Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Máquina Cohn & Wolfe - São Paulo | 23/05/2019 09:14:06 | 229 Acessos
Automação Industrial e TI se unem para melhorar governança de dados no setor farmacêutico - Por Renato Gonçalves Coletes Filho *

A revisão da norma RDC17/2010 da ANVISA, que aborda boas práticas de fabricação dentro do setor farmacêutico, deve trazer à governança de dados um papel ainda mais importante nos próximos anos. A expectativa é a de que o novo regulamento aproxime as práticas brasileiras dos padrões internacionais, seguindo o exemplo da a CFR21 parte 11, norma federal norte-americana que visa garantir a integridade das informações de operação.

No Brasil, hoje, muitos registros das operações estão no papel e são salvos de maneira manual para serem conferidos em casos de auditoria. Apesar dessa metodologia ser permitida, ela possui vulnerabilidades e índices de falha superiores ao sistema de registros eletrônicos.

Com o avanço da tecnologia, é possível mudar esse cenário. A automação industrial é capaz de desempenhar um papel chave nesse tipo de tarefa, levando os dados do chão de fábrica para o nível gerencial com segurança e rapidez. Esse novo momento traz cada vez mais oportunidades, à medida em que as demandas dos usuários finais sobre coleta, disponibilidade e análise de dados aumentam constantemente.

Na prática, todos os registros e assinaturas eletrônicas ligados à operação passam a ser totalmente digitais, trazendo maior segurança e confiabilidade para a indústria. Isso não implica na substituição dos sistemas atuais, mas sim na necessidade de incorporar componentes aos processos atuais para que sejam capazes de atender à legislação. A maior parte das aplicações está relacionada aos registros de calibração de equipamento, de produção, parâmetros de processo, limpeza e manutenção.

Usar esses recursos de maneira eficaz para atingir objetivos consistentes demanda tempo e esforço. Em grandes companhias multinacionais, a trajetória rumo a esse fim já está consolidada; no entanto, empresas menores têm mais dificuldade ao adotar processos totalmente digitais.

Pensando nisso, a Mitsubishi Electric oferece uma solução composta por IHMs (Interfaces Homem-Máquina) e Software de Auditoria, capaz de facilitar a coleta de dados com segurança além de gerenciamento das operações, o que possibilita adequação às rígidas regras que envolvem a CFR 21 parte 11.

Essa solução traz funções como controle de acesso de usuários e aos projetos, recursos avançados de segurança, trilha de auditoria e assinaturas eletrônicas. Os dados primários são armazenados na IHM em formato binário, protegido contra alterações. Esses recursos visam aprimorar a rastreabilidade da produção, além da integridade de dados, incluindo os registros e comentários.

Cumprir todos os requisitos de normas internacionais exige um esforço conjunto de toda a indústria: aos fornecedores de produtos de automação cabe disseminar os recursos técnicos, além de capacitar os usuários; os integradores são responsáveis por construir todo o sistema para governança e integridade dos dados; e, por fim, os usuários finais necessitam implementar novos procedimentos administrativos e operacionais, sempre com o objetivo de garantir a saúde do consumidor, a qualidade do produto e o atendimento às regulamentações vigentes.

*Renato Gonçalves Coletes Filho é especialista de produto da Mitsubishi Electric

Sobre a Mitsubishi Electric Corporation
Com quase 100 anos de existência, a Mitsubishi Electric Corporation é reconhecida como líder mundial na fabricação, comercialização e vendas de equipamentos elétricos e eletrônicos utilizados em Sistemas elétricos e de energia, Automação industrial, Sistemas de informação e comunicação, Dispositivos eletrônicos, Sistemas de transporte e Aparelhos domésticos. Com o princípio corporativo de contribuir com a criação de uma sociedade próspera, a companhia está presente em mais de 40 países ao redor do mundo, totalizando mais de 140 mil colaboradores. A empresa registrou receita de 4.519,9 bilhões de ienes (US$ 41,4 bilhões *) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2019. Para obter mais informações, visite: www.MitsubishiElectric.com
* Com uma taxa de câmbio de 109 ienes para o dólar americano, a taxa dada pelo Mercado de Câmbio de Tóquio em 15 de maio de 2019
Sobre a Mitsubishi Electric do Brasil
No país desde 1975, a Mitsubishi Electric do Brasil reflete os valores globais da companhia, atuando nas áreas de: Automação Industrial e CNC, Sistemas de Ar Condicionado, Automação de Processos, Equipamentos Automotivos, Sistemas de Visualização e Sistemas de Transporte.
Informações à imprensa
Mitsubishi Electric - Máquina Cohn&Wolfe
Karina Souza | karina.souza@maquinacohnwolfe.com | 3147-7310
Vilma Balint | vilma.balint@maquinacohnwolfe.com | 3147-7460

 

karina souza | public relations
máquinacohn&wolfe | dig deeper. imagine more.
+55 11 3147 7310 | c: +55 11 97440 2026 | website

 

Compartilhar
Sala de imprensa Máquina Cohn & Wolfe - São Paulo
Empresa MÁQUINA DA NOTÍCIA COMUNICAÇÃO LTDA
Contato karina souza
E-mail karina.souza@maquina.inf.br Fone (11) 31477310
Editoria (s) Ciência/Tecnologia, Indústria, Saúde
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
modelo FRANCHISING ALOE FAST DAILUS antiatrito
atenção CHAMA MÃOS MUNDIAL ATRAÇÃO anticalo
PREVENÇÃO VERA SABOR MAÇÃ DENTAL CREME
APRESENTADO AÇAÍ HARMONIZAR BRASILEIRA NEGÓCIO IBCC
ACADEMIA TÍPICAS CONHEÇA VERDE INTERNACIONAL
SOCIEDADE ABF NATURAL ALTERNATIVAS CERVEJEIRO FESTA
IDOSOS VIRTUAL SAUDÁVEIS LINHA Alteradas CONGRESSO
CERVEJA DESCUBRA EXPO FEIRA Curaprox APRESENTA
ENVELHECIMENTO FORMULAÇÃO DESTAQUE ARRAIÁ Vegano MARCA
PROCESSO PRATOS REALIDADE MEIO drone JUNINA
EFEITOS QUEDAS PRESENTE GERIATRIA Improta IDENTIDADE
ESTRUTURAS TÍPICOS COMIDAS GERONTOLOGIA Lore BELEZA
COSMÉTICO FACE DIA TENDÊNCIAS
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta