núcleo de Contadores de Histórias interpretam obras de Ignácio de Loyola Brandão e Heloisa Prieto

O tradicional evento realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto acontece neste sábado (27), das 9h às 12h, na sede da entidade. Neste encontro, o grupo irá ensaiar a performance do Cortejo de Contação de Histórias que acontece no dia 15 de junho, durante a 19ª Feira Nacional do Livro. Autores são os homenageados nesta edição da feira. O evento é aberto à população e interessados em aprender a contar histórias

Ribeirão Preto (SP), 24 de abril de 2019 – Neste sábado (27) acontece mais um encontro do Núcleo de Contadores de Histórias, promovido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, realizado na sede da entidade (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América). A atividade, gratuita e aberta para todos os públicos, acontece das 9 às 12 horas.

O foco deste encontro será a organização e planejamento do cortejo “Encantadores de Histórias”, que será apresentado no dia 15 de junho (sábado), durante a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Segundo a coordenadora do Núcleo de Contadores de Histórias, a atriz Míriam Fontana, a reunião será para um estudo, lapidação e ensaio da apresentação. “São as atividades corporais e a troca de informações entre os integrantes que promovem esta integração e descontração do grupo. Neste sábado, cada participante irá expor o livro selecionado e contar as histórias, extraindo da obra frases importantes que deverão motivar a abordagem do grupo com o público durante o cortejo”, explica. Neste ano, o grupo contará histórias dos autores homenageados pela Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto: Ignácio de Loyola Brandão e Heloisa Prieto através de interações musicais e poéticas.

Míriam Fontana destaca ainda que é sempre um desafio produzir e realizar um cortejo. “Requer uma energia vibrante, uma força interior pulsante. Precisamos ter um impacto”, destaca. Por isso, segundo ela, os encontros e ensaios são tão importantes.

Sobre os autores do Cortejo Encantadores de Histórias

Ignácio de Loyola Brandão: Escritor e jornalista, já publicou 45 livros entre romances, contos, crônicas, biografias, viagens e infantis, muitos deles com traduções para o inglês, espanhol, alemão, italiano, húngaro, checo e coreano. São destaque em sua produção livros como "Zero", "Não Verás País Nenhum" e "Os Olhos Cegos dos Cavalos Loucos". Seu romance mais recente, "Desta terra nada vai sobrar a não ser o vento que sopra sobre ela", esgotou-se no primeiro mês de seu lançamento, em outubro de 2018. Neste mês de março, o escritor foi eleito, por unanimidade, à Academia Brasileira de Letras e passou a ocupar Cadeira 11.

Heloisa Prieto: Tem 77 obras de ficção e fantasia voltadas para público de todas as idades. É detentora dos prêmios como União Brasileira dos Escritores (melhor livro de folclore e melhor livro infanto juvenil), Jabuti (melhor projeto editorial), Fundação Nacional do Livro (melhor livro de reconto). Possui diversas obras adaptadas para o teatro, cinema e televisão, tais como “Mil e Um Fantasmas” (Cia do Grito), “Lá vem História” (TV Cultura), Mano (série que inspirou o filme “As melhores coisas do mundo” - direção Laís Bodanski).

Núcleo de Contadores de Histórias

A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. O núcleo se reúne para fomentar experiências, contação de histórias e planejamento para a sequência de atividades programadas. Os encontros acontecem uma vez por mês.

Sobre a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

A 19ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 9 a 16 de junho deste ano e traz como proposta de reflexão o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. A proposição vai embasar todas as atividades e debates do evento. Já consolidada como um dos maiores eventos culturais do país, a intenção dos organizadores é que a feira reúna uma programação com mais de 250 atividades - todas gratuitas e abertas para à população. São salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projeto educacionais, entre outras.

Como em todos os anos, a feira fará homenagem a um país - e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão. O autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Abreu e a professora homenageada (local), Amini Boainain Hauy e o patrono Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

SERVIÇO:

O que: Encontro do Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Data: 27 de abril de 2019
Horário: 9h às 12h
Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto - Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América
Informações: (16) 3911-1050
Obs.: Atividade aberta e gratuita

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)