Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Burson-Marsteller | 25/04/2019 11:53:21 | 228 Acessos
Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial: especialistas debatem os impactos da hipertensão e insuficiência cardíaca

No próximo dia 26 de abril é celebrado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, data que alerta para a importância do combate à essa doença silenciosa e que pode resultar em complicações cardiovasculares. A hipertensão é uma doença silenciosa que atinge 36 milhões de brasileiros¹, sendo mais de 60% idosos. A condição é preocupante, pois a hipertensão está diretamente relacionada com a ocorrência de eventos cardiovasculares, como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral)¹.

Muitas idas ao banheiro à noite podem indicar hipertensão

Um recente estudo divulgado em março no Congresso Anual da Japanese Circulation Society² revela que adultos que urinam uma vez ou mais por noite têm maior probabilidade de ter pressão arterial elevada, em comparação com aqueles que dormem a noite toda, sem a necessidade de ir ao banheiro.

Entre os participantes do estudo, que tinham em média 64 anos, cerca de 45% tinham pressão alta, que no estudo foi considerada como maior ou igual a 140/90 (mmHg). Os participantes também responderam a um questionário, onde 69% relatou ter noctúria, que é a necessidade de levantar para urinar durante a noite. Cerca de metade desses indivíduos tinham hipertensão². A partir desses dados, os cientistas calcularam que aqueles que urinavam uma vez ou mais por noite eram 40% mais propensos a ter pressão alta em comparação com aqueles que não tinham eventos noturnos².

Os riscos da insuficiência cardíaca (IC)

Outra doença cardiovascular que está intrinsecamente ligada à hipertensão é a insuficiência cardíaca, uma das doenças crônicas de mais difícil diagnóstico. A IC ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. Consequentemente, o fluido pode se acumular nas pernas, pulmões e em outros tecidos pelo corpo, o que causa falta de ar, inchaço dos membros inferiores e fadiga, entre outros sintomas³.

Temos especialistas disponíveis para falar sobre os riscos da hipertensão e da IC para o organismo e quais as principais abordagens de tratamento. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e também entre os brasileiros4. Segundo dados da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), mais de 380 mil pessoas morreram em decorrência de doenças cardiovasculares em 2017, responsáveis por mais de 30% dos óbitos registrados5. Os principais fatores de risco são: sedentarismo, obesidade, hipertensão, diabetes, estresse e níveis elevados de colesterol no sangue5.
Referências:
1. http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-04/campanha-alerta-sobre-os-riscos-da-pressao-alta
2. https://www.everydayhealth.com/hypertension/one-more-nightly-bathroom-trips-may-signal-blood-pressure-trouble-study-finds/
3. https://www.minhavida.com.br/saude/temas/insuficiencia-cardiaca
4. OPAS/OMS: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5253:doencas-cardiovasculares&Itemid=1096
5. Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) – Cardiômetro: http://www.cardiometro.com.br/

Bio dos speakers:

Dr. Pedro Schwartzmann
Dr. Pedro é Médico Assistente do Centro de Cardiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, e é também Médico da Unidade de Insuficiência Cardíaca do Centro de Cardiologia e também médico da Unidade Coronariana da mesma instituição. Doutor em Ciências Médicas pela USP.

Dr. Andrei Carvalho Sposito
Médico Cardiologista e Professor Titular (MS-6) da Disciplina de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Membro do Comitê Executivo da Regional das Américas da International Atherosclerosis Society, Professor Visitante da Universita' degli Studi di Parma, Senior Associated Investigator do National Heart, Lung and Blood Institute, National Institutes of Health, Bethesda, MD, USA and Scientific Consultant da Rush University, Chicago, Il, USA. Atua como membro de Advisory Board dos periódicos EbioMedicine (Lancet), Atherosclerosis, Journal of Geriatric Cardiology e atuou como Editor de Seção do BBA Clinical. Tem atuado como revisor em periódicos como N Engl J Med, ATVB, JACC, Hypertension, Am J Cardiol entre outros. Entre suas publicações estão capítulos no Harrison's Principles of Internal Medicine e Braunwald's Heart Disease e publicações em periódicos de referência em Medicina Interna e Cardiologia.

aline dumelle | account executive
bcw | burson cohn & wolfe
o: +55.11.3040.2398 | m: +55.11.97438.7296
www.bcw-global.com

2018 holmes report global pr agency of the year

Compartilhar
Sala de imprensa Burson-Marsteller
Empresa BURSON MARSTELLER S/C LTDA
Contato Aline Dumelle
E-mail aline.dumelle@bm.com Fone (11) 30402398
Editoria (s) Saúde
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta