Pautas | All Press Comunicação Estratégica | 23/05/2019 16:16:45 | 145 Acessos
Teatro Móvel quer inspirar crianças a trabalhar com tecnologia
Projeto chega a Natal no próximo dia 27. Serão oferecidas apresentações teatrais, todas gratuitas, realizadas pela companhia Realejo

De Salvador (BA) a Cuiabá (MT): serão mais de 8,6 mil quilômetros rodados levando apresentações teatrais de forma gratuita para 10 cidades, em 10 estados brasileiros. O Teatro Móvel permanece em Natal, entre segunda-feira (27) e sexta-feira (31), e depois segue para outras seis cidades até agosto. Nas últimas semanas a iniciativa passou por Salvador, Recife e João Pessoa. No período, vai promover 160 apresentações, todas realizadas pela Companhia Realejo. O projeto conta com patrocínio da Uber e tem o objetivo de inspirar meninos e meninas a se interessarem pelo fascinante mundo das ciências e tecnologia. O grupo de teatro, que trabalha com criação de histórias autorais ou com contação de obras importantes da literatura brasileira, foca em narrativas protagonizadas ou escritas por mulheres e busca, de forma lúdica, levar para o universo infantil temas contemporâneos, como igualdade de gênero, tecnologia e empoderamento.

A peça conta a história de Luna e Lara, meninas imaginativas e inventivas. Num domingo, enquanto caminham rumo ao QG onde costumam se reunir para ter ideias, elas encontram um garoto, que sempre as desafia e questiona e faz mais uma provocação. Depois, já no QG, Luna bate a cabeça e vai parar num outro tempo-espaço. Ela acorda em um laboratório onde duas cientistas malucas e seu robô estão trabalhando. Ali, a garota conhece um mundo novo e descobre uma rede de mulheres inventoras que apresentam a ela um mundo de tecnologia e ciências.

Em dois anos, o Teatro Móvel já levou cultura, arte e diversão para mais de 11 mil participantes de 15 cidades de 4 estados. Foram mais de 230 apresentações artísticas. O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, é realizado pelo Ministério da Cidadania e pela Magma Cultura. Com patrocínio da Uber, a iniciativa integra a campanha Eu Consigo, projeto que busca inspirar as crianças a acreditarem no próprio potencial e se interessarem por tecnologia e ciência. A iniciativa conta também com a parceria da Força Meninas e da Code.org, além das prefeituras municipais de cada cidade visitada.

Roteiro
Natal/RN: 27 a 31 de maio - Largo Dom Bosco / Praça Augusto Severo - Ribeira
Fortaleza/CE: 03 a 07 de junho
Teresina/PI: 10 a 14 de junho
São Luís/MA: 17 a 21 de junho
Belém/PA: 24 a 28 de junho
Manaus/AM: 05 a 09 de agosto
Cuiabá/MT: 19 a 23 de agosto

Segunda: 14h/15h30 (apresentações teatrais)
Terça: 8h30/10h/14h/15h30 (apresentações teatrais)
Quarta: 8h30/10h/14h/15h30 (apresentações teatrais)
Quinta: 8h30/10h/14h/15h30 (apresentações teatrais)
Sexta: 8h30/10h (apresentações teatrais)

Apresentações
Cia Realejo
A Cia. Realejo trabalha com criação de histórias autorais e com contação de obras importantes da literatura brasileira. O foco são narrativas protagonizadas ou escritas por mulheres, mas o grupo também transita por outros lugares. De forma lúdica, o grupo busca levar para o universo infantil temas contemporâneos, como igualdade de gênero, tecnologia, cidades, descobertas do universo infantil, etc. As artistas trabalham com texto, música e objetos cotidianos ressignificados, buscando a simplicidade estética no contar e apostando na potência do encontro entre elas e a plateia.
Espetáculo: Uma janela para o mundo
Luna e Lara são meninas imaginativas e inventivas. Num domingo, enquanto caminham rumo ao QG onde costumam ir para ter ideias, elas encontram um garoto, que sempre as desafia e questiona e faz mais uma provocação. Elas, então, chegam exaustas e enfurecidas no QG onde se encontram para ter ideias mirabolantes. No meio da euforia, Luna bate a cabeça e vai parar num outro tempo-espaço. Ela acorda num laboratório tecnológico onde duas cientistas malucas e seu robô estão trabalhando. Ali, a garota conhece um mundo novo e descobre uma rede de mulheres inventoras que apresentam um mundo de tecnologia e ciências.

Sobre a Magma
A Magma Cultura atua desde 2008 com projetos que disseminam cultura, educação, entretenimento e cidadania por cidades de todos os estados das 5 regiões do Brasil, apresentando peças teatrais e exibindo conteúdos audiovisuais em unidades móveis, produzidas para funcionar como teatro e cinema sobre rodas. Os projetos realizados pela Magma Cultura estão em consonância com 9 dos 17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, iniciativa que visa mobilizar os países e a população geral em busca de novos caminhos para melhorar a vida das pessoas em todo planeta. Em 11 anos de estrada, mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas pelas atividades promovidas pela Magma e seus patrocinadores.

Sobre a Uber
A Uber está transformando a forma como as pessoas pensam e experimentam a mobilidade urbana. Há pouco tempo, a empresa era apenas um aplicativo para pedir carros de luxo em algumas cidades. Hoje, ela é parte da vida de mais de 600 cidades ao redor do mundo. Para quem dirige utilizando a plataforma, a Uber representa uma forma nova e flexível de gerar renda. A empresa ajuda a fortalecer a economia local e a aprimorar a mobilidade urbana. E isso é só o começo. A Uber está repensando a forma como as pessoas e coisas vão se mover de um lugar para o outro, com projetos de caminhões e carros autônomos.

Angelo Mendes | Atendimento
(48) 99171-1610 | (48) 3223-3078