Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Ex-Libris Comunicação Integrada | 11/06/2019 14:09:03 | 154 Acessos
Cooperativas de SP efetivam maioria dos participantes do programa Jovem Aprendiz

  Em uma das últimas turmas do programa Jovem Aprendiz realizado pelas cooperativas na cidade de São Paulo, mais de 90% dos participantes foram efetivados após o fim do período de capacitação. O número elevado de jovens que acabam conseguindo uma oportunidade de trabalho nas cooperativas, com alguns até seguindo carreira dentro do sistema, não é raro. “Já capacitamos mais de 10 mil jovens, com atuação em mais de 100 municípios paulistas, e mais de 60% acabam conquistando a efetivação na própria cooperativa”, conta Luciana Torres Casarini, coordenadora de formação profissional e projetos sociais do Sescoop/SP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo. “Importante que mesmo aqueles que não ficam na cooperativa adquirem uma bagagem diferenciada para a carreira”, complementa a coordenadora.

Hoje, quase 1.400 jovens estão passando por esse período de capacitação, distribuídos por 102 cooperativas. A grade curricular desenvolvida para o programa, com 500 horas de atividades teóricas e 1.166 horas de atividades práticas, aborda questões relacionadas à cidadania e ao trabalho, cooperativismo, linguagem e comunicação, matemática comercial e financeira, empreendedorismo, entre outras. “Além dos valores cooperativistas, trabalhamos também as competências necessárias para o desempenho das atividades profissionais, tornando mais promissor o futuro dessa nova geração”, diz Luciana.

No entanto, essa preocupação ainda não se faz presente em muitas organizações pelo país. Regulamentada por decreto em 2005, a Lei do Aprendiz (10.097/2000) estabelece que as empresas de médio e grande porte contratem aprendizes em uma cota que pode variar de 5% a 15% do quadro de trabalhadores, por um período de até dois anos. Porém, no ano passado, o Ministério do Trabalho autuou mais de 16 mil empresas por descumprirem a Lei, entre janeiro de 2017 e junho de 2018. “Infelizmente, muitas organizações enxergam isso como despesa e não como um investimento”, reflete a coordenadora do Sescoop/SP.

Pelas oportunidades que o Jovem Aprendiz oferece e pela capacidade de efetivação, ela acredita que o programa é um eficiente caminho para reduzir a taxa de desemprego entre os jovens. Dados recentes da Fundação Seade indicam que dos 1,7 milhão de desempregados no estado de São Paulo, 40% são jovens entre 16 e 24 anos. E no Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada pelo IBGE, a taxa de desemprego nessa mesma faixa etária ficou em 27,3% no primeiro trimestre, acima do dobro da taxa média nacional, de 12,7%.

“A participação de jovens em um programa de aprendizagem contribui, sem dúvida, para dar um novo sentido às suas vidas. É possível transformar a realidade de muitos jovens, gerando benefícios para toda a sociedade. O futuro pode ser mais cooperativo”, conclui Luciana.

Mais informações:
Ex-Libris Comunicação Integrada
(11) 3266-6088 ramal 223 / 97682-4686
Jornalistas: Marco Berringer, Edmir Nogueira e Edgard Léda

Compartilhar
Sala de imprensa Ex-Libris Comunicação Integrada
Empresa EX-LIBRIS LTDA
Contato Marco Berringer
E-mail marcopaulo@libris.com.br Fone (11) 32666609
Editoria (s) Economia, Empresas, Recursos Humanos
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta