Pautas | Analítica Comunicação | 23/05/2019 16:23:05 | 164 Acessos
Instituto Unibanco e Secretaria Estadual de Educação anunciam metas de aprendizagem para o Ensino Médio do Estado

O Instituto Unibanco e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO) fizeram o lançamento das metas de aprendizagem do Ensino Médio do estado (dia 21/05), na abertura do curso de formação dos gestores educacionais da rede pública. O estado pretende alcançar 4,4 no IdeGo 2019, três pontos a mais do atingido no índice em 2017. A cerimônia foi marcada pela entrega das metas pelo Governador Ronaldo Caiado para a Secretária de Educação Fátima Gavioli. As metas foram pactuadas considerando diversos índices importantes, como tamanho de cada regional, número de matrículas e tamanho de cada escola. Assim, são desenhadas de acordo com a realidade de cada regional e cada escola.

“Esta é uma importante cerimônia que representa a corresponsabilização que o programa Jovem de Futuro cria entre as instâncias da secretaria de educação. Apontando um norte, para que todos caminhem com foco na aprendizagem dos estudantes”, comenta Maria Júlia Azevedo, Gerente de Implementação do Instituto Unibanco.

O programa Jovem de Futuro é um método de gestão da educação implementado pela Seduc em parceria com o Instituto Unibanco nas escolas de ensino médio do estado. O método é inspirado na prática do PDCA (Plan, Do, Check, Act), que é chamado de Circuito de Gestão. Seu objetivo é melhorar a aprendizagem dos estudantes e reduzir as desigualdades educacionais nas escolas públicas, por meio do aprimoramento da gestão da educação.

A parceria não envolve repasses financeiros.

O Instituto oferece às secretarias de educação parceiras:
• Formação: Presencial e EAD sobre desafios práticos de gestão e o método de gestão. Direcionado a gestores escolares, das regionais e secretarias.
• Protocolos: Documentos passo a passo que orientam sobre as etapas do circuito de gestão em todas as instâncias.
• Sistema de dados: Sistema de informações para lançamento de informações sobre o plano de melhoria e resultados parciais de todas as instâncias, agilizando o monitoramento.
• Assessoria Técnica: Apoio com gestores locais para as secretarias de educação apoiando a implementação do circuito de gestão.
• Governança: Reuniões com o secretário e sua equipe para discussão e tomada de decisão para viabilizar a implementação do Circuito de Gestão, promovendo ação integrada de toda a secretaria.
• Comunicação: Eventos, materiais e outras ações de comunicação voltadas para a mobilização e engajamento de todos os profissionais e estudantes.
• Avaliação: Avaliação de impacto, permitindo maior transparência. E também avaliações de implementação que permitem aprimorar o programa para que tenha ainda mais impacto.

A Secretaria de Educação seleciona pessoas da sua equipe para atuarem na implementação do programa Jovem de Futuro, o qual passa a ser parte dos processos e cotidiano da própria secretaria. O programa ocorre nas três instâncias (secretaria, regional e escolas) e as regionais também selecionam equipes que incorporam o Circuito de Gestão no dia-a-dia.
Nas escolas, a dupla gestora (diretores e coordenadores pedagógicos) passam a utilizar o Circuito de Gestão como ferramenta principal na gestão.
Todas as instâncias planejam, executam, monitoram e avaliam os planos e, quando necessário, “corrigem a rota”.

SOBRE O INSTITUTO UNIBANCO
O Instituto Unibanco, fundado em 1982, é umas das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú-Unibanco. É uma organização sem fins lucrativos que atua para a melhoria da qualidade da educação pública no ensino médio, por meio da gestão da educação – valoriza a diversidade, conecta ideias e acelera as transformações – sempre fundamentando sua atuação em evidências e com o foco em garantir o direito à aprendizagem de todas e todos os estudantes.

SOBRE O JOVEM DE FUTURO
O Jovem de Futuro é o principal programa do Instituto Unibanco. Tem como foco a melhoria da aprendizagem dos estudantes e redução das desigualdades educacionais nas escolas públicas de Ensino Médio do país por meio do aprimoramento contínuo da gestão. A metodologia envolve assessoria técnica, formações, análises de dados e o apoio de sistemas tecnológicos. Atualmente, o programa é implementado em parceria com as Secretarias de Educação de 6 estados: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Piauí e Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

MAIS INFORMAÇÕES:

ESPORTIVAS CHRISTI QUATRO BEM-ESTAR AJUDA hálitos
EXTRA SETOR FEIRINHA RENDA FÓRMULA fétidos
ACISA NBA SEMINÁRIO TRANSPORTE HÓSPEDES "Nueva
GASTRONOMIA CONVOCAM JOVENS INVERNO CONVIDA Mirada"
CADA CANDIDATO EMPREGO ALÉM FRANÇA INTERNACIONAL
GERALDO JOGA CHEGA PAULO FIA SEMANA