Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Atelier de Imagem e Comunicação | 24/05/2019 11:15:06 | 101 Acessos
Unidade EMBRAPII cria tecnologia capaz de detectar doenças e pragas na lavoura
Software inteligente para drone poderá monitorar plantações de soja para ação rápida dos produtores

Utilizar o drone como ferramenta agrícola já é uma realidade que melhora a produtividade no campo. Mas agora, a empresa Horus Aeronaves e Basf, em parceria com a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e o Sebrae avança e cria uma tecnologia que amplia e melhora seu desempenho. Trata-se de um software para drone de monitoramento agrícola que detecta os locais de maior infestação de pragas e vegetação doente no cultivo de soja.

O projeto foi desenvolvido pela Fundação CERTI, unidade credenciada EMBRAPII, e já está em fase de testes. O equipamento reúne os dados captados por câmeras especiais instaladas no drone. Com as informações e imagens obtidas, é possível identificar com exatidão os locais infestados por pragas, plantas invasoras, doenças ou deficiência nutricional.

Em geral, o processo convencional no combate a ervas daninhas na cultura de soja é baseado na verificação periódica do plantio e algumas medidas acabam sendo adotadas tardiamente. O software agilizará este processo permitindo um monitoramento preventivo e de maior abrangência através das análises de campo. Além disso, identificado o problema na lavoura, não mais será necessária a utilização de herbicidas nas áreas saudáveis.

“A tecnologia possibilitará estimar linhas e falhas de plantio e identificar ervas daninhas, aumentando em até 20% a produtividade. Será possível também integrar os dados obtidos com os drones aos maquinários agrícolas para aplicação de insumos, gerando uma economia de até 50%”, diz o CEO da Hórus, Fabrício Hertz. De acordo com Laercio Aniceto Silva, superintendente de Negócios da CERTI, o modelo EMBRAPII traz um importante ganho no desenvolvimento da indústria. “O financiamento não reembolsável viabiliza que uma empresa de pequeno porte como a Horus possa contratar projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) com a CERTI e ainda envolver a BASF, interessada nos impactos que esta solução trará para os produtores em campo”, diz.

Este e outros projetos serão apresentados no 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em 10 e 11 de junho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, zona Sul da capital paulista (http://www.congressodeinovacao.com.br/).

Entenda o modelo EMBRAPII

No modelo EMBRAPII, as empresas que buscam desenvolver um projeto de inovação devem se associar a um dos 42 centros de pesquisa credenciados pela organização. Esses centros analisam questões como viabilidade técnica e interesse do mercado. Caso aprovados, os gastos para seu desenvolvimento são divididos em três partes. A EMBRAPII fica responsável por um terço dos investimentos, o centro de pesquisa entra com infraestrutura e mão de obra e a empresa financia o restante.

“Além de trazer benefícios para o desenvolvimento da indústria, o modelo contribui para manter pesquisadores e doutores brasileiros que precisariam deixar o país por conta da falta de campo de atuação. Nossos centros de pesquisa conseguiram absorver esses profissionais, que contribuíram com projetos de extrema importância”, conclui Jorge Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII.

Compartilhar
Sala de imprensa Atelier de Imagem e Comunicação
Empresa ATELIER DE IMAGEM E COMUNICAÇÃO LTDA
Contato Imprensa
E-mail imprensa@ateliercom.com.br Fone (11) 38076146
Editoria (s) Agropecuária
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
TECNOLOGIAS GRANDES ESPERA disruptivas SOLICITAR MOSTRA
PAYMENT FUTURECOM DEBATE AMPLIADO LIMITE BRASIL
FINANCEIRO RESULTADOS ALTA USUÁRIOS TIVERAM CRÉDITO
SETOR FUTURE Megaleite PESQUISA CARTÃO CNDLSPC
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta