Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | RS Press | 24/04/2019 16:34:42 | 121 Acessos
Envelhecimento e demências: a crescente necessidade de aprimorar o diagnóstico

 A partir do próximo ano, demências devem atingir um quarto da população com mais de 80 anos; Evento discutirá a importância dos exames de imagem no diagnóstico das doenças

O envelhecimento populacional é uma realidade: segundo o IBGE, em 2060, o Brasil terá 19 milhões de pessoas com mais de 80 anos. O aumento expressivo da expectativa de vida, apesar de um sinal positivo, traz desafios relacionados à saúde, já que a idade avançada é, por si só, um fator de risco para diversas doenças – inclusive as tão temidas demências.

Demência é uma palavra que, na crença popular, é com frequência relacionada à “loucura” – porém, diferentemente do senso comum, ela caracteriza um conjunto de sinais e sintomas que sejam suficientemente intensos para alterar as atividades do dia a dia de um indivíduo. Segundo previsão de pesquisadores da Universidade do Porto (Portugal) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as demências devem alcançar 1,6 milhão de pessoas com mais de 65 anos em 2020 – em um ano, a previsão é que cerca de um quarto da população com mais de 80 anos seja afetada. Por isso, cresce também a necessidade de debater o tema com os profissionais responsáveis por seu diagnóstico e tratamento, a fim de prepará-los para desafios futuros.

O maior evento de Diagnóstico por Imagem do Brasil, a 49ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2019), que será realizado de 2 a 5 de maio no Transamérica Expo Center em São Paulo/SP, traz as demências relacionadas ao envelhecimento em discussão, já que o arsenal de ferramentas que a Radiologia oferece atualmente para o diagnóstico das mais variadas doenças no cérebro é de extrema importância, e o neurorradiologista tem papel fundamental na avaliação e identificação dessas condições.

De acordo com Dr. Victor Hugo Marussi, neurorradiologista do Hospital Beneficência Portuguesa e Hospital Santa Catarina - São Paulo, os sintomas mais comuns das demências são dificuldade para lembrar nomes, lugares e objetos, dificuldade com a linguagem, falta de atenção e foco. “As causas são variáveis – podem ser reversíveis, como a depressão, hemorragias, hipotireoidismo e tumores, ou podem ser doenças degenerativas irreversíveis, como o Mal de Alzheimer, Degeneração Lobar Frontotemporal e Doença de Lewy”, afirma.

Até pouco tempo, os exames de imagem se restringiam a excluir algumas causas tratáveis de demências, como tumores e hemorragias. Contudo, as evoluções tecnológicas e científicas permitiram que os métodos de imagem se tornassem uma importante ferramenta para auxiliar o diagnóstico de doenças neurodegenerativas. “A Ressonância Magnética, por exemplo, permite avaliar a perda de volume cerebral em regiões alvo dessas doenças – não somente por meio da análise do neurorradiologista, mas também por meio de softwares que têm um gigantesco banco de dados comparativos com pacientes na mesma faixa etária e sexo”, comenta.

No futuro, há esperança: apesar do crescimento expressivo do número de idosos na população, os estudos e ferramentas têm se aperfeiçoado para aprimorar o diagnóstico e garantir uma assistência adequada a pacientes. “Acredito que o futuro no Diagnóstico por Imagem estará em exames que associem a excelente imagem anatômica que dispomos na Ressonância Magnética, com a imagem funcional dos estudos de medicina nuclear, que auxiliam a caracterizar diretamente proteínas “anormais” agregadas em regiões específicas do cérebro, e também avaliar áreas de conjunto de neurônios específicos”, aposta o neurorradiologista.

Em breve, o mundo estará cada vez mais diante de pacientes com demências e outras alterações neurológicas que têm íntima relação com o avançar da idade. Há a necessidade de preparar profissionais da saúde e até mesmo familiares para lidar com os sintomas. “Precisamos incluir este debate até mesmo dentro das políticas públicas de saúde, do ensino médico e também disseminá-lo à população, para que todos possam entender como lidar melhor com estes pacientes”, conclui Victor Hugo.

49ª Jornada Paulista de Radiologia | 1ª Jornada Paulista de Radiologia Intervencionista
Data: 2 a 5 de maio de 2019
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro, São Paulo – SP
Mais informações: www.jpr2019.org.br

Sobre a SPR
A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem foi fundada em 3 de março de 1968, na cidade de Jaú, interior de São Paulo. Atualmente, a entidade congrega mais de 7 mil associados. Integrada ao Departamento de Diagnóstico por Imagem da Associação Paulista de Medicina (APM) e filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a SPR, representada pelos seus presidentes, tem se dedicado ao longo desses anos especialmente à defesa dos radiologistas, ao desenvolvimento científico e a dinamização da especialidade.

Compartilhar
Sala de imprensa RS Press
Empresa SÔNIA REGINA MARTINS DE SOUZA - EPP
Contato Giulianna Muneratto
E-mail giuliannamuneratto@rspress.com.br Fone (11) 38756296
Editoria (s) Medicina, Saúde
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
doença ERVAS FORMAÇÃO ESSÊNCIA Naturaltech OESTE
APOIO ALZHEIMER LANÇA RISCO inflamação BRASÍLIA
REDUZ PROTEÍNA MINEIRAS HIDRATAR envolvida FUNCIONAL
PREVENÇÃO AJUDAR PARTICIPA VALE inhame GRANDE
PRINCIPAL ALHO GENTE PASTAS veganas CONGRESSO
REFORÇA SUPERMERCADISTA CICATRIZES EMPRESAS Centro FEIRA
TICKET PICANTE PELE SABORES ESTUDO ATRAÇÃO
CARDIOVASCULAR SETOR ACNE mostarda CERRADO sociobiodiversidade
PREMIAÇÃO DESCOBRE TROFÉU Manjericão NUTRIÇÃO
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta