Pautas | Loures Consultoria | 20/05/2019 15:08:55 | 85 Acessos
CLP vai premiar Estados que adotaram práticas inovadoras na gestão pública
Com inscrições até 19 de junho, Prêmio 'Destaque Boas Práticas' vai selecionar as iniciativas que mais impactaram o setor público em 2018

Políticas públicas de sucesso devem ser reconhecidas e valorizadas. Essa é a premissa do Prêmio Excelência em Competitividade, realizado pelo CLP – Liderança Pública, que contempla os estados brasileiros que adotaram políticas públicas articuladas, instrumentalizadas e organizadas e que principalmente, fomentaram a competitividade em suas localidades. A 3ª edição da solenidade está com inscrições abertas até 19/06 e vai homenagear os estados brasileiros em três categorias: ‘Destaque Internacional’, ‘Destaque Crescimento’ e ‘Destaque Boas Práticas’.

Na categoria ‘Destaque Boas Práticas’, as iniciativas devem ser ancoradas nos dez indicadores que compõem o Ranking de Competividade, levantamento que analisa a capacidade competitiva dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal: potencial de mercado, infraestrutura, capital humano, educação, sustentabilidade social, segurança pública, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, inovação e sustentabilidade ambiental.

Os vencedores receberão, no evento de lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados, o troféu Destaque Boas Práticas, o reconhecimento nos canais oficiais do Prêmio via e-mail e site e terão descontos em cursos oferecidos pelo CLP para gestores públicos. Na edição de 2018, o prêmio contou com mais de 90 boas práticas inscritas de 14 estados.

“No Brasil, é imprescindível que os estados assumam um papel de protagonismo no processo de desenvolvimento local. O prêmio mostra que há profissionais públicos lutando contra todas as adversidades, estimulando suas equipes e desenvolvendo projetos inovadores e de relevância social”, explica Luana Tavares, diretora executiva do Centro de Liderança Pública.

Finalista da última edição, a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTET) do Pará desenvolveu um programa para aumentar os índices de educação técnica, por meio da oferta de cursos de qualificação profissional focados nas necessidades do mercado local. Já foram mais de 4.100 pessoas certificadas, em 47 municípios, por meio de 218 cursos. “O nosso desafio foi criar, de fato, uma política de estado para a educação profissional tecnológica, que é hoje o fundamento essencial de uma economia moderna e que pode colocar o Pará em condições de competitividade muito maior”, afirmou Alex Fiúza de Mello, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional.

Outro finalista, o OUV-DF, do Distrito Federal, criou uma plataforma interativa na qual o cidadão pode registrar e acompanhar a sua reclamação. Este foi o primeiro sistema público informatizado de ouvidoria do Brasil, que agiliza o contato entre o governo local e a população e utiliza os registros como subsídio para a criação de novas políticas públicas. “A adoção desse sistema trouxe economia na folha de pagamentos, pois o desenvolvimento do software equivale a 10% do valor estimado de contratação de uma empresa especializada. A nossa expectativa de futuro é unificar todos os serviços em um só lugar, onde o gestor pode com um único clique baixar todos os relatórios e resolver os problemas do cidadão”, avalia José dos Reis Oliveira, ouvidor-geral do DF.

Os estados interessados em participar do Prêmio “Destaque Boas Práticas’ podem fazer a inscrição no site do CLP até o próximo dia 19 de junho.

Sobre o CLP

O CLP – Liderança Pública é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que há dez anos trabalha para tornar o Brasil um país mais democrático e que ofereça uma vida digna aos seus cidadãos. Desenvolvemos pessoas para que se tornem líderes públicos e atuamos para mobilizar a sociedade e o poder público na defesa de causas que fortaleçam a democracia e melhorem o funcionamento do Estado brasileiro. Acreditamos que, somente assim, será possível termos um país que garanta a cada brasileira e brasileiro a oportunidade de uma vida mais digna.

GUILHERME FRANCO

ESPORTIVAS CHRISTI QUATRO BEM-ESTAR AJUDA hálitos
EXTRA SETOR FEIRINHA RENDA FÓRMULA fétidos
ACISA NBA SEMINÁRIO TRANSPORTE HÓSPEDES "Nueva