Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Jornal da USP | 24/05/2019 17:12:12 | 366 Acessos
Chocolate incorpora fruto usado popularmente para amenizar TPM
Tecnologia de microencapsulação permitiu a incorporação do fruto vitex ao chocolate, gerando patente

 O uso de técnicas de microencapsulação permitiu o desenvolvimento de um chocolate funcional com substâncias bioativas do Vitex – fruto originário do mediterrâneo – conhecido por combater sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). A formulação do novo chocolate meio amargo, já com patente requerida, teve origem em pesquisas realizadas na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga. A tecnologia de microencapsulação (spray drying/spray chilling) neutralizou o amargor e o aspecto picante do fruto, que no chocolate poderia desagradar o paladar dos consumidores. Embora ainda não tenham sido feitos estudos clínicos para comprovar os efeitos fitoterápicos, como produto alimentício o novo chocolate já passou pelo crivo de 120 mulheres que avaliaram aspectos como sabor, aparência, textura e aroma.

Segundo os pesquisadores, o uso popular do Vitex remonta há 2.000 anos, porém existem trabalhos científicos atuais que sugerem a eficácia do fruto maduro e seco no tratamento dos sintomas da TPM, síndrome que acomete 80% das mulheres em idade reprodutiva. Atualmente, nos Estados Unidos e em países da Europa, o extrato vem sendo comercializado em forma de tintura ou cápsulas, mas o fruto também tem boa inserção na área gastronômica por apresentar aroma e sabor parecido ao da pimenta-do-reino.

A pesquisa apresenta dados de que as mulheres preferem recorrer a suplementos para lidar com a TPM, ocasião em que muitas delas sofrem de alterações hormonais durante o ciclo menstrual que causam irritabilidade, ansiedade, depressão, confusão, mastalgia (dor nos seios), fadiga, retenção de líquidos e dor de cabeça. Um estudo realizado nos Estados Unidos comprova essa tese: 80% das mulheres preferem intervenção não farmacêutica e usam vitaminas, suplementos e alimentos funcionais.

O desafio dos pesquisadores foi conseguir atenuar o aspecto amargo e picante do fruto que, no chocolate, alteraria seu sabor. Também era preciso proteger os compostos fenólicos da oxidação que, em contato com a luz e o oxigênio, poderiam se degradar, explica a professora Carmen Sílvia Fávaro Trindade, que orientou a pesquisadora Mariana Alejandra Echalar Barrientos em sua dissertação de mestrado Obtenção, caracterização, encapsulação e aplicação do extrato de Vitex.

No trabalho de Mariana, o extrato foi obtido por maceração seguida de encapsulação pela técnica de spray drying com goma arábica. A spray drying é a mesma técnica utilizada para secagem de leite e de sucos, explica a pesquisadora. Depois, os pós foram caracterizados em relação ao teor dos compostos bioativos. Foram confirmadas as presenças de casticina, ácido protocatecuido, ácido p-hidroxibenzoico e agnusideo, que apresentam características antioxidante, antimicrobiana e citotóxica. A casticina e agnusideo são responsáveis pela regulação dos sintomas da TPM.

A professora Carmen explica que a microencapsulação consiste na cobertura (similar a uma embalagem) de substâncias bioativas por uma fina camada produzida com materiais naturais como polissacarídeos, proteínas e gorduras, mas que não pode ser vista a olho nu, pois é microscópica. Durante esse processo, o extrato em forma de pó foi obtido e os bioativos estavam protegidos, porém, as características sensoriais marcantes do fruto ainda persistiam.

O passo seguinte foi dado por Juliana Peralta, no trabalho de iniciação científica do curso de Engenharia de Alimentos da FZEA. Neste trabalho, foram associadas duas técnicas de encapsulação, a de spray drying e a de spray chilling, utilizando desta vez gordura como material de recobrimento. Os resultados foram promissores: os compostos bioativos ficaram protegidos e as características sensoriais indesejáveis foram mascaradas.

Após esta etapa, o grupo de pesquisa estabeleceu parceria com a Cereal Chocotec, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, para produção de chocolate meio amargo com extrato de Vitex. Depois de pronto, o chocolate foi oferecido em testes a 120 mulheres em período reprodutivo para avaliação sensorial, e o produto teve boa aceitação.

Sobre os próximos passos do projeto, Carmen pretende buscar parcerias com grupos de pesquisa na área da saúde para comprovar os efeitos terapêuticos do chocolate à base de Vitex em mulheres que sofrem com os sintomas da TPM. O grupo também busca empresas que tenham interesse em produzir o chocolate.

Devido ao caráter inovador do produto, o grupo depositou patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, sob o número BR 1020186974.

Reportagem e texto: Ivanir Ferreira

Compartilhar
Sala de imprensa Jornal da USP
Empresa Jornal da USP
Contato Marcia Blasques
E-mail mblasques@usp.br Fone (11) 30913080
Editoria (s) Ciência/Tecnologia, Alimentação, Saúde
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
segue REAIS PROCEDIMENTO INTERNACIONAL GOOSE prevalência
crianças ÉPOCA PACIENTE EXPERIÊNCIA BELEZA HAMBURGUERIAS
região VARIEDADES ANA ENERGIA GORDURA HOlhos
GARANTIR COMBATER ALCOOL UNIDADE CELULAR Cabrales
COMEMORA VENDER FOOD PERFEITO ALTA Kahuna
PROCESSOS SAIBA SANTO CABEÇA CRESCIMENTO Tradi
TRATAMENTO CHOPES TEMPO FRIO INVERNO TECNOLOGIAS
PÉS ESTÉTICO ISLAND SECO EROSÃO SOCESP
REDUZ KING DENTÁRIA HIDRATAR ALÉM ESTARÃO
AUMENTA CULTURAL VASINHOS ATENDIMENTO ressecamento DISPONÍVEIS
AMPLIA DESAFIOS CABELO LUZ revela VISITANTES
HIDRATANTE ESPECIALMENTE PRODUTO VARIZES musculatura MÉDICAS
POLUIÇÃO PESQUISA BIG DOGMA focados SETOR
CAPACIDADE HARMONIZAÇÃO VERMELHA CORPO cintura SAMSUNG
REALIZAR HEINZ GRUPO BRASIL Burguer SAÚDE
SANDUÍCHES CAPACETE MARIA EVENTO emissores anos
TOTAL MALEFÍCIOS QUATRO DEFINE Sculptor PELE
CADA AMARO UNIBES TRUCKS Consulfarma CONGRESSO
OFERECEM CRESCER EFEITO
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta