Pautas | Verbo Nostro Comunicação Planejada | 24/05/2019 16:36:41 | 379 Acessos
Inclusão será uma das causas da 19ª Feira Nacional do Livro
Ñesta edição, em parceria com instituições voltadas à inclusão, saúde e bem-estar de pessoas om deficiência,

Ribeirão Preto (SP), 24 de maio de 2018 – A 19ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que neste ano acontece entre os dias 9 a 16 de junho, apresenta nesta edição uma novidade: o Estande Diversidade que será montado na Praça XV de Novembro. O espaço, organizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – realizadora da Feira, em parceria com instituições voltadas à inclusão, saúde e bem-estar de pessoas com deficiência, oferecerá uma série de atividades como oficinas, exposições, bazar, ente outras.

O Estande Diversidade contará com a participação de ONGs e instituições inclusivas da cidade e região. Através de uma ocupação colaborativa, as instituições Centro Ann Sullivan Brasil Ribeirão Preto, SOMAR (Socialização, Orientação e Mediação da Autonomia em Ribeirão Preto), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de RP), Adervirp (Associação dos Deficientes Visuais de RP e região), Instituto ABAcare, Ribdown (Associação Síndrome de Down de RP) e Fada (Família Down e Amigo) estarão presentes todos os dias da Feira promovendo diversas atividades em dois horários: das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30. “O estande ficará aberto até às 20 horas. A cada dia, uma ou mais instituições parceiras estarão no local promovendo diversas atividades culturais e todas abertas e gratuitas”, anuncia a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves.

“Vamos discutir neste ano os temas dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) atrelados ao nosso tema principal. E é nosso dever divulgar e incentivar cada vez mais o tema da inclusão entre a sociedade brasileira, que também está no cerne dos objetivos, como o de número 10, que visa a redução das desigualdades”, destaca a curadora da Feira, Adriana Silva e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Segundo ela, o estande foi criado através da ocupação colaborativa com instituições da cidade que cuidam de pessoas com deficiência. “Queremos trazer para a Feira várias instituições dar espaço e voz a elas para que possam apresentar suas atividades e interagir com os visitantes da Feira”, completa.

Seguindo a linha inclusiva, outro destaque neste ano será a Brinquedoteca Inclusiva, organizada pela Instituição Moura Lacerda. O espaço oferece atividades voltadas às brincadeiras infantis, como forma de aprendizagem efetiva e vivência lúdica com o meio. A instalação conta ainda com jogos e brinquedos adaptados para crianças com deficiência ou necessidades específicas. A Brinquedoteca será instalada na Praça XV de Novembro (Praça do Monumento) e funcionará também das 9h às 20 horas, em todos os dias do evento.

Todas as atividades da Feira do Livro são gratuitas e os espaços possuem estrutura para portadores de necessidades especiais e oferecem ambientes para todo perfil de público e faixas etárias. “Também tivemos o cuidado de proporcionar um tratamento inclusivo a pessoas com deficiências físicas. A ideia é ter uma estrutura completa para recepcionar os visitantes, transformando todo espaço da feira num ambiente coletivo de reflexão, cultura e entretenimento de qualidade”, destaca a superintendente da Feira do Livro, Viviane Mendonça.

19ª Feira Nacional do Livro

A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019 em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de um dos maiores eventos culturais do país e neste ano traz o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação:

Homenageados - Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Realização - O Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; Gás Brasiliano e Tanger. Patrocínio Prata: Ambient, Estácio, Passalacqua, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze: Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Ribeirão Shopping e Riberdoces. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto e Grupo Via Brasil. Instituição Cultural Parceira: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceria Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Colorado, Imma, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Sesi – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação. Apoio Cultural: Consulado Geral da Suécia, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Ecofalante, Superintendência de Gestão Ambiental, Heurys Tecnologia, IEA – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Shopping Iguatemi – Ribeirão Preto, Monreale Hotel Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Protécnica – Proteção Individual Técnica, Rodonaves, Usina São Martinho, Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Sistema Clube de Comunicação, EPTV, Rádio CBN, Record TV e SBT. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto - Convention & Visitors Bureau, Brasil Convention & Visitors Bureau, Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Grupo Utam, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Instituto Ribeirão 2030, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação - A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior Feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividades permanente durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: