Pautas | Instituto Inhotim | 14/05/2019 17:07:06 | 159 Acessos
Vai curtir o MECAInhotim? Veja o que mais você pode aproveitar no Museu e Jardim Botânico
Visitas temáticas promovem cultura, conhecimento e educação ambiental no Instituto. Programe-se!

O MECAInhotim acontece nesta sexta, sábado e domingo (17, 18 e 19), e as atrações prometem, mas uma vez, serem inesquecíveis: Gilberto Gil, Pitty, Céu e Tulipa Ruiz são apenas algumas delas. E a experiência no Inhotim pode ser ainda mais enriquecedora para o público, que poderá aprender sobre arte e botânica no Instituto, com acesso liberado às exposições e aos jardins que encantam mais de 350 mil pessoas por ano.

Para quem ainda não conhece o Inhotim, um ponto e partida pode ser a visita panorâmica, que explora as várias possibilidades de percurso pelos espaços. A saída da recepção acontece às 11h e às 14h, nos três dias de MECA, com inscrições gratuitas no local, 15 minutos antes.

Um passeio imperdível é a visita Nos Jardins do Inhotim: Paisagismo e Coleção Botânica, mediada pelo engenheiro agrônomo Juliano Borin, no domingo (19). Durante o percurso, os participantes podem aprender a dinâmica dos espaços botânicos do Instituto e técnicas de cultivo de plantas, além de terem acesso a áreas que normalmente não são abertas ao público, como as estufas e o epifitário. O grupo parte da recepção às 14h e as inscrições, no valor de R$ 40, abrem às 9h30, no mesmo local.
Sábado (18), tem uma visita temática especial em comemoração ao Dia Internacional da Diversidade Biológica (celebrado em 22/05). O Educativo Inhotim vai debater a biodiversidade local, o uso sustentável dos recursos naturais e a importância do respeito à fauna e à flora. É outra chance de os participantes conhecerem curiosidades sobre alguns destaques botânicos do Inhotim. O grupo sai às 14h30 da recepção, com inscrições gratuitas no local a partir das 14h15.

Também no sábado (18) acontece uma ação educativa na Galeria Claudia Andujar, que reúne centenas de fotografias do povo Yanomami. A floresta, as arquiteturas, os costumes, os corpos e os encontros dos indígenas com os ‘não-índios’ são revelados pelo processo de pesquisa e imersão da artista nessa cultura. Em As Cores que Eu Não Sei o Nome, O Educativo propõe uma expansão do entendimento sobre esse povo, por meio do diálogo e pela experimentação de pigmentos naturais. Não é necessário se inscrever para a atividade, que ocorre gratuitamente das 10h às 12h e das 14h às 16h, na Galeria.
Sábado (18) e domingo (19) tem a visita temática especial com o tema da 17ª Semana Nacional de Museus – Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições. O ponto de partida é o território de Brumadinho e suas histórias, a partir do Instituto e dos acervos artístico e botânico. O passeio é gratuito, das 10h30 às 12h, com saída da recepção.
Acesse a programação completa do Instituto neste link. Baixe fotos do Inhotim para divulgação.
Serviço:
Ingressos para o MECA: http://mecainhotim.com/#ingresso
*Os ingressos para o MECA dão acesso à visitação no Museu e Jardim Botânico.

Ingressos para o Inhotim
Os visitantes que não desejam participar do MECA têm acesso aos jardins e às galerias do Parque normalmente, incluindo a programação educativa, durante o horário de funcionamento:
Terça a sexta-feira: 9h30 às 16h30
Sábado, domingo e feriado: 9h30 às 17h30

Inteira: R$ 44
Meia: R$ 22
Quarta-feira (exceto feriados): gratuito
Moradores de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim não pagam ingresso de visitação.

Opções de transporte
Para chegar ao Inhotim, localizado a 60 km de Belo Horizonte, é possível pegar uma das vans oferecidas pela Belvitur, agência oficial de turismo e eventos do Inhotim, que saem da Savassi. Há também a opção dos ônibus da Saritur, com saída da rodoviária de Belo Horizonte.
Confira abaixo:

Vans Belvitur
Onde: saída do Hotel Holiday Inn – Rua Professor Moraes, 600, Funcionários – BH/MG
Valor: R$ 66 ida e volta
Como comprar: mediante reserva por telefone (31) 3290-9180 ou e-mail: inhotim@belvitur.com.br

Ônibus Saritur
Onde: saída da Rodoviária de Belo Horizonte
Valor: R$ 41,05 (ida) e R$ 37,15 (volta)
Mais informações: www.saritur.com.br
Instituto Inhotim