Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Eventos | Estratégia Ketchum | 21/05/2019 16:45:30 | 576 Acessos
Parque do Ibirapuera recebe caminhada de conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais
14ª Caminhada para o Crohn e Retocolite será em 26 de maio, a partir das 8h30

Como ocorre anualmente, a Associação Brasileira de Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), organiza no dia 26 de maio, a 14ª Caminhada para o Crohn e Colite, no Parque do Ibirapuera. A ação faz parte das iniciativas do Maio Roxo, mês dedicado à conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). A concentração acontece na Arena, em frente à ponte de Ferro. O evento é gratuito e os interessados podem comparecer no local a partir das 8h30.

Além de promover a caminhada em São Paulo, a associação também apoia iniciativas semelhantes realizadas por entidades parceiras de todo o Brasil, assim como a iluminação de monumentos e edifícios de cidades brasileiras com a cor roxa, como o Cristo Rei, em Balneário Camboriú (SC), e a sede da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista (SP).

Desde 1999, a ABCD é uma associação que visa reunir pacientes de DII e profissionais de saúde para gerar trocas de experiências e informações sobre as doenças. A finalidade ainda é melhorar a qualidade de vida destas pessoas e ampliar o acesso delas a um tratamento adequado.

Junto da organização da ABCD, a 14ª Caminhada para o Crohn e Colite conta com o apoio da Takeda, farmacêutica com mais de 237 anos de história e líder de mercado na área de gastroenterologia. “A Takeda se preocupa em contribuir com ações que dão voz aos pacientes, que estão no centro de todas as nossas decisões, e levem informações de qualidade. A caminhada é de suma importância para contribuir com a conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais, visando um diagnóstico mais precoce”, afirma Abner Lobão, diretor executivo de Medical Affairs da Takeda.

Sobre as DII:
Cerca de cinco milhões de pessoas no mundo são acometidas pelas DII. Entre as mais comuns estão a doença de Crohn e a Retocolite ulcerativa. Muito semelhantes, ambas são crônicas e autoimunes¹,2. A doença de Crohn se manifesta por meio de uma inflamação do trato gastrointestinal, que pode acometer desde a boca até o ânus². Já a retocolite ulcerativa pode acometer o cólon e o reto. Como sintomas, podem se destacar as diarreias, dores abdominais e o sangramento retal³. Não há cura para as doenças, mas há vários tratamentos com ótimas respostas terapêuticas.

Serviço:
ABCD – Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn
Ação: 14ª Caminhada para o Crohn e Colite
Quando: 26 de maio, das 8h30 às 11h.
Locais: Parque do Ibirapuera

Cerca de cinco milhões de pessoas no mundo sofrem com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)¹

• A Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, duas das DII mais comuns, causam impactos consideráveis no cotidiano dos pacientes - em um único dia, por exemplo, o indivíduo pode ter de ir ao banheiro mais de 10 vezes para evacuar².

• Se não tratadas, tais doenças podem trazer consequências graves³.

Maio é o mês de conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), que afetam mais de cinco milhões de pessoas ao redor do mundo. Conhecido como Maio Roxo, o período traz visibilidade para as DII com o objetivo de diminuir o estigma em torno das doenças e espalhar conhecimento, contribuindo para um diagnóstico mais precoce.

A Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa estão entre as DII mais comuns. A Doença de Crohn se manifesta por uma inflamação crônica do trato gastrointestinal, que pode afetar desde a boca até o ânus³. Já a Retocolite Ulcerativa se manifesta por meio da inflamação do reto e do cólon, podendo ocasionar úlceras4. “São doenças crônicas cujas causas ainda não puderam ser identificadas com precisão, mas fatores genéticos, ambientais, e imunológicos são considerados em diversos estudos”, explica o gastroenterologista Dr. Flavio Steinwurz.

Segundo o especialista, entre os sintomas mais comuns estão diarreias frequentes, urgência em evacuar, dores abdominais, perda de peso e sangramento nas fezes5, o que impacta consideravelmente a qualidade de vida do paciente, principalmente, em atividades consideradas comuns como, por exemplo, trabalhar ou viajar. Ambas são doenças crônicas e podem ser diagnosticadas a partir do histórico clínico compartilhado pelo paciente e exames complementares e de imagem, como a colonoscopia, quando solicitados pelo médico6.

Apesar de não terem cura, tratamentos medicamentosos aliviam os sintomas, fazendo com que o paciente entre em remissão – sem manifestação sintomática. De acordo com o estágio da doença e características do paciente, as terapias utilizadas são medicamentosas e em casos mais graves podem precisar de intervenções cirúrgicas6.

Conscientização
O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (World IBD Day, em inglês), acontece em 19 de maio. A data foi fixada em 2010, durante a Semana da Doença Digestiva, em San Diego, EUA. Após a escolha, maio ficou definido também como o mês para as ações de conscientização sobre as DII, assim como a fita na cor roxa. Atualmente, o Dia Mundial é coordenado pela Federação Europeia das Associações de Crohn e Retocolite Ulcerativa (EFCCA) e liderado por organizações de pacientes em 38 países espalhados em quatro continentes.

No Brasil, diversas associações se mobilizam durante o mês de maio para promover ações que buscam aumentar o conhecimento da população sobre as doenças. São caminhadas, panfletagens, iluminação de monumentos de diversas cidades ao redor do país, palestras e encontros entre pacientes, médicos e familiares.

Referências Bibliográficas
1. Burisch J, et al. The epidemiology of inflammatory bowel disease. Scand J Gastroenterol. 2015;50(8):942-51
2. Crohn’s & Colitis Foundation of America [Internet] The facts about Inflammatory Bowel Disease. [cited 2017 May 03]. Available from: http://www.crohnscolitisfoundation.org/assets/pdfs/updatedibdfactbook.pdf
3. Sands BE. From symptom to diagnosis: clinical distinctions among various forms of intestinal inflammation. Gastroenterology. 2004;126(6):1518-32.

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company Limited
A Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE:4502) (NYSE:TAK)? é uma empresa global baseada em valores e orientada por Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Líder? biofarmacêutica,? a empresa tem sede no Japão e seu compromisso é trazer uma Saúde Melhor e um Futuro Mais Brilhante para pacientes do mundo inteiro, traduzindo ciência em medicamentos altamente inovadores. A Takeda concentra seus esforços de P&D em quatro áreas terapêuticas: Oncologia, Gastroenterologia, Neurociências e Doenças Raras. Também fazemos investimentos de P&D específicos em Terapias Derivadas de Plasma e Vacinas. Nosso objetivo é desenvolver medicamentos altamente inovadores que fazem a diferença na vida das pessoas, avançando na fronteira de novas opções de tratamento: aproveitamos nosso sistema colaborativo de Pesquisa e Desenvolvimento para criar um pipeline robusto e diversificado para diferentes modalidades. Nossos funcionários também abraçam o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, trabalhando com nossos parceiros na área da saúde em aproximadamente 80 países e regiões. Para outras informações, visite https://www.takeda.com

Informações para a imprensa
Ketchum
Paloma Costoya: paloma.costoya@ketchum.com.br – (11) 5090-8924
Andressa Oliveira: andressa.oliveira@ketchum.com.br – (11) 5090-8900 R: 8897
Aline Veríssimo: aline.verissimo@ketchum.com.br – (11) 5090-8900 R: 8437

Paloma Costoya
Executiva de Conta - Account Executive
+55 11 5090 8924
Ketchum

Most-Awarded PR Firm at Cannes 2017 & 2018
The Holmes Report’s North American Creative Agency of the Year
Six-Time Winner PRWeek Campaign of the Year
A proud partner of Room to Read. World Change Starts with Educated Children®

Data 26/05/2019
Endereço Parque do Ibirapuera
Cidade SÃO PAULO Estado SÃO PAULO País BRASIL
Compartilhar
Sala de imprensa Estratégia Ketchum
Empresa ESTRATEGIA ASSESSORIA DE COM. LTDA
Contato Paloma Costoya
E-mail paloma.costoya@ketchum.com.br Fone (11) 50908924
Editoria (s) Saúde, Esportes
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
PROMOVE PRATICAM BRIAN RACE VICE-CAMPEÕES JOGOS
SPRINT MELO CUP HALLE EDUCAÇÃO AMÉRICA
INTERNOS CORRE GEOGRAFIA PARCERIA BRASILEIRA COPA
AULA ATP ÉA GLOBAL CAMPO WSL
FECHAM CAMPOS GÉRSON INTERNACIONAL SOLIDARIEDADE Kubot
ALUNOS HARLEY-DAVIDSON ETAPA MARISTAS MARCA Fowler
GOIÂNIA
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta