Pautas | PG1 | 15/05/2019 16:05:26 | 180 Acessos
Primeiro simulado da ONU exercita diplomacia entre alunos de Ribeirão Preto (SP)
Estudantes do Colégio Marista Ribeirão Preto participam de simulação internacional em parceria com a instituição Internationali Negotia

O Colégio Marista Ribeirão Preto, em parceria com a instituição Internationali Negotia, realiza nesta sexta-feira (17) e sábado (18) sua 1ª Simulação Internationali Marista (SIM) no interior do estado de São Paulo. Com um formato inovador, este desafio estudantil consiste na reprodução de debates realizados em fóruns internacionais, como o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), Organização dos Estados Americanos (OEA), entre outros. Nesses debates, os alunos vestidos à caráter assumem o papel de embaixadores dos países que representam no evento que terá como foco a crise socioeconômica e política que a Venezuela tem sofrido desde o final do governo de Hugo Chávez, adentrando o atual governo de Nicolás Maduro.

“Quem sabe nossos estudantes consigam apontar uma possível solução? Este evento é um momento de grande aprendizagem, pois os alunos se colocam no lugar de delegados nesse conflito, defendendo o ponto de vista dos Estados envolvidos na discussão de questões humanitárias e refletindo sobre assuntos muito importantes para nossa atualidade”, destaca Lucia Montagnani, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio da escola. Ela explica que o objetivo dessa atividade é proporcionar ao estudante o desenvolvimento de habilidades como oratória, argumentação e negociação. No sábado, das 18h às 20h, será realizada uma Noite Cultural aberta aos pais.
Os participantes receberão certificados válidos em inserção de currículo acadêmico. Aqueles que obtiverem melhor desempenho serão convidados para a última etapa do Modelo Internacional do Brasil (MIB), uma simulação de elite em nível nacional realizada anualmente em Brasília (DF). O primeiro lugar da final nacional dos últimos dois anos recebeu como prêmio passagem, hotel e taxa de inscrição para participar da Simulação oficial da ONU da Harvard University nos Estados Unidos, sendo esse também o prêmio previsto para esse ano.

Serviço:
1ª Simulação Internationali Marista (SIM) de Ribeirão Preto
Datas: 17 e 18 de maio
Local: Colégio Marista Ribeirão Preto – Rua Bernardino de Campos, 550 – Centro – Ribeirão Preto /SP

* Evento exclusivo para alunos da 8ª série do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio da escola.
Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br

Guilherme Ávila
guilherme@pg1com.com