Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Verbo Nostro Comunicação Planejada | 12/06/2019 16:15:10 | 176 Acessos
Recortando Palavras leva mais de mil alunos de 23 escolas para o encontro com Loyola Brandão
Visualizar imagem
Projeto chega para ser mais um espaço de estímulo ao fazer criativo dos alunos do 9º ano da rede estadual de ensino. Apr

 Ribeirão Preto (SP), 12 de junho de 2019 – A criatividade rolou solta na tarde desta terça-feira (11) durante as apresentações dos alunos que participaram do projeto Recortando Palavras, que faz parte das atividades da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Durante uma tarde com muitas histórias, música e emoção, o escritor Ignácio de Loyola Brandão conheceu os fanzines produzidos pelos alunos participantes do projeto (todos do 9º ano da rede estadual de ensino). O trabalho foi feito durante o primeiro semestre deste ano. Mais de mil alunos de 23 escolas da região estavam presentes.

Gustavo Rafael Braga foi um dos professores que atuou no projeto diretamente com os alunos. “O Recortando Palavras é original e fala muito a língua dos jovens com os HQ, fanzines”, comenta. Para o professor da Escola Vicente Teodoro, o projeto fez com que os alunos ganhassem mais familiaridade com a língua materna. “O fato deles recortarem as palavras já tem essa função de criar uma intimidade com a ortografia, com a regência, além trabalho da sintaxe e semântica. Essa expressão de forma livre, sem censura, fez com que eles se sentissem mais à vontade para mostrar suas ideias”.

Foi o que aconteceu com a aluna da E.E. Prof. Alcides Corrêa, Arlinda Giovanna, de 14 anos: "foi muito interessante, porque nesta aula, expressamos nossas ideias. Aprendi que, com um único texto, podemos transformá-lo em desenhos e imagens através de nossa criatividade”. A colega de classe dela, Gabriele Guimarães Silva, de 14 anos, tem a mesma opinião. As duas trabalharam o texto sobre a tragédia de Brumadinho e passaram a conhecer a linguagem de Loyola Brandão. "Tivemos uma experiência diferente. Nunca tinha aprendido essa técnica e isso ajudou muito em novos conhecimentos”.

Durante o encontro, alunos e professores levaram para o Theatro Pedro II todo o resultado deste trabalho e demonstraram muito carinho pelo escritor. Segundo ele, é este tipo de contato com o leitor que o revigora e o motiva a continuar produzindo. “Já escrevi romances, ficção, jornalismo, crônicas e encontrei, agora aos 82 anos, um novo desafio para a minha escrita que é a produção de fanzines”, expressa.

O projeto 

Ao longo de três meses, os profissionais envolvidos no projeto: os historiadores Arnaldo Martinez de Bacco Junior e Arnaldo Martinez de Bacco Neto, o jornalista Angelo Davanço e o professor João Francisco de Aguiar, trabalharam com professores das mais variadas disciplinas um conjunto de textos inéditos de Ignácio de Loyola Brandão, sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Os professores, por sua vez, desenvolveram trabalhos sobre o tema com seus alunos, que colocaram a mão na massa, ou melhor, pegaram papel, tesoura, cola, lápis e caneta, e adaptaram o que aprenderam para linguagens como histórias em quadrinhos, colagens e literatura.

19ª Feira Nacional do Livro

A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019, em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de uma das maiores programações culturais do país e neste ano traz o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação:
https://fundacaodolivroeleiturarp.files.wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf

Homenageados
Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Realização

O Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Tanger. Patrocínio Prata: Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Passalacqua, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze: Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, RibeirãoShopping e Riberdoces. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit e Grupo Via Brasil. Instituição Cultural Parceira: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceria Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Colorado John Deere, Imma Escola de Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Sesi – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação. Apoio Cultural: Consulado Geral da Suécia em São Paulo, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Ecofalante, Superintendência de Gestão Ambiental, Heurys Tecnologia, IEA – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Shopping Iguatemi – Ribeirão Preto, Monreale Hotel Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Protécnica – Proteção Individual Técnica, Rodonaves, Usina São Martinho, Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Sistema Clube de Comunicação, EPTV, Rádio CBN, Record TV e SBT. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto - Convention & Visitors Bureau, Brasil Convention & Visitors Bureau, Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Grupo Utam, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Instituto Ribeirão 2030, Recicla Bytes, Tonin Superatacado, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Atendimento à Imprensa

Contato – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 - luciana@verbo.jor.br
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 - andrea@verbo.jor.br
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 - valter@verbo.jor.br
Colaboração:
Juliana Castro - pauta@verbo.jor.br
Angelo Davanço e Gabriel Todaro - redação@verbo.jor.br

Compartilhar
Sala de imprensa Verbo Nostro Comunicação Planejada
Empresa Verbo Nostro Comunicação Planejada
Contato Valter Jossi Wagner
E-mail valter@verbo.jor.br Fone (16) 36326202
Editoria (s) Cultura, Educação
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta