Pautas | Jornal da USP | 24/04/2019 16:27:35 | 185 Acessos
USP lança curso de especialização on-line na área de nutrição
Objetivo é formar profissionais para elaborar estratégias de alimentação de praticantes de atividade física

A USP está com inscrições abertas para o processo seletivo de seu primeiro curso de especialização em Nutrição na modalidade on-line: a pós-graduação em Nutrição, Metabolismo e Fisiologia do Exercício Físico. O curso é uma iniciativa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade, amparado por seu Departamento de Nutrição e coordenado pelos professores Roberto Nascimento Silva e Paula Garcia Chiarello.

O objetivo é preparar profissionais para elaborar planos e estratégias de alimentação para atletas e praticantes de atividade física. A formação tem grande densidade técnica, oferecendo preparo para compreensão do metabolismo dos diferentes nutrientes presentes nos alimentos e sua relação com melhores resultados em termos de dieta.

O conteúdo passa pela avaliação nutricional, estratégia de hidratação, testes de esforço e até mesmo os possíveis distúrbios alimentares decorrentes da prática esportiva. Ao tratar da nutrição aplicada ao exercício, aborda os diferentes tipos de suplementos originados em carboidratos, proteínas e lipídios. Também aborda temas como recursos ergogênicos, integração do metabolismo com atividade física e síndrome metabólica.

Baseado em aulas ao vivo, o curso permite que os alunos façam perguntas e que elas sejam respondidas em tempo real por seus professores. Além disso, oferece um contato direto e semanal entre alunos e professores. A turma é limitada a 225 vagas.

A taxa para participar do processo seletivo é de R$ 290. O valor do curso é dividido em 24 parcelas de R$ 760. Podem se inscrever nutricionistas, educadores físicos, médicos, fisioterapeutas e demais profissionais da área da saúde formados que atuam ou pretendem atuar com praticantes de atividade física, seja em clubes, academias, SPAs ou consultórios.

Os interessados podem fazer suas inscrições nesta página. A data-limite para inscrição é 10 de maio.

Sala de imprensa Jornal da USP
Empresa Jornal da USP